1. Inclusões e Exclusões |
2. Abreviaturas |
De A à C |
De D à F |
De G à N |
De O à Q |
De R à W |
Recrutamento de Pessoal (Staff Acquisition).
Obter os recursos humanos necessários afim de designá-los para trabalhar no projeto.
Rede (Network). Veja
diagrama de redes do projeto.
Rede PERT (PERT Chart). Um tipo específico de
diagrama de redes de trabalho.
Veja Técnica de Avaliação e Análise de
Programas.
Referência (Charter). Veja
termo de referência.
Referência de Escopo (Scope Baseline). Veja
base de referências.
Relação de Precedência (Precendence Relationship). O termo é usado no
método de diagramação de precedência para um
relacionamento lógico. No uso
corrente, entretanto, relacionamento precedente, relacionamento lógico, e dependência são
amplamente usados de modo passível de mudança sem ligação com o do método de diagramação em
uso.
Relacionamento Lógico (Logical Relationship). Uma dependência entre duas atividades
do projeto ou entre uma atividade do projeto e um marco. Veja também
relacionamento precedente.
Os quatro possíveis tipos de relacionamentos lógicos são:
Relatório de Desempenho (Performance Reporting). Coletar e disseminar informação
a respeito do desempenho do projeto para assegurar o progresso do projeto.
Relatório de Execeções (Exception Report). Documento que inclui somente as principais
variações do plano (em lugar de todas as variações).
Relatório Integrado de Custo e Programação (Integrated Cost/Schedule Reporting). Veja
valor do trabalho realizado.
Reserva (Reserve). Uma provisão no plano do projeto para minimizar o risco de custo
e/ou cronograma. Freqüentemente usada com um modificador (ex:
reserva gerencial,
reserva de contingência) de forma a
fornecer maiores detalhes sobre os tipos de riscos que devem ser minimizados. O significado
específico do modificador varia de acordo com a
área de aplicação.
Reserva de Contigência (Contingency Reserve). Uma verba separada, planejada para
permitir que sejam utilizadas em situações de risco prevista parcialmente (às vêzes chamadas
incertezas conhecidas. Por exemplo, o retralho é certo, a import^nacia do retrabalho não
o é. Reservas de contigências podem envolver custos, programação ou ambos. Reservas de
contigência pretendem reduzir o impacto dos erros de custos ou das perdas de objetivos da
programação. Reservas de contigência são normalmente incluídas nas bases de referência de custos
e programação do projeto.
Reserva Gerencial (Management Reserve). Uma verba separada, planejada para permitir
que sejam utilizadas em situações de risco futuras e imposível de prever (às vêzes chamadas
incerteza desconhecida. A reserva gerencial pode envolver custos ou de programação. O uso
da reseva gerencial requer uma mudança na base de referência de custos do projeto.
Retenção (Retainage). Uma parte do pagamento contratual que é retida até o
encerramento do contrato, para assegurar o completo desempenho dos termos contratuais.
Seleção de Fornecedor (Source Selection). Escolher entre os potenciais fornecedores.
Sobrepor Em Parte (Overlap). Veja
antecipação.
Software de Gerência de Projetos (Project Management Software).
Um tipo de aplicação específicamente desenhada para
ajudar o planejamento e o controle dos custos e cronogramas do projeto.
Solicitação de Cotação (Request For Quotation - RFQ).
Geralmente, este termo é equivalente a
solicitação de proposta.
Todavia, em algumas áreas de aplicação ele pode ter limitações ou um sentido mais específico.
Solicitação de Proposta (Request For Proposal - RFP). Um tipo de documento usado para solicitar propostas
para prospecção de fornecedores de produtos ou serviços. Em algumas áreas de aplicação ela
pode ter limitações ou um sentido mais específico.
Sub-rede (Subnet ou Subnetwork). Uma subdivisão de um
diagrama de redes de projeto usualmente
representando alguma forma de subprojeto.
