Autor(es)

Jones (2004)


Proposta

O autor elenca várias atitudes que podem ser tomadas pela equipe para que se possa ter uma engenharia de requisitos efetiva:


  1. Criar um quadro onde os clientes e aquipe possam fazer o controle das mudanças dos requisitos;
  2. Usar JAD (Joint Application Design:  metodologia que acelera o projeto de sistemas criada pela IBM em 1977) para minimizar as alterações de requisitos;
  3. Uso de protótipos (BOA PRÁTICA #07 - USAR PROTÓTIPOS);
  4. Uso planejado de desenvolvimento iterativo (BOA PRÁTICA #04 - USAR PRINCÍPIOS ÁGEIS);
  5. Revisões formais de todos os requisitos;
  6. Priorização de requisitos (Priorização).


Exemplo prático do autor

O autor analisou 250 projetos de software entre 1995 e 2004 e constatou um padrão entre eles: em comparação entre os projetos que foram concluídos com sucesso, dentro das estimativas de custo e tempo, e os projetos mal sucedidos (atrasados, cancelados), seis problemas comuns são observados: mal planejamento, má estimativa de custo, métricas mal realizadas, definição de milestone mal elaborada, fraco controle de mudanças (aqui se incluem as mudanças de requisitos) e controle de qualidade pobre (Fig. 1). Em contraste, os projetos de sucesso tendem a ter bons resultados nesses seis aspectos. O interessante é que todos podem ser mais relacionados ao planejamento do projeto do que com fatores técnicos ou pessoais.


Fig. 1 - Principais fatores que influenciam o sucesso dos projetos segundo Jones (2004)


Possível aplicação nos IFs

A criação de algum quadro (online ou offline) para que os clientes e a equipe consigam acompanhar (e discutir) o andamento dos requisitos pode ser aplicado nos IFs e auxiliar na comunicação entre as partes, além de agilizar as ações da equipe.


O uso de protótipos, como já indicado na BOA PRÁTICA #07 - USAR PROTÓTIPOS pode trazer um encurtamento de caminho entre os clientes e a equipe, uma vez que é uma técnica fácil de ser aplicada dado seu baixo custo.

Created with the Personal Edition of HelpNDoc: Create help files for the Qt Help Framework