Mentor de Ferramentas: Estruturando o Modelo de Caso de Uso Utilizando o Rational Rose
Este mentor de ferramentas descreve como utilizar o Rational Rose para documentar relacionamentos entre agentes e entre casos de uso.
Ferramenta: Rational Rose
Relacionamentos
Elementos Relacionados
Descrição Principal

Visão Geral

A seguir, há um resumo das etapas executadas para documentar relacionamentos entre agentes e entre casos de uso:

  1. Documentar generalizações de agente
  2. Documentar relacionamentos de inclusão entre casos de uso
  3. Documentar relacionamentos estendidos entre casos de uso
  4. Documentar generalizações de casos de uso

Para obter informações detalhadas sobre os diagramas de casos de uso, consulte:

  • ícone de manual de ajuda Diagramas de Casos de Uso (Visão Geral) na Ajuda on-line do Rational Rose

  • ícone do manual Capítulo 4, Introdução aos Diagramas e Capítulo 7, Diagramas e Especificações de Casos de Uso. Referência: Utilizando o Rational Rose.

1. Documentar generalizações de agentePara o topo da página

Você pode inserir um relacionamento de generalização entre dois agentes comerciais em um diagrama de casos de uso, utilizando a ferramenta de desenho de Generalização a partir da caixa de ferramentas do diagrama de casos de uso. Depois de criar o relacionamento, você pode descrevê-lo incluindo texto ao campo de documentação da caixa de diálogo Generalizar Especificação.

2. Documentar relacionamentos de inclusão entre casos de uso Para o topo da página

Para criar um relacionamento de inclusão entre dois casos de uso em um diagrama de casos de uso, você primeiro cria uma dependência entre dois casos de uso e atribui um estereótipo de inclusão à dependência. Você utiliza o estereótipo de inclusão quando um caso de uso emprega a funcionalidade de outro caso de uso. O caso de uso sendo utilizado contém normalmente a funcionalidade que vários outros casos de uso podem precisar ou querer.

Depois de criar a dependência entre os casos de uso, você pode descrever o relacionamento incluindo texto no campo Documentação da Especificação de Dependência.

3. Documentar relacionamentos estendidos entre estudos de casos Para o topo da página

Para criar um relacionamento de inclusão entre dois casos de uso em um diagrama de casos de uso, você primeiro cria uma dependência entre dois casos de uso e atribui um estereótipo de extensão à dependência. Você utiliza o estereótipo estendido para expressar comportamentos opcionais ou condicionais para um caso de uso.

Depois de criar a associação entre os casos de uso, você pode descrever o relacionamento incluindo texto no campo Documentação da Especificação de Dependência.

4. Documentar use-case generalizações de caso de uso Para o topo da página

Você pode criar um relacionamento de generalização de um caso de uso de negócios para outro caso de uso, quando um caso de uso fornece funcionalidade comum (por exemplo, quando você tem um caso de uso abstrato que fornece funcionalidade comum as casos de uso concretos).

Depois de criar o relacionamento de generalização entre os casos de uso, você pode descrever o relacionamento incluindo texto no campo Documentação da Especificação de Generalização.