BOA PRÁTICA #05 - OFERECER CAPACITAÇÃO À EQUIPE
Nome da boa prática
Oferecer capacitação à equipe
Objetivo
Aprimorar conhecimento e reciclar técnicas conhecidas são de vital importância, principalmente em equipes de desenvolvimento de software, dado o contínuo avanço das tecnologias. Assim sendo, promover treinamentos à equipe é uma boa prática para se obter novos conhecimentos e otimizar a execução das tarefas.
Atualmente o acesso à informação é facilitado, logo torna-se viável a aplicação de cursos, treinamentos e certificações online.
Também é possível selecionar algum membro experiente e que possua vasto conhecimento em determinado assunto para que se aplique um workshop ou minicurso in loco para toda a equipe.
É indicado entender quais tecnologias, métodos e ferramentas a equipe irá utilizar e, em seguida, fazer um levantamento das necessidades de cada membro. Em geral, há deficiências em tecnologias de desenvolvimento (linguagens de programação), tecnologias de versionamento (como Git), coleta de requisitos (BOA PRÁTICA #01 - USAR TÉCNICA DE ENGENHARIA DE REQUISITOS) ou gestão de projetos. Em seguida, sugere-se definir um período do dia para dedicação de treinamentos, sejam eles online ou presenciais.
Alguns autores sugerem uma cooperação intensa entre universidades e indústria de software, a fim de melhorar as capacidades dos estudantes.
Sugere-se também a auto-capacitação, que se dá quando o próprio funcionário reconhece suas deficiências e busca treinamentos por conta própria, com o objetivo de aprimoramento profissional.
Além disso, uma forma de equilibrar o conhecimento das equipes se dá por meio do Nivelamento. Para tal, pode-se incentivar a troca de informações e experiências entre os membros das equipes, com workshops ou seminários, para maior difusão do conhecimento.
Também conhecida como
Fornecer treinamento à equipe.
FC relacionado(s)
Pouco envolvimento do usuário e Falta de Apoio organizacional.
Consequências
Capacitar a equipe oferece novos meios de tratar as tecnologias existentes, podendo trazer celeridade às atividades dos projetos e novas maneiras de resolver problemas. Em contraponto, um profissional muito bem qualificado pode deixar a equipe devido propostas melhores da indústria.
Boa(s) Prática(s) relacionada(s)
BOA PRÁTICA #02 - AVALIAR LÍDERES
Dica: há vários cursos bons e gratuitos em Udemy.com
Created with the Personal Edition of HelpNDoc: Free iPhone documentation generator