O CPS-Pro é uma abordagem de processo de
software que tem como objetivo orientar e apoiar na condução de projetos cujo foco
é a customização e implantação de produtos de software. Tais projetos não tratam do desenvolvimento de um software ditado pelo
cliente. Estes projetos tratam da adaptação das características de um produto de acordo
com as necessidades específicas de cada cliente. Ou seja, o escopo do processo é diferente.
O ciclo de customização do produto acontece para cada novo cliente e o ideal é que em
cada novo ciclo a curva de conhecimento seja minimizada. Para se adequar ao escopo em
questão, o CPS-Pro é essencialmente ágil herdando valores de XP, principalmente simplicidade
e comunicação. E, ao mesmo tempo, é minimamente formal exigindo um esforço maior do que nas
metodologias ágeis em termos de documentação, além de ser mais completo, pois trata das
questões desde a modelagem de negócios até suporte.
Assim como em XP, um dos principais valores em torno do CPS-Pro é comunicação.
O canal de comunicação deve estar sempre ativo com o cliente e com os demais membros da equipe.
No entanto, diferentemente de XP, onde a documentação formal é pouco valorizada, o CPS-Pro
sugere que um conjunto mínimo de documentos seja produzido como um meio de relatar a experiência
de cada um dos projetos de customização do produto. Neste caso, a comunicação também acontece
através destes documentos cujas informações poderão servir de parâmetro para os projetos que
seguem. Um dos principais objetivos da documentação é ajudar a identificar estratégias e
soluções que possam ser reutilizadas por diferentes clientes. Em projetos de customização de
produtos de software, deve se adotar como estratégia, sempre que possível, oferecer soluções
já conhecidas pela engenharia na tentativa de atender os requisitos do cliente visando diminuir
o custo de implementação a cada novo projeto.
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