Nome do FC

Engenharia de requisitos mal feita.

Tipo

M e P

Descrição

Uma efetiva análise de requisitos depende da qualidade dos stakeholders envolvidos no projeto. Jones (2004) destaca que a Engenharia de requisitos é um FC pois possui atividades-chave, como “lidar efetivamente com mudança de requisitos” e “alocar tempo suficiente para análise de requisitos”.


Hussain, Mkpojiogu e Kamal (2016) afirmam que a engenharia de requisitos é central para todo o projeto de desenvolvimento de software.


Cerpa e Verner (2009) destacam que a maioria dos projetos falham devido a requisitos inadequados. Já Hashim, Abbas e Hashim (2013) descrevem que requisitos irreais têm grande impacto em projetos de software.


Sem um bom levantamento de requisitos junto ao cliente, todo o esforço da equipe pode ser desconsiderado caso o cliente não fique satisfeito com um módulo ou funcionalidade solicitada, por exemplo, levando ao retrabalho.


Para se alcançar os objetivos do projeto é necessário entender muito bem o que o cliente necessita. Para tal, faz-se necessária uma coleta de requisitos detalhada, com uma análise posterior rigorosa. Uma coleta de requisitos mal feita pode levar a atrasos, desperdício de recursos e insatisfação do cliente. 

Também conhecido como

Falta de análise requisitos, falta de coleta de requisitos.

Consequências

  • O analista não entende o que o cliente quis dizer em relação à uma funcionalidade;
  • O cliente não soube expressar bem o que deseja;
  • O cliente obteve uma funcionalidade que não pediu ou que não esperava;
  • Recursos foram desperdiçados em uma funcionalidade que não agregou valor ao cliente.

Created with the Personal Edition of HelpNDoc: Write eBooks for the Kindle