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		   Algumas definições são necessárias para se obter um bom entendimento sobre a modelagem que será descrita a seguir.
		   Estas definições servem para contextualizar os diversos conceitos utilizados na modelagem do CPS-Pro.
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			 | Papéis: Os papéis são definições abstratas para um conjunto de atribuições em forma de atividades realizadas e artefatos produzidos, d
			escrevendo como um membro deve atuar no contexto do negócio e que responsabilidades este membro possui.
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		       | Tipos de Papéis | 
		      
		       | Cliente | 
		      
		       | Objetivos: Foco em decisões de negócios e definição de prioridades. | 
		      
		       | Gerente de Implantação | 
		      
		       | Objetivos: Foco em requisitos e na comunicação com o cliente. Define prioridade das histórias junto com o cliente. | 
		      
		       | Líder da Engenharia | 
		      
		       | Objetivos: Foco em planejamento, gerenciamento de recursos e projeto, aplicação do processo. Atua como um tracker do projeto. | 
		      
		       | Engenheiro de Software | 
		      
		       | Objetivos: Foco em desenvolvimento. Ajuda a estimar histórias. Possuem autonomia para tomar decisões técnicas. | 
		      
		       | Engenheiro de Testes | 
		      
		       | Objetivos: Foco em qualidade e testes. Escreve e executa testes funcionais. | 
		      
		       | Engenheiro de Operações e Suporte | 
		      
		       | Objetivos: Foco em operações.
			Responsável por manter o ambiente de operações estável.
			Realiza instalação e atualização de hardware e software no ambiente de operações.
			Realiza manutenção preventiva de hardware. | 
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			 | Clientes: 
		     Dependendo das características do produto e da estratégia de negócios utilizada,
		     o alcance do produto no mercado pode levar a diferentes tipos relações com clientes em diferentes
		     localizações.
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		       | Tipos de Clientes | 
		      
		       | Quanto ao relacionamento | 
		      
		       | Unico cliente: Abordagem típica de XP. Considerado como um caso clássico de consultoria de projeto de
				desenvolvimento. O cliente é responsável por decisões em relação às prioridades das diferentes features. | 
		      
		       | Multiplos clientes: Quando um único projeto trata com um pequeno número de clientes igualmente
				importantes. Projetos desse tipo possuem entre dois e cinco clientes trabalhando com um mesmo time de
				desenvolvimento. As prioridades são definidas de acordo com a importância de cada cliente e a estratégia
				de negócios. | 
		      
		       | Varios clientes: Quando o número de clientes é muito grande o valor de cada um deles se torna
				baixo. As decisões se tornam resultado da interpretação de estudos e pesquisas de marketing. | 
		      
		       | Quanto a localização | 
		      
		       | Cliente On Site: O cliente atua em conjunto com a engenharia localmente. Este é o cenário ideal, pois quanto mais tempo
			engenheiros e cliente passam juntos, melhor as coisas vão. Porém, este cenário nem sempre é possível. | 
		      
		       | Cliente Off Site: Cliente que está no mesmo local (cidade), mas não está no mesmo ambiente de trabalho.
			Nestes casos deve-se tentar fazer reuniões presenciais com o cliente para levantamento de requisitos. | 
		      
		       | Cliente Remoto: Clientes remotos podem estar geograficamente isolados, trabalhar em um fuso horário diferente ou ainda falar um outro idioma.
			Este tipo de cliente requer atenção e planejamento especial para funcionar. É preciso ser pró-ativo
			quando lidando com clientes remotos. Nestes casos é indispensável à atuação do usuário proxy como
			representante do cliente. |