Padrão de Recurso: Modelagem de Negócios
Esse padrão de recurso abrange as atividades e o fluxo de trabalho para a disciplina de Modelagem de Negócio.
DescriçãoEstrutura de Divisão de TrabalhoAlocação de EquipeUso de Produto de Trabalho
Relacionamentos
Descrição

Você pode obter um dos seguintes caminhos por meio do fluxo de trabalho da disciplina de Modelagem de Negócio. O caminho que você escolher depende da finalidade de seu esforço de modelagem de negócio, assim como de seu estágio no ciclo de vida de desenvolvimento.

  • Em sua primeira iteração, você avaliará o status da organização e determinará as áreas de aprimoramento, conforme definido em Avaliar Status do Negócio. Com base nos resultados dessa avaliação, você poderá tomar decisões sobre como continuar nessa iteração, e também sobre como trabalhar nas iterações subseqüentes. O Escopo da Modelagem de Negócio descreve alguns cenários comuns que podem ocorrer. 
  • Se você determinar que nenhum modelo de negócio completo é necessário e que apenas um modelo de domínio é necessário (cenário nº 2 em Escopo da Modelagem de Negócio), siga o caminho alternativo Desenvolver Modelo Domínio desse fluxo de trabalho. No Rational Unified Process, um modelo de domínio é considerado um subconjunto do modelo de análise de negócio, abrangendo apenas as entidade de negócio de negócio desse modelo.
  • Se você determinar que nenhuma alteração importante ocorrerá nos processos de negócios, e que pretende desenvolver um sistema de software, tudo que precisa fazer é esboçar esses processos e obter os requisitos de software (cenário nº1 em Escopo da Modelagem de Negócio). Como não há necessidade de manter um conjunto especial de modelos da organização atual, você pode focalizar diretamente em descrever a organização de destino. Siga o caminho da modelagem de negócio, porém pule a tarefa "descrever o negócio atual".
  • Se você pretende implementar um novo sistema de software, precisará descrever os processos de negócios atuais para entender como o sistema de software se adapatará à organização. Os modelos descreverão inicialmente a organização atual ("descrever negócio atual"), porém serão ajustados para refletir as maneiras como o sistema de software será utilizado. Nesse caso, você também precisará de apenas um conjunto de modelos.  
  • Se a modelagem de negócio for feita com a intenção de aprimorar ou executar reengenharia em um negócio existente (cenários nº 3, 4 e 6 em Escopo da Modelagem de Negócio) ou de fazer alterações significativas no negócio, você irá modelar tanto o negócio atual como o negócio de destino. Nesse caso, o Documento da Arquitetura de Negócio é crucial para a avaliação das conseqüências das decisões sobre arquitetura.
  • Se você fizer a modelagem de negócio com a intenção de desenvolver um novo negócio mais ou menos a partir de um rascunho (cenário nº 5 em Escopo da Modelagem de Negócio), terá uma previsão do novo negócio e criará modelos dele, porém pulará a tarefa "descrever o negócio atual".
Propriedades
Orientado por Evento
Múltiplas Ocorrências
Em Andamento
Opcional
PlanejadoYes
Repetível
Uso
Notas de Uso

Decidir como Executar o Fluxo de Trabalho

As seguintes decisões devem ser tomadas em relação ao workflow da disciplina Modelagem de Negócios:

  • Decida como executar o fluxo de trabalho. Há várias maneiras de executar o fluxo de trabalho de modelagem de negócio, conforme descrito em Conceito: Escopo de Modelagem de Negócio. Decida qual dos cenários você seguirá.   Você pode optar por documentar as decisões no Caso de Desenvolvimento. O Produto de Trabalho: Avaliação da Organização de Destino descreve o status atual da organização na qual o sistema é implementado. Ele serve como entrada quando você decidir como executar o workflow de modelagem de negócios. 
  • Decida quais partes das atividades da Modelagem de Negócio serão executadas.  Por exemplo, você pode optar por inserir um Modelo de Domínio apenas se o projeto precisar de um modelo de análise de negócio, com foco na explicação de produtos, produtos distribuíveis ou eventos que sejam importantes para o domínio de negócios.   
  • Durante o ciclo de vida do projeto, decida quando incluir cada parte do workflow. Como regra geral, o workflow de modelagem de negócios deve ser inserido logo no início do projeto. 

Observe que geralmente é necessário avaliar o status do negócio antes de poder tomar decisões sobre como utilizar o fluxo de trabalho da Modelagem de Negócio.