Autor(es)

Shahzad e Mathkour (2009)


Proposta

A FAST (Facilitate Application Specification Technique) surge como uma técnica de encurtar o caminho entre o cliente e o desenvolvedor.


A técnica consite na realização de uma reunião entre a equipe de desenvolvimento e o cliente onde eles sentam-se em uma mesa redonda e são conduzidos por um facilitador.


O facilitador é a pessoa responsável por conduzir a reunião e é o papel mais importante na sessão FAST (o sucesso da aplicação da técnica dependede quão bem o facilitador irá conduzí-la).  O papel do facilitador é conduzir a sessão FAST de modo que o máximo de requisitos sejam entendidos e as amibiguidades sejam eliminadas.


A eficácia do facilitador em uma sessão FAST depende de:

  1. Sucesso: o facilitador deve saber conduzir apropriadamente toda a reunião;
  2. Autoridade: o facilitador pode tomar decisões e resolver mal entendidos;
  3. Resolução de conflitos: o facilitador deve identificar e resolver os requisitos conflitantes entre os dois grupos (equipe e clientes);
  4. Consolidação dos requisitos: o projeto não pode começar enquanto os requisitos não estiverem em comum acordo entre os dois grupos. O facilitador deve assegurar que isso ocorra;
  5. Respeito: a pessoa escolhida para essa função deve ser respeitada por ambos os grupos;
  6. Melhoria de relações: o facilitador deve encontrar um lugar neutro para a realização da reunião;
  7. Definição de requisitos: o faciltador deve incentivar o cliente a definir o máximo de requisitos possível e, após isso, executar a verificação e validação desses requisitos;
  8. Economia de tempo: com a sessão FAST, elimina-se várias entrevistas com ambos os grupos, economizando o tempo dos profissionais envolvidos.



Exemplo prático dos autores

Um questionário de vinte e cinco questões foi foi feito pelos autores para que seja aplicado aos mais diversos tipos de pessoas da área de TIC com o objetivo de identificar as cinco principais caracterísitcas essenciais de um facilitador.


Como conclusão tem-se comprometido, honesto e confiável, resolvedor de conflitos, comunicativo e experiente (Fig. 1).


Fig. 1 - Resultado da pesquisa sobre as principais características que um facilitador deve possuir (Shahzad e Mathkour, 2009)


Os resultados mostram que os indivíduos preferem uma pessoa comprometida, honesta e confiável, além de poder resolver conflitos, o que são características chave para qualquer facilitador.


Possível aplicação nos IFs

A sugestão dos autores podem ser aplicadas na fase de levantamento de requisitos dos IFs desde que as instituições encontrem uma boa pessoa para fazer o papel do facilitador. Desta forma, o número de entrevistas tende a diminuir e os requisitos podem ser levantados de forma mais clara, objetiva e com o mínimo de ambiguidades possível.

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