Treinamentos especializados
Autor(es)
Suliman e Kadoda (2017)
Proposta
Os autores destacam a importância das estimativas para a condução do projeto de software (BOA PRÁTICA #06 - USAR TÉCNICAS DE ESTIMATIVAS) e salientam que que a falta de um treinamento apropriado na área de gerenciamento de riscos é um fator de fracasso para os projetos de software.
Em pesquisa realizada, concluíram que o treinamento e a experiência de gerentes de projetos e desenvolvedores são um dos diversos fatores que influenciam o processo de estimativa.
Principais recomendações
- Aplicar um sistema de feedback que conduz à uma análise de custo e de orçamento e determina as áreas que existem riscos de falhas. Uma vez que estas áreas sejam identificadas, pode-se aplicar treinamentos aos desenvolvedores e gerentes de projetos iniciantes, com o objetivo de explorar erros passados, discrepâncias, imprecisões, fatores que auxiliam as estimativas e métodos de estimativas.
- A participação entre a indústria e as universidades podem aumentar as habilidades dos estudantes e aumentar suas experiências. A indústria pode auxiliar o sistema educacional provendo projetos reais onde os estudantes podem praticar antes de encararem problema semelhante em sua carreira.
Possível aplicação nos IFs
Um dos principais pontos a se destacar na obra de Suliman e Kadoda (2017) é o item 2 acima: a constante cooperação entre indústria e universidade.
Além de fornecer a possibilidade de aprendizado e experiência aos alunos, pode-se fazer algo semelhante com a equipe de desenvolvimento: em uma provável cooperação entre os dois setores, novos conhecimentos e novas soluções podem ser descobertas.
Um exemplo concreto é a criação de Empresas Júnior, onde os estudantes, a equipe de TI e a indústria podem trabalhar em conjunto.
Além disso, fica claro a importância de treinamentos à equipe, principalmente no tocante à novas tecnologias e especificaidades de ferramentas e métodos.
Created with the Personal Edition of HelpNDoc: Easily create CHM Help documents