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Flexibilização Curricular para Licenciatura em Computação

Um curso de Licenciatura em Computação deve satisfazer requisitos técnico-científicos, sociais e pessoais. Desta forma, seu currículo deve conter matérias específicas da área em questão, atender a demandas da sociedade e ser flexível em sua composição. Assim, apresenta-se a nova proposta de estrutura curricular para a Licenciatura em Computação da UFRPE.

Seguindo algumas tendências de Instituições de Ensino do País, em especial a proposta da Câmara de Graduação da UFMG [10] e a da Pró-Reitoria de Graduação da UFLA [11], propõem-se aqui também Flexibilização Vertical e Flexibilização Horizontal para o elenco de atividades necessárias à formação do Licenciado em Computação. A Flexibilização Vertical permite ao aluno a organização do saber ao longo do curso e é constituída por três partes: (1) Formação Específica, (2) a Formação Complementar Obrigatória, e (3) a Formação Livre. A Flexibilização Horizontal pretende possibilitar ao aluno o aproveitamento de atividades além de disciplinas para fins de integralização curricular. Aqui chamadas de Formação Complementar Optativa e Complementar Flexível, a proposta é que se permita que atividades acadêmicas, científicas, técnicas e sociais, hoje já desenvolvidas pelo aluno durante sua permanência na Universidade, sejam contabilizadas no seu histórico escolar para efeitos de integralização de carga-horária mínima exigida para obtenção do título.

Desta forma, propôe-se um currículo cuja carga-horária a ser integralizada pelo aluno possui cinco (5) partes componentes, ilustradas na Figura 2 e explicitadas a seguir. Estas podem ocorrer a distância desde que não ultrapassem 20% da carga-horária total do curso como previsto por lei em [3] e desenhado e sugerido em [18].

Figura 2: Proposta de Estrutura Curricular Flexível
\includegraphics[scale=0.85]{curriculo.eps}

Formação Específica.
São as disciplinas obrigatórias do núcleo de formação específica da área, também chamadas pela SBC - Sociedade Brasileira de Computação) - em suas diretrizes curriculares [6] de Formação Básica.
Formação Complementar.
São disciplinas de caráter complementar, também chamadas de Formação Didático-Técnológica [6]. A formação complementar é dividida em três eixos: Obrigatória, Optativa e Flexível. A Formação Complementar são quaisquer atividades realizadas pelo aluno e proporcionam uma maior integração do aluno com a sociedade e estão caracterizadas em [7]. Também é dividida em disciplinas e contemplam áreas afins à Computação e à Pedagogia e são escolhidas, pelo aluno, de um elenco aprovado e passível de alterações pelo Colegiado.

Formação Complementar Flexível.
São disciplinas de caráter eletivo. Estas quando na forma de disciplinas podem ser de quaisquer áreas do conhecimento e são escolhidas sob orientação do Colegiado. ESTAS DISCIPLINAS NÃO SÃO COMPUTADAS PARA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR MÍNIMA segundo [6].
Estágio Curricular.
Carga-horária destinada à aplicação dos conhecimentos adquiridos pelo aluno durante o curso em escolas e estabelecimentos de ensino sob a supervisão do Colegiado de Curso.


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joa 2005-03-23