Mentor de Ferramentas: Detalhando um Caso de Uso de Negócios Utilizando o Rational RequisitePro
Este mentor de ferramenta descreve como usar o Rational RequisitePro(R) para descrever um caso de uso de negócios em detalhes.
Ferramenta: Rational RequisitePro
Relacionamentos
Elementos Relacionados
Descrição Principal

Finalidade

Este mentor de ferramenta descreve como usar o Rational RequisitePro® para descrever um caso de uso de negócios em detalhes.

Visão Geral

Depois dos casos de uso de negócios terem sido identificados, conforme descrito no mentor de ferramenta do Rational Rose® intitulado Localizando Agentes Comerciais e Casos de Uso, você poderá utilizar o RequisitePro para desenvolver um documento de Especificação de Caso de Uso de Negócios.

Nota: Quando iniciar o projeto, você poderá desenvolver os casos de uso no Rose e gerar os requisitos de caso de uso no RequisitePro utilizando o recurso Gerenciamento Integrado de Caso de Uso. Consulte Mentor de Ferramenta: Gerenciando Casos de Uso com o Rational Rose e o Rational RequisitePro para obter informações adicionais.

Você pode utilizar seções do documento de Especificação de Caso de Uso de Negócios para criar requisitos específicos. Esses requisitos podem ser rastreados (ou vinculados) a outros requisitos, como recursos do produto.

O designer de negócios escreve um documento de especificação de caso de uso de negócios para cada caso de uso de negócios. Esse documento define todas as propriedades textuais do caso de uso e pode elaborar o nome e a descrição dos casos de uso. (Consulte Tarefa: Localizar Agentes Comerciais e Casos de Uso.)

Etapas de Ferramentas

Para detalhar um caso de uso de negócios utilizando o Rational RequisitePro:

  1. Inclua o Tipo de Documento de Especificação de Caso de Uso de Negócios no Projeto (Se Necessário)
  2. Crie um Documento de Especificação de Caso de Uso de Negócios
  3. Complete o Documento de Especificação de Caso de Uso de Negócios
  4. Crie Requisitos na Especificação de Caso de Uso de Negócios Detalhada
  5. Inclua Diagramas na Especificação de Caso de Uso (Opcional)

1.  Inclua o Tipo de Documento de Especificação de Caso de Uso de Negócios no Projeto (Se Necessário) 

Para utilizar o esboço da Especificação de Caso de Uso de Negócios fornecido no RequisitePro, você deve ter o tipo de documento de Especificação do Caso de Uso de Negócios no projeto. (Para verificar se você o tem, selecione o projeto no Explorer e, em seguida, clique em Arquivo > Propriedades. Clique na guia Tipos de Documentos e veja se o tipo de documento está listado.) Se o tipo de documento já estiver disponível para o projeto, você poderá movê-lo para o procedimento 2.

Etapas de Ferramentas

Para incluir o tipo de documento de Especificação de Caso de Uso de Negócios em um projeto RequisitePro aberto:

  1. No Explorer selecione o projeto e, em seguida, clique em Arquivo > Propriedades. A caixa de diálogo Propriedades do Projeto aparece.
  2. Clique na guia Tipos de Documentos e clique em Incluir. A caixa de diálogo Tipo de Documento aparece.
  3. Faça o seguinte:
    • Digite "Tipo de Documento de Especificação de Caso de Uso de Negócios" na caixa Nome.
    • Digite uma descrição para o tipo de documento.
    • Digite uma extensão de arquivo. A extensão de arquivo é aplicada a todos os documentos associados ao tipo de documento.
    • Na lista Tipo de Requisito Padrão, clique em "Tipo de Requisito do Caso de Uso".
    • Na lista Nome do Esboço, selecione "Especificação de Caso de Uso de Negócios do RUP".
  4. Clique em OK para fechar a caixa de diálogo Tipo de Documento.
  5. Clique em OK para fechar a caixa de diálogo Propriedades do Projeto.

Para Obter Informações Adicionais

ícone do livro de ajuda Consulte o tópico intitulado Criando e Modificando Tipos de Documentos (Índice: tipos de documentos > criando) na Ajuda on-line do RequisitePro.

2. Crie um Documento de Especificação de Caso de Uso de Negócios

O documento de Especificação de Caso de Uso de Negócios contém as propriedades textuais do caso de uso. Isso inclui as seguintes propriedades do caso de uso: nome, descrição breve, fluxo básico de eventos, fluxo alternativo de eventos, pré-condições e requisitos especiais.

Nota: Se você tiver desenvolvido seus casos de uso no Rose, poderá utilizar os procedimentos descritos no mentor de ferramenta Gerenciando Casos de Uso Utilizando o Rational Rose e o Rational RequisitePro para criar um novo documento de caso de uso associado ao caso de uso Rose. Caso contrário, utilize as seguintes etapas de ferramenta para criar um documento de caso de uso.

Para criar um documento de Especificação de Caso de Uso de Negócios:

  • Clique em Arquivo > Novo > Documento. A caixa de diálogo Propriedades do Documento aparece.
  • Digite um nome, descrição e nome de arquivo para o documento.
  • Aceite o pacote padrão ou clique no botão Procurar adjacente e selecione o pacote em que você deseja colocar o novo documento.
  • Na caixa Tipo de Documento, selecione "Tipo de Documento de Especificação de Caso de Uso de Negócios". Clique em OK. O esboço para o documento de Especificação de Caso de Uso de Negócios é aberto no Microsoft® Word.

Para Obter Informações Adicionais

ícone do livro de ajudaConsulte o tópico Criando Documentos de Requisitos (Índice: documentos > criando) na Ajuda on-line do RequisitePro.

