Inspector Panel

O projeto Inspector Panel foi desenvolvido no Centro de Informática da UFPE, teve início em janeiro de 2008. Em setembro de 2008 todo o ciclo de vida do projeto tinha sido finalizado. Após a definição do escopo e a identificação dos requisitos (funcionalidades) da ferramenta, foi realizado o planejamento das atividades de construção da ferramenta. Posteriormente, a elaboração de uma homepage para disponibilizar toda documentação produzida e para o acompanhamento das atividades do projeto, através do cronograma.

O Inspector Panel é uma ferramenta de controle para acompanhamento e avaliação do progresso de projetos de software orientados a objetos, baseado em Casos de Uso (UC's). O Inspector Panel pode servir de apoio à automação do processo Inspector. Neste contexto, foi acrescentado o acompanhamento do cronograma e dos custos do projeto de software. Essa ferramenta pode ser utilizada por pequenas, médias e grandes empresas de desenvolvimento de software orientado a objetos e que utiliza o Rational Unified Process (RUP) ou uma instância do mesmo.

Os principais objetivos alcançados pela ferramenta Inspector Panel são:
  • Automatização do processo e redução de falha na coleta. Ou seja, com a ferramenta é possível a realização/automatização das atividades do processo Inspector.

  • Rapidez e eficiência na coleta e no processamento de dados. Depois que os dados foram levantados e devidamente registrados na ferramenta, já se pode realizar uma inspeção a fim de verificar o status do projeto. Nesta avaliação, a ferramenta Inspector Panel, realiza todo o processo de inspeção definido no processo Inspector. Iniciado o processo de inspeção, a ferramenta calcula as métricas de desempenho e de funcionalidade do projeto.

  • Estabelece um status de progresso do projeto a partir das métricas estabelecidas.

  • Oferece suporte à tomada de decisão. Ou seja, a ferramenta pode ser utilizada a fim de conceber fatos relevantes para a gerência de projeto. A partir daí, a gerência têm dados suficientes e saberá tomar uma decisão mais precisa em relação ao projeto de software.

  • Geração de indicadores visuais. A ferramenta disponibiliza os seguintes gráficos: o gráfico de custos por projeto, de custos por fases do projeto, de custos por iterações, e de custos por casos de uso - onde se pode facilmente comparar o custo estimado e o real; o gráfico de gantt (cronograma) estimado e o real - onde se pode visualizar o quanto das atividades foram concluídas e o quanto falta para concluir, além de facilitar a identificação das atividades que estão em atraso; e por fim, o gráfico de progresso do projeto e o gráfico de progresso por casos de uso do projeto - indicam em porcentagem (%) o progresso alcançado durante as inspeções realizadas.