Papéis e Atividades > Atividades Gerenciais > Gerente de Projeto > Monitorar Status do Projeto
Atividade:
|
Próposito
|
|
Passos | |
Artefatos de Entrada: | Artefatos de Saída: |
Freqüência: Diariamente | |
Papel: Gerente de Projeto |
Workflow Details: |
O Gerente de Projeto captura o status das atividades através de encontros diários com a equipe. Estes encontros devem ter uma duração curta, entre quinze e trinta minutos, e focar na breve reportagem das atividades e dos novos problemas encontrados. Para garantir que o encontro não irá se estender, em geral, todos os participantes ficam de pé. Por isso, são conhecidos como stand-up meetings.
Cada membro da equipe deve informar, resumidamente:
É importante ressaltar que as soluções para os problemas não devem ser discutidas nestes encontros. As pessoas que puderem contribuir para a solução de um problema devem ser reunir posteriormente. A realização de encontros diários melhora a comunicação entre a equipe e garante que todos possuem uma visão geral sobre o que está acontecendo no projeto.
O gerente de projeto deve coletar métricas primitivas sobre o progresso do projeto e a qualidade do produto, a partir destas informações.
Para avaliar apropriadamente o progresso do projeto em relação aos planos, o gerente de projeto consolida as métricas primitivas reportadas pela equipe do projeto para fornecer uma visão geral do progresso alcançado. O Plano de Medições do projeto descreve como estas métricas derivadas (os "indicadores de progresso") são calculadas.
Além de monitorar o progresso do trabalho, o gerente de projeto também deve monitorar a qualidade dos artefatos do projeto. Métricas de qualidade (também definidas no Plano de Medições do projeto) são consolidadas para fornecer uma visão geral do status do projeto em relação aos objetivos de qualidade.
Tendo derivado os indicadores de qualidade e de progresso do projeto, o gerente de projeto os compara com o estado esperado do projeto, conforme definido do Plano de Desenvolvimento de Software e no Plano de Iteração. Neste ponto, o gerente de projeto deve avaliar o seguinte:
O gerente de projeto também revê a Lista de Riscos para decidir se alguma estratégia de mitigação é necessária no momento.
Ao comparar o progresso com o Plano de Iteração, o gerente de projeto deve sempre ter em mente que as iterações são de duração fixa e começar a considerar o caso de alguma funcionalidade ser omitida da iteração, caso pareça que o planejamento original não pode ser cumprido, em vez de modificar a data final da iteração
Qualquer questão reportada deve ser capturada na Lista de Pendências do projeto (que será reportada na Avaliação de Status).Questões que sejam da alçada do gerente de projeto devem ser resolvidas diretamente, como parte da Atividade: Tratar Problemas e Exceções. Algumas vezes pode ser necessário promover o status de uma pendência, por exemplo, criando uma Requisição de Mudança para ela, ou atualizando a Lista de Riscos, se for uma questão importante.
Novas questões que necessitem ser escaladas para a Autoridade de Revisão do Projeto são incluídas na Avaliação de Status e encaminhadas à ARP, para resolução.Em geral, isto é feito durante a Atividade: Revisão de Projeto com a ARP.
Rational Unified Process |