Autor(es)

Gupta, Chauhan e Dutta (2013)


Proposta

Os autores propõem uma forma de priorização de requisitos (chamada CCR) para poder focar nos mais essenciais ao usuário e nos que tem menor carga aos testes de regressão (os testes de regressão são feitos com versões mais recentes do software para identificar novos erros). A adoção de técnicas de engenharia de requisitos pode aumentar a qualidade do software, pois requisitos mal interpretados, faltantes ou incompletos podem causar incorreções ao produto de software.


A prioriade do requisito é determinada pela Satisfação do usuário (Customer satisfatcion), Custo (Cost) e o Contagem da [do teste de] regressão (Regression Count). O objetivo é não somente focar na satisfação do usuário e no custo, mas também no custo computacional envolvido nos testes.


Um algoritmo é usado para definir os requisitos a serem implementados que tenham causem máximo de satisfação do usuário, tenham o mínimo de custo e necessitem o mínimo de testes de regressão. A Fig. 1 resume o passo a passo do método proposto.




Fig. 1 - Modelo de priorização de requisitos proposto (Gupta, Chauhan e Dutta, 2013)


Exemplo prático dos autores

Por entenderem que institutos de educação demandam sistemas complexos de E-learning, os autores desenvolveram um projeto de software de ensino (E-learning) utilizando o algoritmo proposto (CCR) e sugeriram como trabalho futuro a aplicação deste software em outros contextos para coleta de impressões dos alunos.


Possível aplicação nos IFs

A aplicação de uma forma de priorizar os requisitos é essencial para a saúde do projeto de software. Desta forma, embora tenham técnicas complexas para priorização, é possível fazê-la de forma mais simples e independente de um algoritmo específico. Por exemplo, pode-se tentar entrar em consenso  com os clientes para que as primeiras funcionalidades a serem entregues sejam as que menos carecem de processamento computacional ou utilização do banco de dados, desta forma o custo será mais baixo na realização dos testes.


Created with the Personal Edition of HelpNDoc: Single source CHM, PDF, DOC and HTML Help creation