GLOSSÁRIO


1. Inclusões e Exclusões
2. Abreviaturas
De A à C
De D à F
De G à N
De O à Q
De R à W

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Garantia de Qualidade (Quality Assurance - QA). (1) O processo de avaliação global do desempenho do projeto com base em fundamentos para fornecer segurança satisfazendo padrões relevantes de qualidade. (2) É da unidade organizacional a responsabilidade de designar a garantia da qualidade.

Gerenciamento da Integração do Projeto (Project Integration Management). Subconjunto do gerenciamento do projetos que engloba os processos requeridos para assegurar que os vários elementos do projeto sejam adequadamente coordenados. Estes processos consistem em desenvolvimento do plano global do projeto, execução do plano global do projeto, e controle global de mudanças.

Gerenciamento da Qualidade do Projeto (Project Quality Management). Subconjunto do gerenciamento do projetos que engloba os processos requeridos para assegurar que o projeto satisfará as necessidades comprometidas. Estes processos consistem em planejamento da qualidade, garantia de qualidade, e controle de qualidade.

Gerenciamento das Aquisições do Projeto (Project Procurement Management). Subconjunto do gerenciamento do projetos que engloba os processos requeridos para aquisição de bens e serviços de terceiros. Estes processos consistem em planejamento das aquisições, planejamento do processo de solicitação, processo de solicitação, seleção de fornecedor, administração de contrato, e encerramento de contrato.

Gerenciamento de Comunicações do Projeto (Project Communications Management). Subconjunto do gerenciamento do projetos que engloba os processos requeridos para assegurar que as informações do projeto sejam adequadamente coletas e dissemidas. Estes processos consistem em planejamento da comunicações, distribuição de informação, relatório de desempenho, e encerramento administrativo.

Gerenciamento de Custos do Projeto (Project Cost Management). Um subconjunto do gerenciamento de projetos que engloba os processos requeridos para assegurar que um projeto seja concluído dentro do orçamento aprovado. Estes processos consistem em planejamento de recursos, estimativas de custos, orçamento, e contole de custos.

Gerenciamento de Recursos Humanos do Projeto (Project Human Resource Management). Um subconjunto do gerenciamento de projetos que engloba os processos requeridos para utilizar de maneira mais eficaz o pessoal envolvido no processo. Estes processos consistem em planejamento organizacional, recrutamento de pessoal, e desenvolvimento de equipe.

Gerenciamento de Riscos do Projeto (Project Risk Management). Um subconjunto do gerenciamento de projetos que engloba os processos relacionados a identificação, análise e respostas aos riscos do projeto. Estes processos consistem em identificação de riscos, quantificação de riscos, desenvolvimento de resposta a riscos e controle de respostas a riscos.

Gerenciamento do Escopo do Projeto (Project Scope Management). Um subconjunto do gerenciamento de projetos que engloba os processos requeridos para assegurar que o projeto inclua todo e tão somente o trabalho necessário para ser concluído com sucesso. Estes processos consistem em iniciação, planejamento de escopo, definição do escopo, verificação do escopo e controle de mudanças do escopo.

Gerenciamento do Projeto (Project Management). A aplicação do conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas para fazer as atividades do projeto para atender ou exceder as necessidades e expectativas das partes envolvidas de um projeto.

Gerenciamento do Tempo do Projeto (Project Time Management). Um subconjunto do gerenciamento de projetos que engloba os processos requeridos para assegurar a conclusão do projeto no prazo previsto. Estes processos consistem em definição de atividades, seqüenciamento de atividades, estimativa de duração de atividades, desenvolvimento da programação e controle da programação.

Gerenciamento Moderno de Projeto (Modern Project Management - MPM). Um termo usado para distinguir o processo de largo alcance da gerência de projeto (escopo, custo, tempo, qualidade, risco, etc.) do limitado uso tradicional focado em custo e tempo.

Gerenciamento pela Qualidade Total (Total Quality Management - TQM). Uma abordagem para implementar um programa de melhoria da qualidade dentro de uma organização.

Gerente de Linha (Line Manager). (1) O gerente de qualquer grupo que faz um produto ou executa um serviço. (2) Um gerente funcional.

Gerente de Projeto (Project Manager - PM). A pessoa responsável pelo gerenciamento do projeto.

Gradação (Grade). Uma categoria ou (rank) usada para distinguir itens que tem o mesmo emprego funcional (ex: martelo), mas não compartilham os mesmos requisitos para a qualidade (ex: martelos diferentes podem ser necessários para resistir à diferentes especificações de força).

Gráficos de Controle (Control Charts). São as exibições gráficas dos resultados, que comparam o andamento com os limites de controle de um processo. Eles são usados para determinar seo processo esta "sob controle"ou necessitando ajustes.

Identificação dos Riscos (Risk Identification). Determinar quais eventos de risco afetarão o projeto.

