Mentor de Ferramentas: Estruturando o Modelo de Caso de Uso de Negócios Utilizando o Rational Rose
Este mentor de ferramenta descreve como utilizar o Rational Rose(R) para documentar os relacionamentos entre agentes comerciais e casos de uso de negócios.
Ferramenta: Rational Rose
Relacionamentos
Descrição Principal

Finalidade

Este mentor de ferramenta descreve como utilizar o Rational Rose® para documentar os relacionamentos entre agentes comerciais e casos de uso de negócios.

Visão Geral

Para documentar os relacionamentos entre agentes e casos de uso:

  1. Documentar Generalizações de Agente

  2. Documentar Relacionamentos de Inclusão entre Casos de Uso de Negócios
  3. Documentar Relacionamentos de Extensão entre Casos de Uso de Negócios
  4. Documentar Generalizações de Casos de Uso
  5. Estruturar as Metas de Negócio

Para obter detalhes adicionais, consulte:

  • o tópico ícone do livro de ajudaDiagramas de Casos de Uso (Visão Geral) na ajuda on-line do Rational Rose

  • ícone de livroCapítulo 4, Introduction to Diagrams e Capítulo 7, Use-Case Diagrams and Specifications in the Using Rose manual

1. Documentar Generalizações de Agente Início da página

Você pode inserir um relacionamento de generalização entre um agente comercial e outro agente comercial em um diagrama de casos de uso utilizando a ferramenta de desenho Generalização da caixa de ferramentas do diagrama de casos de uso. Depois de ter criado o relacionamento, você poderá descrevê-lo incluindo texto no campo Documentação do diálogo Generalizar Especificação.

 2. Relacionamentos de Inclusão entre Casos de Uso Início da página

Para criar relacionamentos de inclusão entre dois casos de uso em um diagrama de casos de uso, crie primeiro uma associação entre os dois casos de uso, em seguida, atribua um estereótipo inclusões na associação. Você pode utilizar o estereótipo inclusões quando um caso de uso empregar a funcionalidade de outro caso de uso. O caso de uso sendo utilizado conterá normalmente a funcionalidade que uma série de outros casos de uso poderão precisar ou desejar.

Depois de ter criado a associação entre os casos de uso, você poderá:

  • Descrever o relacionamento incluindo texto no campo Documentação da Especificação de Associação (guia Geral).
  • Alterar a navegabilidade de uma função no relacionamento de inclusão. Por padrão, as associações são unidirecionais. Utilizando no campo Navegável na Especificação de Associação (Função A ou B), você pode criar uma associação bidirecional.

 3. Documentar Relacionamentos de Extensão entre Casos de Uso Início da página

Para criar relacionamentos de extensão entre dois casos de uso em um diagrama de casos de uso, desenhe primeiro uma associação entre os dois casos de uso, em seguida, atribua um estereótipo extensões na associação. Você pode utilizar o estereótipo extensões para expressar um comportamento opcional ou condicional para um caso de uso.

Depois de ter criado a associação entre os casos de uso, você poderá:

  • Descrever o relacionamento incluindo texto no campo Documentação da Especificação de Associação (guia Geral).
  • Especificar multiplicidade (instâncias esperadas) de uma função.
  • Alterar a navegabilidade de uma função no relacionamento de extensão. Por padrão, as associações são unidirecionais. Utilizando no campo Navegável na Especificação de Associação (Função A ou B), você pode criar uma associação bidirecional.

 4. Documentar Generalizações de Casos de Uso Início da página

Você pode criar um relacionamento de generalização de um caso de uso de negócios para outro caso de uso quando um caso de uso fornece funcionalidade comum (por exemplo, quando você tem um caso de uso abstrato que fornece funcionalidade comum para casos de uso concretos).

Depois de ter criado um relacionamento de generalização entre casos de uso, você poderá descrever o relacionamento incluindo texto no campo Documentação da Especificação de Generalização.

 5. Estrutura das Metas de Negócio Início da página

Se você tiver muitas metas de negócio, poderá ser necessário agrupar logicamente as metas relacionadas em pacotes separados dentro do pacote "Metas de Negócio".

Para criar um novo pacote, faça o seguinte:

  • Clique com o botão direito do mouse para selecionar o pacote "Metas de Negócio" no navegador.
  • Selecione Pacote na opção Novo no menu pop-up. Um ícone de navegador "NewPackage" é incluído no navegador.
  • Com o novo ícone de pacote selecionado, digite o nome do novo pacote.

Freqüentemente, as metas de negócio são agrupadas de acordo com as metas de negócio de nível mais alto. Utilize o nome da meta de negócio de nível alto como o nome do pacote. Certifique-se de que quaisquer outras metas de negócio e diagramas pertencentes à meta de negócio de nível alto sejam movidas para o pacote recém-criado.

Para mover uma submeta ou diagrama, faça o seguinte:

  • Assegure-se de que o pacote recém-criado seja visível no navegador.
  • Localize a meta de negócio ou diagrama que deve ser movida.
  • Clique com o botão esquerdo do mouse na meta de negócio ou diagrama no navegador. Mantenha o botão esquerdo pressionado.
  • Arraste a meta de negócio ou diagrama selecionado para o pacote recém-criado para que este seja selecionado.
  • Solte o botão esquerdo para "liberar" a meta de negócio ou diagrama para o pacote recém-criado.

Você não pode arrastar mais de um elemento de uma vez para outro pacote.