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Uma Nova Estrutura Curricular

Na concepção desta nova estrutura curricular foram considerados além da Resolução da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFRPE [7], os seguintes princípios norteadores:

Respeitar o Projeto Político Pedagógico do curso, buscando atingir seus objetivos e principalmente o perfil esperado do egresso [4,12];
Para cada semestre formular quais capacidades, quais atributos intelectuais, quais habilidades de solução de problemas devem ser desenvolvidas. Isto é, o curso não deve se restringir a propor vencimento de conteúdos, mas deve estabelecer uma seqüência de etapas, em termos de desafios e exigências intelectuais e práticas. Ao final de cada semestre, o aluno deve desenvolver um certo conjunto de atributos intelectuais, com os quais poderá ser capaz de lidar com matérias mais complexas posteriormente. Além de adquirir informações, deve adquirir condições para pensá-las. Nessa perspectiva, a sucessão de semestres deve contemplar, em etapas graduais, a constituição do perfil do egresso [8];
Disponibilizar parte do currículo do curso na forma de atividades, com relação às quais existe a possibilidade de escolha por parte do aluno de acordo com a linha de formação que mais lhe motiva. A oferta de possibilidades deve ter participação e supervisão do colegiado do curso na figura de um professor tutor. Esta disponibilização será formulada como estabelecimento sistemático de propostas de atividades complementares. Entre as modalidades de atividades, podem ser contempladas nas seguintes formas: participação em eventos; atuação em núcleos temáticos; atividades de extensão; estágios extra-curriculares; atividades de iniciação científica e de pesquisa; publicação de trabalhos; participação em órgãos colegiados; monitorias; outras atividades a critério do colegiado. Podem ser incentivadas ainda, atividades de produção técnico-científicas (desenvolvimento de software, tradução de textos, por exemplo), bem como ações sociais (horas e serviços comunitários, voluntários em hospitais, creches, presídios, etc.). A flexibilidade é muito importante para o aluno que aperfeiçoa sua formação de acordo com as suas convicções [10], e para o curso que vence a estagnação e se comunica de maneira mais direta com demandas acadêmicas e sociais do momento presente constituindo uma primeira iniciativa rumo a uma universidade moderna e sempre futurista [17];
A estrutura curricular deve ser organizada em razão de um plano de etapas de formação intelectual. Uma estratégia para isso pode ser a elaboração de projetos de ensino com o fim de articular disciplinas umas com as outras, em razão de afinidades de conteúdos e pontos de continuidade. A preposição deve ocorrer em dois sentidos:
  1. horizontal, envolvendo disciplinas diferentes em um mesmo semestre;
  2. vertical, envolvendo disciplinas em seqüência.
O estabelecimento de cadeias de conexões horizontais e verticais entre disciplinas incentiva o apoio recíproco entre docentes, dinamiza a aprendizagem e remove a impressão de que as matérias são estanques entre si alavancando a interação academia-sociedade-mercado como no modelo de hélice tripla [16] no qual academia-estado-indústria interagem de maneira cooperativa e não seqüencial como sugeria os modelos lineares e não lineares das décadas de 70 a 90 [19,20].



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joa 2005-03-23