Gerenciamento de Qualidade
A Verificação da Prática e o Gerenciamento da Qualidade durante o ciclo de vida do projeto é essencial para atingir os objetivos corretos no momento certo. Os problemas de software ficam de 100 a 1.000 vezes mais caros para localizar e reparar após a implementação.
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imagem Verificar Qualidade Continuamente

Os problemas de software ficam de 100 a 1.000 vezes mais caros para localizar e reparar após a implementação. A verificação e o gerenciamento da qualidade durante o ciclo de vida do projeto é essencial para atingir os objetivos corretos no momento certo.

O Que Significa Verificação de Qualidade durante o Ciclo de Vida?

É importante que a qualidade de todos os artefatos seja avaliada em vários pontos no ciclo de vida do projeto, à medida que eles amadurecem. Os artefatos devem ser avaliados à medida que as atividades que os produzem são concluídas e na conclusão de cada iteração. Especificamente, à medida que o software executável é produzido, ele deve ser submetido à demonstração e teste de cenários importantes em cada iteração, o que fornecerá uma compreensão mais real das trocas de design e da eliminação antecipada de defeitos de arquitetura. Isso contrasta com uma abordagem mais tradicional, que deixa o teste integrado do software para mais tarde, no ciclo de vida do projeto.

O Que É Qualidade?

Introdução

A qualidade é algo pelo qual nos esforçamos para obter nos produtos, processos e serviços. Mesmo assim, quando perguntados: "O Que É Qualidade?", cada pessoa tem uma opinião diferente. As respostas mais comuns incluem uma ou outra destas opções:

  • "Qualidade ... Não tenho certeza de como descrevê-la, mas saberei quando encontrá-la."
  • "... atendendo os requisitos."

Talvez a referência mais freqüente à qualidade, relacionada especificamente ao software, seja este comentário com relação à sua ausência:

"Como eles puderam liberar algo assim, com essa qualidade tão baixa!?"

Essas respostas comuns são significativas, mas oferecem muito pouco para um exame rigoroso da qualidade e para melhorar sua execução. Todos esses comentários ilustram a necessidade de definir a qualidade de maneira que ela possa ser medida e alcançada.

A qualidade, no entanto, não é um atributo ou uma característica singular. É multidimensional e pode ser possuída por um produto ou por um processo. A qualidade do produto está concentrada na criação do produto certo, enquanto a qualidade do processo está concentrada na criação correta do produto. Consulte Conceito: Qualidade do Produto e Conceito: Qualidade do Processo, para obter informações adicionais.

Definição de Qualidade

A definição de qualidade, no The American Heritage Dictionary of the English Language, 3a. edição, Houghton Mifflin Co.,©1992, 1996, é:

Qualidade s.f., pl. -s. 1.a. Uma característica inerente ou diferenciada; uma propriedade. b. Um traço pessoal, especialmente um traço de caráter. 2. Caráter essencial; natureza. 3.a. Superioridade de espécie. b. Grau ou classificação de excelência.

Como demonstrado por essa definição, a qualidade não é uma dimensão única, mas várias. Para usar a definição e aplicá-la ao desenvolvimento de software, ela precisa ser refinada. Portanto, para as finalidades do RUP (Rational Unified Process), a qualidade é definida como:

"...a característica de ter demonstrado o êxito de produzir um produto que atende ou excede os requisitos ajustados, conforme avaliado por medidas e critérios combinados e que é produzido por um processo concordado."

Ter êxito na qualidade não é simplesmente "atender a requisitos" ou produzir um produto que atenda às necessidades e expectativas do usuário. Pelo contrário, a qualidade também inclui a identificação das medidas e dos critérios para demonstrar a obtenção da qualidade e a implementação de um processo para garantir que o produto por ele criado tenha atingido o grau desejado de qualidade e possa ser repetido e gerenciado.

Consulte também as páginas a seguir para obter informações adicionais sobre como o RUP define a idéia de qualidade:

A Quem Pertence a Qualidade?

Um conceito errôneo comum é que a qualidade pertence a um grupo ou é responsabilidade dele. Esse mito é geralmente perpetuado pela criação de um grupo, algumas vezes denominado Garantia de Qualidade, outros nomes incluem Teste, Controle de Qualidade e Engenharia de Qualidade, e atribuindo a eles a missão e a responsabilidade relacionadas à qualidade.

A qualidade é, e deve ser, responsabilidade de todos. Obter qualidade deve ser inerente a quase todas as atividades do processo, em vez de uma disciplina separada, tornando, portanto, todos responsáveis pela qualidade dos produtos (ou artefatos) que criam e pela implementação do processo no qual estão envolvidos.

Cada função contribui para a obtenção da qualidade das seguintes maneiras:

  • Qualidade do produto, a contribuição para o êxito geral de qualidade em cada artefato produzido.
  • Qualidade do processo, o êxito de qualidade nas atividades do processo em que estão envolvidos.

Todos compartilham a responsabilidade e a glória de obter um produto de alta qualidade ou a vergonha de um produto de baixa qualidade. Mas somente aqueles diretamente envolvidos em um componente específico do processo são responsáveis pela glória ou vergonha da qualidade desses componentes do processo (e dos artefatos). Alguém, no entanto, deve ter a responsabilidade de gerenciar a qualidade, ou seja, fornecer a supervisão para garantir que a qualidade esteja sendo gerenciada, medida e obtida. A função responsável por gerenciar a qualidade é o Coordenador de Projeto.