Tarefa (Task). Veja
atividade.
Técnica de Avaliação e Análise de Programas (Program Evaluation and Review Technique -
PERT). Técnica de
análise de redes
orientada para eventos, usada para estimar a duração do projeto quando existe um alto grau de
incertezas com as estimativas de duração de cada atividade. O PERT aplica o
método do caminho crítico
para fazer uma média ponderada para as estimativas de duração das atividades.
Técnica de Avaliação e Análise Gráfica (Graphical Evaluation and Review Technique -
GERT). Uma técnica de
análise de redes
que permite o tratamento condicional e probabilístico de ligação e dependência dos
relacionametos lógicos
(ex: algumas atividades talvez não vejam executadas).
Término para Término (Finish-to-Finish - FF). Veja
relacionamento lógico.
Término para Ínicio (Finish-to-Start - FS). Veja
relacionamento lógico.
Termo de Referência (Project Charter). Um documento emitido pelo gerente senior que
fornece ao gerente do projeto a autoridade para aplicar recursos organizacional para as
atividades do projeto.
Unidade de Calendário (Unit Calendar). A menor unidade de tempo usada na cronogramação do projeto.
Unidades de calendário são geralmente em horas, dias ou semanas, mas pode também ser em turnos ou
mesmo em minutos. Usada primeiramente em relação ao
software de gerência de projeto.
Valor do Trabalho Realizado (EV) "Earned Value". (1) Um método para medir o desempenho
do projeto. Ele compara a quantia de trabalho que foi planejado com o que realmente foi
executado, para determinar se o custo e a execução do cronograma estão conforme o planejado.
Veja também
Valor Monetário Esperado (Expected Monetary Value). O produto da probabilidade de
ocorrência de um evento e o ganho ou perda que irá resultar. Por exemplo, se existe 50
porcento de probabilidade que irá chover, e a chuva provocará uma perda de R$ 100,00, o valor
monetário do evento chuva é de R$ 50,00 (0,50 x R$ 100,00).
Variação da Programação (Schedule Variance - SV). (1) Uma diferença entre o término
planejado de uma atividade e o término real de uma atividade. (2) No
valor do trabalho realizado,
BCWP menos
BCWS.
Variação de Custo (Cost Variance - CV). (1) Qualquer diferença entre o custo estimado
de uma atividade e o custo real desta atividade. (2) No
valor do trabalho realizado,
BCWP menos
ACWP.
Verificação de Escopo (Scope Verification).
Assegurar que todos os produtos a serem entregues do projeto foram concluídos
satisfatoriamente.
Via Rápida (Fast Tracking). Comprimindo o cronograma do projeto por atividades sobreposta que
normalmente seriam feitas em seqüencia, assim como o design e construção. Às vezes confundida
com engenharia simultânea.
Reação Situacional - Improvisar (Workaround). Uma resposta para um evento de risco
negativo. Distingue-se do
planejamento de contigências na
medida que a reação situacional não é previamente planejada.
• Término/Início (Finish-to-start)—a atividade “de” (from) deve terminar antes que a
atividade “para” (to) possa começar.
• Término/Término (finish-to-finish)—a atividade “de” (from) deve terminar antes
que a atividade “para” (to) possa terminar.
• Início/Início (start-to-start)—a atividade “de” (from) deve iniciar antes que
a atividade “para” (to) possa iniciar.
• Início/Término (start-to-finish)—a atividade “de” (from) deve iniciar antes que
a atividade “para” (to) possa terminar.
custo real do trabalho realizado (ACWP),
custo orçado do trabalho programado (BCWS),
custo orçado do trabalho realizado (BCWP),
variação de custo (CV),
índice do desempenho do custo (CPI),
variação de cronograma (SV) e
índice de desempenho de cronograma (SPI).
(2) O
custo orçado do trabalho realizado (BCWP)
para uma atividade ou grupo de atividades.