Índice de Desempenho da Programação (Schedule Performance Index - SPI). A proporção de trabalho realizado para o trabalho planejado (BCWP / BCWS). Veja valor do trabalho realizado.

Índice de Desempenho de Custos (Cost Performance Index - CPI). A proporção dos custos orçados para os custos realizados (BCWP/ACWP). O CPI é usada freqüentemente para predizer a magnitude de uma possível excesso de custo usando a seguinte fórmula: estimativa de custo original / CPI = custo projetado no término. Veja também valor do trabalho realizado.

Ínicio para Ínicio (Start-to-Start). Veja relacionamento lógico.

Ínicio para Término (Start-to-Finish). Veja relacionamento lógico.

Iniciação (Initiation). Comprometer a organização para iniciar uma fase do projeto.

Interessados (Stakeholder). Indivíduos e organizações envolvidas ou que podem ser afetadas pelas atividades do projeto.

Item de Trabalho (Work Item). Veja atividade.

Ligação (Link). Veja relacionamento lógico.

Lógica (Logic). Veja lógica da rede.

Lógica da Rede (Network Logic). O conjunto de dependências entre as atividades compondo um diagrama de redes do projeto.

Loop (Loop). Um caminho de rede que passa pelo mesmo nó duas vezes. Os loops não podem ser analisados utilizando as técnicas tradicionais de análise de redes tradicionais como CPM e PERT. Os loops são permitidos no GERT.

Marco (Milestone). Um evento significativo no projeto, usualmente o término de um importante produto a ser entregue.

Margem de Contingências (Contingency Allowance). Veja reserva.

Matriz de Designação de Responsabilidades (Responsibility Assignment Matrix - RAM). Uma estrutura que relaciona a estrutura da organização do projeto com a estrutura analítica do projeto para ajudar a garantir que cada elemento do escopo do trabalho do projeto tem uma pessoa responsável designada.

Matriz de Responsabilidade Hierarquica (Accountability Matrix). Veja matriz de designação de responsabilidades.

Matriz de Responsabilidades (Responsibility Matrix). Veja matriz de designação de responsabilidades.

Membros da Equipe (Team Members). Veja membros da equipe de projeto.

Membros da Equipe de Projeto (Project Team Members). Pessoas que se reportam direta ou indiretamente ao gerente do projeto.

Método de Diagrama de Flecha (Arrow Diagramming Method - ADM). Uma técnica de diagrama de rede de trabalho em que as atividades são representadas por flechas. A cauda da flecha representa o ínicio e a ponta representa o término da atividade (o comprimento de uma flecha não representa a expectativa de duração de uma atividade). As atividades são conectadas nos pontos chamados nós (geralmente desenhado como pequenos círculos) para ilustrar a seqüencia em que se espera que as atividades sejam desempenhadas. Veja também método de diagrama de precedência.

Método de Diagrama de Precedência (Precedence Diagramming Method - PDM). Uma técnica de diagrama de rede de trabalho em que as atividades são representadas por caixas (ou nós, círculos). As atividades são conectadas por relacionamento precedente para mostrar e que seqüencia as atividades serão desempenhadas.

Método do Caminho Crítico (Critical Path Method - CPM). Uma análise de redes, técnica usada para prever a duração do projeto através da análise da seqüencia de atividades (que caminho) tem a menor quantia de flexibilidade cronogramada (a menor folga). Datas mais cedo são calculadas por meio de um caminho de ida usando uma data de ínicio especificada. Datas mais tarde são calculadas por meio de um caminho de volta iniciando de uma data de término especificada (geralmente o trecho à frente do projeto calculado é a data de fim mais cedo).

Mitigação (Mitigation). Tomar ações para diminuir o risco reduzindo a probabilidade de ocorrência do risco de um evento ou diminuir seus efeitos se ele vier ocorrer.

Mudança de Escopo (Scope Change). Qualquer mudança para o escopo do projeto. Uma mudança de escopo quase sempre requer um ajustamento nos custos ou cronograma do projeto.

Mundança no Escopo (Change in Scope). Veja mudança de escopo.

Nível de Esforço (Level of Effort - LOE). Atividade tipo suporte (e.g., fornecedor ou cliente parceiro) que este não faz com prazer, concedendo para si próprio a medição do consumo separado. Ele é geralmente caracterizado por uma percentagem uniforme da atividade sobre um período específico de tempo.

Nivelamento (Leveling). Veja nivelamento de recursos.

Nivelamento de Recursos (Resource Leveling). Qualquer forma de análise de redes na qual decisões de programação (datas de ínicio e término) são conduzidas por relação de gestão de recursos (ex: disponibilidade limitada de recursos ou dificuldade de gerenciar alterações nos níveis do recurso).

Nó (Node). Um dos pontos determinados de uma rede; uma junção que liga algum ponto ou todos a outras linhas de dependência. Veja também método de diagrama de flecha and método de diagrama de precedência.

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