Tarefa: Desenvolver Plano de Implantação
Esta tarefa descreve como desenvolver o plano de implementação para como e quando o produto será disponibilizado para a comunidade de usuários.
Disciplinas: Implantação
Relacionamentos
Descrição Principal

O Plano de Implementação documenta como e quando o produto será disponibilizado para a comunidade de usuários.  Ele inclui empacotamento e distribuição do software.  Ele inclui também a instalação do software, migração para o novo software, assim como ajuda e treinamento de novos usuários.  A disposição do usuário em utilizar o produto é a marca de seu sucesso.

Etapas
Planejar como Produzir o Software

O resultado da implementação e das atividades de teste são programas executáveis testados. Esses programas executáveis devem ser associados a outros produtos de trabalho para constituírem uma unidade ou um produto de implementação completo:

  • Scripts de instalação
  • Documentação do usuário
  • Dados de configuração
  • Programas adicionais para migração: conversão de dados.

Em algumas circunstâncias, vários programas executáveis podem ter que ser produzidos para diferentes configurações de usuário. Ou diferentes conjuntos de produtos de trabalho precisarão ser montados para diferentes classes de usuários: novos usuários versus usuários existentes, variantes por país ou idioma e assim por diante.

Para o software distribuído, vários conjuntos talvez tenham que ser produzidos para diferentes nós de computação na rede.

Este aspecto do esforço de implementação é capturado nas tarefas para produzir unidades de implementação.

Planejar como Empacotar o Software

Os vários produtos de trabalho que compõem o produto liberado são empacotados na mídia adequada: disquetes, fitas, CD-ROM, arquivos de servidor arquivados, manuais, fitas de vídeo e assim por diante e devem ser identificados e etiquetados apropriadamente. As tarefas geralmente envolvem o trabalho com organizações externas para que empacotem o software.

Em algumas circunstâncias (por exemplo, pequenos sistemas incorporados), o software faz parte de um outro sistema na forma de PROM.

Este aspecto da implementação é capturado nas tarefas relacionadas ao empacotamento do produto.

Planejar como Distribuir o Software

Mais uma vez, há várias opções, desde as embalagens à utilização de uma rede de distribuidores ou distribuição pela Internet.

Existe a questão sobre o controle de quem está autorizado a utilizar o software: licenciamento. O licenciamento de software envolve a configuração de procedimentos e ferramentas para gerenciar licenças e comunicar os códigos da licença aos usuários.

Esse aspecto de implementação é coberto em Tarefa: Fornecer Acesso para o Site de Download  e Tarefa: Gerenciar o Teste de Aceitação.

Planejar como Instalar o Software

Com o advento da distribuição pela Internet, a instalação de software é, cada vez mais, um processo controlado pelo usuário. Apesar disso, é preciso ter o suporte de ferramentas e procedimentos de instalação oferecidos com o produto. Em alguns casos mais raros (grandes sistemas técnicos complexos), a instalação é executada pelo fornecedor do software independente.

Geralmente, a instalação é mais complexa em sistemas distribuídos, pois todos os nós têm que ser atualizados rapidamente e a instalação pode se subdividir em vários procedimentos.

Esse aspecto de implementação é coberto em Tarefa: Gerenciar o Teste de Aceitação e Tarefa: Fornecer Acesso para o Site de Download .

Migração

Como parte da instalação, surge, com freqüência a questão da migração:

  • A substituição de um sistema antigo por um novo, com ou sem restrições de continuidade de operações.
  • A conversão de dados existentes para um novo formato.

Os programas associados a essa migração são desenvolvidos e testados com a utilização do mesmo processo usado no produto primário.

Parte do processo de preparar o cliente para a próxima geração de software é através de versões beta mais recentes do produto. Este aspecto da implementação é coberto nas tarefas relacionadas ao teste beta do produto.

Fornecendo Ajuda e Assistência aos Usuários

Pode assumir várias formas:

  • Cursos de treinamento formais
  • Treinamento baseado em computador
  • Ajuda e orientação on-line
  • Suporte por telefone
  • Suporte pela Internet
  • Em paralelo: dicas, comunicados de aplicativos, exemplos e assistentes

Geralmente, o suporte envolve a configuração de procedimentos para acompanhamento e resolução de problemas que se integram à tarefa de gerenciamento de mudanças.

Este aspecto da implementação é coberto nas tarefas relacionadas ao desenvolvimento de materiais de suporte.