Visões do Inspector

O Inspector apresenta um conjunto de métricas que quando coletadas e analisadas fornecerão duas visões ortogonais do sistema, são elas: visão de desempenho, visão de qualidade e visão de funcionalidade. Tais visões são complementares, e a utilização sistemática de ambas permite que o gerente acompanhe o andamento do projeto, analise a necessidade de possíveis deslocamentos no cronograma e relocação de pessoal no projeto, e localize, a nível de caso de uso, onde estão ocorrendo possíveis problemas técnicos no desenvolvimento.

Visão de Funcionalidade

O Inspector apresenta uma visão para avaliação de progresso que tem como preocupação fundamental indicar o aumento percentual da funcionalidade do sistema como um todo, a partir da análise de cada caso de uso do projeto individualmente. O cálculo do progresso funcional do projeto se dá através da coleta de artefatos e da análise dos dados contidos nesses artefatos. Tal etapa do processo é completamente dirigida a casos de uso, ou seja, todos os dados considerados derivam diretamente a partir do caso de uso que está sendo analisado.
Tal visão tem como informação essencial o valor de μsistema, que representa a métrica global que indica quantitativamente o aspecto funcional já inserido no sistema. Tal métrica servirá como base de cálculo, onde o gerente poderá fazer diversas considerações, tais como: visualizar o crescimento da funcionalidade atual em relação à ultima avaliação, comparar tal crescimento com incrementos anteriores, identificar possíveis dificuldades existentes no sistema, identificar casos de uso mal projetados, com dificuldades no desenvolvimento, etc.

Visão de Desempenho

Tal perspectiva focaliza a realização das atividades previamente planejadas no período de tempo previsto por uma determinada equipe. A principal preocupação dessa visão é fornecer informações suficientes ao gerente para permitir que o mesmo encontre possíveis atrasos no cronograma e qual a influência deste atraso no restante do projeto. Além disso, essa visão preocupa-se em mostrar quantitativamente problemas de planejamento das atividades das diversas equipes, e o quanto se foi concluído das atividades relamente planejadas. A partir das informações desta visão, pode-se verificar a necessidade de inserir, realocar ou retirar pessoal do projeto.

A visão da desempenho apresenta como artefatos de entrada gráficos que permitem a avaliação da realização das atividades do projeto: gráficos Gantt e Program Evaluation and Review Technique (PERT). Além disso, nessa visão serão calculados os valores de três métricas, que representarão o desempenho de uma equipe quantitativamente, permitindo análises estatísticas sobre tais resultados, são elas: μconluido, μatrasomedio e μnovasatividades.

Visão de Qualidade

A visão de qualidade tem como preocupação fundamental indicar o aumento percentual da qualidade do sistema como um todo, a partir da análise da qualidade de cada caso de uso do projeto individualmente. O cálculo do progresso da qualidade do projeto dá-se-a através da coleta das características de qualidade, definida no Plano de Garantia da Qualidade.

A visão de qualidade define o nível de qualidade dos casos de uso desenvolvidos no software, indicando o acréscimo de qualidade obtido em porcentagem. O objetivo desta visão é calcular o valor do progresso da qualidade de software sistema (φsistema), a partir do cálculo do progresso da qualidade para cada caso de uso (φcasodeuso).