Padrão de Recurso: Implantação
Esse padrão de capacidade abrange as atividades e fluxos de trabalho para a disciplina Implantação.
DescriçãoEstrutura de Divisão de TrabalhoAlocação de EquipeUso de Produto de Trabalho
Relacionamentos
Descrição

Para explicar o trabalho envolvido na disciplina Implantação, as atividades e os produtos de trabalho são organizados em um padrão de capacidade para a disciplina.

A implantação é disponibilizar o produto de software para o usuário final e é o ápice do esforço do desenvolvimento de software. 

O planejamento de implantação (Atividade: Implantação de Plano) é iniciado em breve no ciclo de vida do projeto e endereça não apenas a produção do software distribuível, mas também o desenvolvimento de material de treinamento e material de suporte do sistema, para assegurar que os usuários finais possam utilizar com êxito o produto de software liberado.

Material de suporte (Atividade: Desenvolver Material de Suporte) abrange o intervalo completo de informações que serão necessárias ao usuário final para instalar, operar, utilizar e manter o sistema fornecido. Também inclui o material de treinamento para todas as diversas posições que serão necessárias para utilizar o novo sistema de modo eficaz.

A Disciplina Implantação enfatiza bem o processo de testes executados antes da liberação do produto aos clientes. A atividade Gerenciar Teste de Aceitação abrange dois tipos de ambientes de teste. Primeiramente, o build precisa ser suficientemente testado no ambiente de teste de desenvolvimento (Atividade: Gerenciar Teste de Aceitação) e, em seguida, testado novamente no local de destino (Atividade: Gerenciar Teste de Aceitação para Instalação Customizada). O 'ambiente de teste' deve ser uma 'instância' do ambiente de destino. 

Depois o produto é testado no local de desenvolvimento em que ele precisa ser preparado para liberação para o cliente. O release pode ser criado para fins de testes beta ou de um teste de implantação para os usuários finais ou, de acordo com o nível de maturidade, para o produto final. Atividade: Produzir Unidade de Implantação descreve a logística de criação de um release do produto que consiste no software e nos artefatos associados necessários para sua instalação e uso efetivos. 

Um programa beta se refere ao processo usado por uma organização para solicitar feedback de um subconjunto de usuários sobre produtos que estejam em desenvolvimento. O feedback será usado para aprimorar o produto. Atividade: Produto de Teste Beta descreve as atividades para permitir a implantação interativa de um produto e a dedicação sistemática do cliente à criação do produto final.

Para software 'comprado em loja', Atividade: Empacotar Produto descreve as atividades para reunir o produto de software, os scripts de instalação e os manuais de usuário e empacotá-los para produção em massa, como qualquer outro produto de consumidor.

O seu software pode ser instalado por um fornecedor de desenvolvimento ou você mesmo pode adquirir o software em uma loja ou por meio de download da Internet. Atividade: Fornecer Acesso ao Site de Download refere-se ao produto que está sendo disponibilizado para compra e para download através da Internet como um canal de distribuição de software.


 

Propriedades
Orientado por Evento
Múltiplas Ocorrências
Em Andamento
Opcional
Planejado
Repetível
Uso
Notas de Uso

Decidir Como Executar o Fluxo de Trabalho

As seguintes decisões devem ser tomadas em relação ao fluxo de trabalho da disciplina Implantação:

  • Decida como desempenhar o fluxo de trabalho, consultando as atividades nesse fluxo de trabalho. Analise o diagrama com suas condições de guarda e as diretrizes. Decida quais atividades desempenhar e em qual ordem. A decisão mais significativa a ser tomada é o tipo de implantação que será executada:
    • Instalação personalizada
    • Distribuição do produto por meio de embalagens especiais
    • Acesso ao software através da Internet
  • Decida que partes das atividades de Implantação desempenhar. Estão relacionadas a seguir algumas partes relativamente opcionais que podem ser incluídas com certa independência em relação às demais.

Parte do fluxo de trabalho

Comentários

Desenvolvimento de materiais para os usuários finais Inclui Função: Escritor Técnico, Tarefa: Desenvolver Materiais de Suporte e Produto de Trabalho: Material de Suporte do Usuário
Desenvolvimento de materiais de treinamento Incluir Função: Desenvolvedor de Curso, Tarefa: Desenvolver Materiais de Treinamento e Produto de Trabalho: Materiais de Treinamento.  
Teste beta Apresentar Atividade: Produto de Teste Beta, se executar o teste beta. 

  • Durante o ciclo de vida do projeto, decida quando incluir cada parte do fluxo de trabalho.
Informações Adicionais