Padrão de Recurso: Gerenciamento de Projeto
Esse padrão de capacidade abrange as atividades e fluxos de trabalho para a disciplina Gerenciamento de Projeto.
DescriçãoEstrutura de Divisão de TrabalhoAlocação de EquipeUso de Produto de Trabalho
Relacionamentos
Descrição

Para explicar o trabalho envolvido na disciplina Gerenciamento de Projeto, as atividades e os produtos de trabalho são organizados em um padrão de capacidade para a disciplina.

Cada atividade representa uma meta de alto nível que precisa ser alcançada, para desempenhar o gerenciamento de projeto efetivo.   Na iteração inicial do Padrão de Capacidade: Iteração de Iniciação, a disciplina Gerenciamento de Projeto começa em Atividade: Compreender Novo , durante a qual os artefatos iniciais Produto de Trabalho: Visão, Produto de Trabalho: Caso de Negócios e Produto de Trabalho: Lista de Riscos são criados e revistos. O objetivo é obter financiamento o suficiente para continuar com um sério exercício de escopo e planejamento.

Um Produto de Trabalho: Plano de Desenvolvimento de Software não desenvolvido é criado e o projeto auto-inicializado em vida com o Produto de Trabalho: Plano de Iteração inicial. Com essa autorização inicial, o trabalho pode continuar no Produto de Trabalho: Visão, Produto de Trabalho: Lista de Riscos e Produto de Trabalho: Caso de Negócios em Atividade: Avaliar Escopo e Risco do Projeto. Isso é utilizado para oferecer um fundamento estável para detalhar o Produto de Trabalho: Plano de Desenvolvimento de Software. Referência: Atividade: Planejar o Projeto.

Na conclusão do Projeto do Plano, deve-se saber o suficiente sobre os riscos e possíveis retornos de negócios do projeto, para permitir que uma decisão informada seja tomada para confirmar os fundos para o restante da Fase de Iniciação ou para abandonar o projeto. Em seguida, o Plano de Iteração inicial é refinado para controlar o restante da iteração inicial na iniciação, em uma chamada da Atividade: Planejar para Próxima Iteração (a atividade utilizada aqui é a mesma que será utilizada para planejamento de iterações subseqüentes - por isso, o nome um tanto indefinido neste contexto). Em Plano para Próxima Iteração, a Função: Coordenador de Projeto e a Função: Arquiteto de Software decidem quais requisitos devem ser explorados, refinados ou realizados. Em iterações iniciais, a ênfase está na descoberta e refinamento de requisitos; em iterações iniciais, na construção de software para realização desses requisitos.

Nesse momento, a Disciplina: Gerenciamento de Projeto mescla em uma seqüência comum para todas as iterações subseqüentes.

O plano de iteração é executado em Atividade: Gerenciar Iteração, o qual é concluído por uma avaliação e revisão de iteração, para determinar se os objetivos para a iteração foram atingidos. A Tarefa: Revisão de Aceitação de Iteração pode determinar que o projeto deve ser finalizado, se a iteração tiver perdido de forma significativa seus objetivos e é decidido que o projeto não pode ser recuperado durante iterações subseqüentes.

Como opção, aproximadamente no ponto central da iteração, uma Tarefa: Revisão de Critérios de Avaliação de Iteração pode ser retida, para rever a iteração Produto de Trabalho: Plano de Teste, o qual por esta fase deve ser bem definido. Geralmente, essa revisão opcional é mantida apenas para iterações prolongadas (seis meses e mais). Ela fornece ao gerente do projeto e outros envolvidos, a oportunidade de fazer correções intermediárias.

Em paralelo com Gerenciar Iteração, as tarefas de rotina diária, semanal e mensal do gerenciamento do projeto são desempenhadas em Atividade: Monitorar & Controlar Projeto, com a idéia de que as expectativas podem precisar ser reconfiguradas com base na experiência da iteração anterior.

Quando a iteração final de uma fase for concluída, uma revisão de marco principal é mantida como parte da Atividade: Fase de Fechamento. O planejamento é feito para a próxima fase, presumindo que o projeto deve continuar. Na conclusão do projeto, uma Tarefa: Revisão de Aceitação de Projeto é mantida como parte da Atividade: Projeto de Fechamento. Nesse momento, o projeto termina, a menos que a revisão determine que o produto entregue não é aceitável, em todo caso uma iteração adicional é programada.

Planejamento detalhado, na Atividade: Planejar para Próxima Iteração, leva à próxima iteração. Em paralelo, as mudanças para o Plano de Desenvolvimento de Software são feitas nesse momento, no Projeto do Plano, capturando as lições aprendidas e atualizando todo o Plano do Projeto (no Plano de Desenvolvimento de Software) para iterações posteriores.

Propriedades
Orientado por Evento
Múltiplas Ocorrências
Em Andamento
Opcional
Planejado
Repetível
Uso
Notas de Uso

Decidir Como Executar o Fluxo de Trabalho

As seguintes decisões devem ser tomadas em relação ao fluxo de trabalho da disciplina Gerenciamento de Projeto:

  • Decida como desempenhar o fluxo de trabalho, consultando as atividades nesse fluxo de trabalho. Analise o diagrama com suas condições de guarda e as diretrizes. Decida quais atividades desempenhar e em qual ordem. 
  • Decida que partes das atividades do Gerenciamento de Projeto desempenhar. A tabela a seguir mostra algumas partes que podem ser inseridas relativamente de modo independente do restante.
  • Durante o ciclo de vida do projeto, decida quando incluir cada parte do fluxo de trabalho.

Parte do fluxo de trabalho

Comentários

Desenvolvimento iterativo Alguns clientes já possuem um fluxo de trabalho de gerenciamento de projeto, mas estão interessados em inserir as partes da disciplina Gerenciamento de Projeto do Rational Unified Process que têm como foco o desenvolvimento iterativo direcionado a riscos: Atividade: Planejar para Próxima Iteração, Atividade: Gerenciar Iteração e Atividade: Avaliar Escopo e Risco do Projeto
Início do projeto Algumas partes da disciplina Gerenciamento de Projeto têm como foco o início do projeto e devem ser apresentadas logo no início do projeto: Atividade: Entender Novo Projeto, Atividade: Avaliar Escopo e Risco do Projeto e Atividade: Planejar o Projeto
Informações Adicionais