3. Complete o Documento de Especificação de Caso de Uso de Negócios

No documento de Especificação de Caso de Uso de Negócios recém-criado, digite informações relevantes a cada seção do caso de uso de negócios. A propriedades de nome e descrição breve já devem ter sido documentadas em Tarefa: Localizar Casos de Uso de Negócios e Agentes no Rose.

Para completar um documento de Especificação de Caso de Uso de Negócios:

  1. No documento de Especificação de Caso de Uso, substitua o texto "Nome do Caso de Uso" no esboço pelo nome real do caso de uso.

    Nota: Se você tiver criado o documento de caso de uso utilizando os procedimentos descritos no mentor de ferramenta Gerenciando Casos de Uso Utilizando o Rational Rose e Rational RequisitePro, o nome do caso de uso será inserido automaticamente no título do documento. Utilize os comandos RequisitePro > Requisito > Recortar e Colar para mover o requisito de caso uso para o texto "Utilizar Nome do Caso de Uso".

  2. Leia as instruções no campo Descrição Breve, exclua-as e digite uma breve descrição do documento.

    Nota: Se você tiver desenvolvido o caso de uso no Rose e desejar incluir o campo de documentação do Rose como parte da seção de descrição breve no documento de caso de uso do RequisitePro, copie o texto do campo Documentação na caixa de diálogo Especificação de Caso de Uso do Rose e cole-o no documento especificação de caso de uso.

  3. Substitua o texto padrão localizado na seção Fluxo Básico de Eventos pelo texto para esse fluxo básico de eventos do caso de uso. Utilize uma descrição passo a passo, na qual cada passo é identificado em uma linha separada.
  4. Repita esse procedimento para as outras propriedades do caso de uso (fluxo alternativo de eventos, requisitos especiais, pré-condições, pós-condições e assim por diante).
  5. Clique em RequisitePro > Documento > Salvar.

Para Obter Informações Adicionais

ícone do livro de ajudaConsulte o tópico Salvando Documentos de Requisitos (Índice: documentos > salvando) na Ajuda on-line do RequisitePro.

4. Crie Requisitos na Especificação de Caso de Uso de Negócios 
Detalhada

Crie requisitos do RequisitePro a partir das seções Especificação de Caso de Uso de Negócios. Marque o nome do caso de uso como um requisito-pai e suas propriedades como requisitos-filho. Essas propriedades podem incluir descrições breves, o fluxo de eventos básico e alternativo, pré-condições, pós-condições, requisitos especiais e relacionamentos estendidos.

Para criar requisitos no documento de Especificação de Caso de Uso de Negócios:

  1. No documento de Especificação de Caso de Uso, selecione o texto completo do nome do caso de uso.
  2. Execute um dos procedimentos a seguir:
    • Clique com o botão direito do mouse e selecione Novo Requisito.
    • Clique em RequisitePro > Requisito > Novo.
      A caixa de diálogo Propriedades do Requisito aparece.
  3. Selecione UC como o tipo de requisito.
  4. Na guia Atributos, selecione o valor do atributo Propriedade de "Nome" na lista de propriedades do caso de uso.
  5. Repita as etapas precedentes para a descrição breve (definindo o atributo Propriedade para "Descrição Breve"). Na guia Hierarquia, selecione <escolher pai> e identifique o requisito UC representando o nome do caso de uso.
  6. Na seção do fluxo básico de eventos do documento de Especificação de Caso de Uso, crie requisitos UC para cada etapa ou grupo de etapas (subfluxo) para o qual deseja definir links de rastreabilidade. Defina o atributo Propriedade para "Fluxo Básico" e defina o pai do requisito para o requisito de nome de caso de uso criado nas Etapas 1-3 acima. Observe que não é necessário criar requisitos para cada etapa em um fluxo de eventos.
    Etapa opcional: Você pode indicar grupos de etapas que sempre são executadas juntas. Se necessário, utilize requisitos hierárquicos para distinguir subfluxos do fluxo básico de eventos.
  7. Em cada fluxo alternativo de eventos, crie requisitos UC para cada etapa ou grupo de etapas (subfluxo) para o qual deseja definir links de rastreabilidade. Defina o atributo Propriedade para "Fluxo Alternativo" e o requisito-pai conforme indicado anteriormente. Utilize requisitos hierárquicos para indicar subfluxos completos.
  8. As seguintes etapas são opcionais:
    • Na seção de pré-condições do documento de Especificação de Caso de Uso, selecione cada pré-condição separadamente e crie um requisito UC (Propriedade = Pré-condições, pai = requisito de nome do caso de uso).
    • Repita a mesma etapa para as pré-condições (Propriedade = Pós-condições) e a seção de requisitos especiais (Propriedade = Especial). Defina o requisito de nome do caso de uso como seu pai.

Para Obter Informações Adicionais

ícone do livro de ajudaConsulte o tópico Criando Requisitos em um Documento (Índice: requisitos > criando) na Ajuda on-line do RequisitePro.

5. Inclua Diagramas na Especificação de Caso de Uso (Opcional)

Algumas das propriedades do caso de uso são não-textuais, como "diagramas de casos de uso" e "outros diagramas". Consulte o Produto de Trabalho: Caso de Uso. Esses diagramas estão armazenados no Rose. Utilizando o Rational SoDA®, você pode criar um Relatório de Caso de Uso a partir das propriedades textuais do caso de uso armazenadas no RequisitePro e as informações do diagrama de casos de uso armazenadas no Rose. Consulte Diretriz: Caso de Uso de Negócios sobre como criar esse relatório.