Conceitos Errôneos Comuns sobre Qualidade

Existem muitos conceitos errôneos com relação à qualidade e os mais comuns incluem:

A Qualidade Pode Ser Incluída a ou "Testada" em um Produto

Da mesma maneira que um produto não pode ser produzido se não houver uma descrição do que ele é, do que precisa fazer, de quem o usa, de como ele é usado e assim por diante, não será possível obter qualidade se ela não for descrita, medida e fizer parte do processo de criação do produto.

Consulte Conceito: Qualidade de Medida e a seção desse documento intitulada Qualidade acontece nela própria.

A Qualidade é uma Dimensão, Atributo ou Característica Únicos e Significa o Mesmo para Todo e Qualquer Indivíduo

A qualidade não é uma única dimensão, um atributo ou uma característica. A qualidade é medida de várias maneiras; as métricas e os critérios de qualidade são estabelecidos para atender às necessidades do projeto, da organização e do cliente.

A qualidade pode ser medida juntamente com várias dimensões; algumas se aplicam à qualidade do processo, outras à qualidade do produto e algumas às duas. A qualidade pode ser medida para:

  • Progresso - como os casos de uso demonstrados ou os marcos concluídos
  • Variação - diferenças entre planejamentos reais e planejados, orçamentos, requisitos de formação de equipe e assim por diante
  • Confiabilidade - resistência a defeitos (travamento, interrupção, fugas de memória e assim por diante) durante a execução
  • Função - o artefato implementa e executa os casos de uso necessários, conforme pretendido
  • Desempenho - o artefato executa e responde de maneira aceitável e em tempo hábil, e continua a executar de maneira aceitável, quando submetido a características operacionais do mundo real, como carga, stress e longos períodos de operação

Consulte Conceito: Dimensões de Qualidade, Conceito: Qualidade do Produto e Conceito: Qualidade do Processo, para obter informações adicionais.

Qualidade Acontece nela Própria

A qualidade não pode acontecer sozinha. Para obter qualidade, um processo precisa ser implementado, estar de acordo com a meta e ser medido. A finalidade do RUP é fornecer uma abordagem disciplinada para atribuição de tarefas e responsabilidades dentro de uma organização de desenvolvimento. Nossa meta é garantir a produção de software de alta qualidade, que atenda às necessidades dos usuários, dentro de um planejamento e orçamento previsíveis. O RUP captura muitas das melhores práticas de desenvolvimento de software moderno, de forma que possa ser adaptado para um largo espectro de projetos e organizações. A disciplina de Ambiente fornece orientação sobre a melhor maneira de configurar o processo, de acordo com suas necessidades.

Os processos podem ser configurados e a qualidade, os critérios de aceitabilidade, pode ser negociada com base em vários fatores. Os fatores mais comuns são:

  • Risco (incluindo responsabilidades)
  • Oportunidades de mercado
  • Requisitos de receita
  • Questões de programação ou formação de equipe
  • Orçamentos

As mudanças no processo e nos critérios de aceitabilidade devem ser identificadas e acordadas no início do projeto.

Gerenciamento de Qualidade no RUP

O gerenciamento de qualidade é feito para estas finalidades:

  • Identificar indicadores adequados (métricas) com qualidade aceitável
  • Identificar medidas adequadas a serem usadas na avaliação da qualidade
  • Identificar e abordar adequadamente questões que afetam a qualidade o mais cedo e eficaz possível

O gerenciamento da qualidade é implementado em todas as disciplinas, fluxos de trabalho, fases e iterações do RUP. Em geral, o gerenciamento da qualidade durante o ciclo de vida significa que você implementa, mede e avalia tanto a qualidade do processo como a do produto. Alguns dos esforços gastos para gerenciar a qualidade em cada disciplina estão realçados na lista a seguir:

  • O gerenciamento da qualidade na disciplina de Requisitos inclui a análise do conjunto de artefatos de requisitos em busca da consistência (entre padrões de artefatos e outros artefatos), clareza (comunica as informações claramente a todos os acionistas, envolvidos e outras funções) e precisão (o nível apropriado de detalhe e precisão).
  • Na disciplina de Análise e Design, o gerenciamento da qualidade inclui a avaliação do conjunto de artefatos de design, incluindo a consistência do modelo de design, sua conversão dos artefatos de requisitos e sua conversão em artefatos de implementação.
  • Na disciplina de Implementação, o gerenciamento da qualidade inclui a avaliação dos artefatos de implementação e a avaliação do código fonte ou dos artefatos executáveis com relação aos requisitos, design e artefatos de teste adequados.
  • A disciplina de Teste é altamente centralizada no gerenciamento da qualidade, uma vez que a maioria dos esforços empregados nessa disciplina abordam as três finalidades de gerenciamento de qualidade identificadas anteriormente.
  • A disciplina de Ambiente, como a disciplina de Teste, inclui muitos esforços que abordam as finalidades de gerenciamento da qualidade. Aqui é possível encontrar diretrizes sobre como configurar melhor o processo para atender às suas necessidades.
  • Gerenciar qualidade na disciplina de Implementação de seus distribuíveis do produto inclui avaliar os artefatos de implementação e avaliar os artefatos executáveis e de implementação em relação aos requisitos, design e artefatos de teste apropriados, necessários para entregar o produto ao cliente.
  • A disciplina de Gerenciamento do Projeto inclui uma visão geral de vários esforços de gerenciamento da qualidade, incluindo as revisões e auditorias requeridas para avaliar a implementação, a aderência e o progresso do processo de desenvolvimento.