Planejar como Produzir o Software
O resultado da implementação e das atividades de teste são programas executáveis testados. Esses programas executáveis
devem ser associados a outros produtos de trabalho para constituírem uma unidade ou um produto de implementação
completo:
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Scripts de instalação
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Documentação do usuário
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Dados de configuração
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Programas adicionais para migração: conversão de dados.
Em algumas circunstâncias, vários programas executáveis podem ter que ser produzidos para diferentes configurações de
usuário. Ou diferentes conjuntos de produtos de trabalho precisarão ser montados para diferentes classes de usuários:
novos usuários versus usuários existentes, variantes por país ou idioma e assim por diante.
Para o software distribuído, vários conjuntos talvez tenham que ser produzidos para diferentes nós de computação na
rede.
Este aspecto do esforço de implementação é capturado nas tarefas para produzir unidades de implementação.
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Planejar como Empacotar o Software
Os vários produtos de trabalho que compõem o produto liberado são empacotados na mídia adequada: disquetes, fitas,
CD-ROM, arquivos de servidor arquivados, manuais, fitas de vídeo e assim por diante e devem ser identificados e
etiquetados apropriadamente. As tarefas geralmente envolvem o trabalho com organizações externas para que empacotem o
software.
Em algumas circunstâncias (por exemplo, pequenos sistemas incorporados), o software faz parte de um outro sistema na
forma de PROM.
Este aspecto da implementação é capturado nas tarefas relacionadas ao empacotamento do produto.
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Planejar como Distribuir o Software
Mais uma vez, há várias opções, desde as embalagens à utilização de uma rede de distribuidores ou distribuição pela
Internet.
Existe a questão sobre o controle de quem está autorizado a utilizar o software: licenciamento. O licenciamento de
software envolve a configuração de procedimentos e ferramentas para gerenciar licenças e comunicar os códigos da
licença aos usuários.
Esse aspecto de implementação é coberto em Tarefa: Fornecer Acesso para o Site de Download e Tarefa: Gerenciar o Teste de
Aceitação.
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Planejar como Instalar o Software
Com o advento da distribuição pela Internet, a instalação de software é, cada vez mais, um processo controlado pelo
usuário. Apesar disso, é preciso ter o suporte de ferramentas e procedimentos de instalação oferecidos com o produto.
Em alguns casos mais raros (grandes sistemas técnicos complexos), a instalação é executada pelo fornecedor do software
independente.
Geralmente, a instalação é mais complexa em sistemas distribuídos, pois todos os nós têm que ser atualizados
rapidamente e a instalação pode se subdividir em vários procedimentos.
Esse aspecto de implementação é coberto em Tarefa: Gerenciar o Teste de Aceitação e Tarefa: Fornecer Acesso para o Site de Download .
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Migração
Como parte da instalação, surge, com freqüência a questão da migração:
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A substituição de um sistema antigo por um novo, com ou sem restrições de continuidade de operações.
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A conversão de dados existentes para um novo formato.
Os programas associados a essa migração são desenvolvidos e testados com a utilização do mesmo processo usado no
produto primário.
Parte do processo de preparar o cliente para a próxima geração de software é através de versões beta mais recentes do
produto. Este aspecto da implementação é coberto nas tarefas relacionadas ao teste beta do produto.
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Fornecendo Ajuda e Assistência aos Usuários
Pode assumir várias formas:
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Cursos de treinamento formais
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Treinamento baseado em computador
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Ajuda e orientação on-line
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Suporte por telefone
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Suporte pela Internet
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Em paralelo: dicas, comunicados de aplicativos, exemplos e assistentes
Geralmente, o suporte envolve a configuração de procedimentos para acompanhamento e resolução de problemas que se
integram à tarefa de gerenciamento de mudanças.
Este aspecto da implementação é coberto nas tarefas relacionadas ao desenvolvimento de materiais de suporte.
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