Sistema de Paginação de Esportes Universitários Documento de Arquitetura de Software
Versão 1.0
Histórico da Revisão
Índice Analítico
IntroduçãoFinalidadeEste documento fornece uma visão arquitetural abrangente do sistema, usando diversas visões de arquitetura para representar diferentes aspectos do sistema. Ele pretende capturar e transmitir as decisões arquiteturas significativas que foram tomadas em relação ao sistema. EscopoO Documento da Arquitetura de Software se aplica ao Sistema de Paginação de Esportes Universitários que será desenvolvido pela Integração do Contexto. Definições, Acrônimos e AbreviaçõesConsulte o Glossário. Referências
Representação de ArquiteturaEsse documento apresenta a arquitetura como uma série de visualizações: visualizações de caso de uso, visualização de processo, visualização da implementação e visualização de implantação. Essas visualizações são apresentadas como Rational Rose Models e utilizam o UML (Unified Modeling Language). Objetivos de Arquitetura e RestriçõesExistem alguns importantes requisitos e restrições do sistema que possuem uma influência significativa na arquitetura. São elas:
Visualização de Casos de UsoUma descrição da visualização de casos de uso da arquitetura de software. A Visualização de Caso de Uso é uma entrada importante na seleção do conjunto de cenários e/ou casos de uso que são o foco de uma iteração. Ela descreve o conjunto de cenários e/ou os casos de uso que representam alguma funcionalidade central e significativa. Também descreve o conjunto de cenários e/ou casos de uso que possuem cobertura arquitetural substancial (que exercita vários elementos de arquitetura) ou que enfatizam ou ilustram um determinado ponto complicado da arquitetura. Os casos de uso nesse sistema são listado abaixo. Os casos de uso em negrito são significativos para a arquitetura. Uma descrição desses casos de uso pode ser localizada posteriormente nessa seção.
Os seguintes diagramas descrevem os casos de uso no sistema. Figura 1 - Casos de Uso Em Potencial do Assinante Figura 2 - Casos de Uso do Assinante Figura 3 - Casos de Uso do Anunciante Figura 4 - Casos de Uso Atuais no Sistema Figura 5 - Casos de uso de Gateway do Pager Figura 6 - Casos de Uso do Editor Descrições Significativas de Caso de Uso
Esse Caso de Uso ocorre quando um editor aprova um histórico para inclusão no Sistema de Paginação de Esportes Universitários. Alguns históricos serão propagados automaticamente do sistema WebNewsOnLine existente, mas alguns precisarão de intervenção do editor (porque seu assunto não está claro ou as categorias às quais o histórico pertence não estão claras). Esse fluxo também é utilizado para aprovar o conteúdo de anúncio sendo publicado. Esse Caso de Uso ocorre quando um assinante deseja alterar suas informações de perfil ou quando um novo assinante deseja se inscrever. Esse caso de uso ocorre quando um novo assinante deseja pagar sua taxa de assinatura anual, especificando um número de cartão de crédito e PIN. Isso também pode ocorrer quando um assinante existente desejar a renovação. Esse caso de uso ocorre quando um anunciante acessa o Sistema de Paginação de Esportes Universitários para obter relatórios de como o conteúdo de seus anúncios foi visualizado. O anunciante seleciona o formato (Microsoft(r) Word(r), Microsoft(r) Excel(r) ou HTML) para o relatório. Esse caso de uso ocorre quando um usuário do sistema (anunciante, assinante ou assinante em potencial) deseja comentar sobre o serviço ou o Web site. Esse caso de uso ocorre quando um anunciante deseja publicar o conteúdo do anúncio (banner de propaganda) no Web site e especificar quais perfis de assinante devem ser utilizados para exibição. Esse caso de uso ocorre quando um assinante ativo se conecta ao sistema para visualizar as informações alvo. As páginas são construídas dinamicamente para mostrar aos usuários os títulos que foram paginados, bem como as categorias esportivas gerais que foram assinadas. Esse caso de uso ocorre quando o conteúdo for publicado no Web site existente do WebNewsOnLine. Alguns históricos serão identificados para transmissão no Sistema de Paginação de Esportes Universitários e serão enviados para possível paginação e exibição. Esse caso de uso ocorre quando o novo conteúdo for publicado no Sistema de Paginação de Esportes Universitários. Isso inclui a descoberta dos assinantes a serem notificados, a formação da mensagem da página e o envio da página via e-mail. Esse caso de uso ocorre quando um assinante em potencial deseja se associar ao serviço. Ele notifica o usuário dos termos do contrato e, se for aceito, chama o caso de uso para editar um perfil (especificando as categorias às quais o usuário deseja se associar, as informações do pager, informações de cartão de crédito, etc.). Visualização LógicaVisão GeralUma descrição da visualização lógica da arquitetura. Descreve as classes mais importantes, suas organizações nos pacotes de serviço e subsistemas, e a organização desses subsistemas em camadas. Também descreve as realizações de casos de uso mais importantes como, por exemplo, os aspectos dinâmicos da arquitetura. Os diagramas de classe podem ser incluídos para ilustrar os relacionamentos entre as classes, subsistemas, pacotes e camadas arquitetonicamente significantes. A visualização lógica do Sistema de Paginação de Esportes Universitários é composta de 5 pacotes principais:
Visão LógicaPacote de ApresentaçãoPacote de AplicativosPacote de DomínioPacote de ConteúdoPacote de PerfilPacote de AssinaturaPacote de Suporte
Pacote de PersistênciaVisualização do ProcessoEsta seção descreve a decomposição do sistema em processos leves (encadeamentos simples de controle) e processos pesados (agrupamentos de processos leves). Organize a seção em grupos de processos que se comunicam ou interagem. Descreva os modos principais de comunicação entre processos, como transmissão de mensagens e interrupções. Nesse ponto no design, um processo único será idealizado para fornecer funções no nível do servidor para o Sistema de Paginação de Esportes Universitários. Os encadeamentos para as funções de aplicativo serão parte desse processo (as funções do aplicativo estão listadas na seção anterior). O diagrama do processo do sistema pode ser visualizado da seguinte maneira: Visualização da ImplantaçãoEsta seção descreve uma ou mais configurações (hardware) de rede física nas quais o software será implantado e executado. Para cada configuração, ela deve indicar no mínimo os nós físicos (computadores, CPUs) que executam o software e as respectivas interconexões (barramento, LAN, ponto a ponto e assim por diante.) Inclui também um mapeamento dos processos da Visualização do Processo sobre os nós físicos. O Servidor do SPEU é um servidor UNIX. A máquina Cliente é qualquer dispositivo capaz de executar um navegador da Web (mais provavelmente um PC, mas não necessariamente) e de se conectar ao SPEU através da Internet. O Gateway do Pager é um dispositivo mantido externamente fornecido pelos serviços de paginação. Visualização de ImplementaçãoTodo o software do servidor reside em uma única camada. O cliente navegador fornece uma camada de acesso secundária. Tamanho e DesempenhoO software, conforme projetado, suportará 200.000 usuários ao mesmo tempo. A escala além desse nível pode ser alcançada fornecendo múltiplos níveis de Gateway do Pager, ou simplesmente fornecendo sistemas adicionais de Gateway do Pager dentro da mesma camada. QualidadeO software, conforme descrito acima, suporta os padrões gráficos existentes do WebNewsOnLine, faz interface com o servidor existente do WebNewsOnLine e fornece uma interface com o usuário auto-explicativa. Copyright 1987 - 2003 Rational Software Corporation |