Nome da boa prática

Usar ferramentas de gerenciamento de projetos


Objetivo

Consiste em utilizar softwares e técnicas para gerenciamento de projetos de software. Estas ferramentas auxiliam o gerente de projetos e a equipe a dividir tarefas, melhorar as estimativas de tempo e custo das atividades, acompanhar todas as fases do projeto, gerar relatórios entre muitas outras facilidades.

Alguns exemplos incluem a utilização de um quadro Kanban, listas de tarefas (todo lists) ou softwares como MS Project, Tuleap, Redmine e Trello.

Para aplicação, pode-se entrar em acordo com a equipe para seleção das melhores ferramentas disponíveis no mercado que se adequem às necessidades atuais. Posteriormente é necessário um treinamento para que todos saibam usar as ferramentas apropriadamente.

Além disso, há autores que sugerem algumas ferramentas para melhores estimativas para projetos: Before You Leap, Checkpoint, Software Life Cycle Management, SEER-SEM, entre outras. Para a fase de planejamento, sugerem também as técnicas de Gráficos Gantt, gráficos PERT ou similares.

Outra sugestão da literatura consultada é a ferramenta MS-Project. Os autores destacam que atualmente uma ferramenta como esta é essencial na indústria de software. Planejar o projeto no MS-Project, por exemplo, pode reduzir o custo do atraso de todas as operações.

Sugere-se ainda:

  • Utilização de um quadro Kanban físico fixado na parede das salas das equipes;
  • Adaptar os projetos de software aos processos da instituição;
  • Utilização de alguma ferramenta/pessoa para organizar os documentos e as agendas de reuniões de sprint.

Também conhecida como

Utilizar algum software de gestão de projetos.

FC relacionado(s)

Falta de metodologia de Gestão de Projetos de Software.

Consequências

O uso de alguma ferramenta auxilia a equipe no controle e divisão de tarefas, além de facilitar a previsão dos prazos. Isso pode ajudar a equipe a ter um melhor controle das atividades, evitando desperdício de tempo.

Boa(s) Prática(s) relacionada(s)

BOA PRÁTICA #06 - USAR TÉCNICAS DE ESTIMATIVAS


Dica: acesse tuleap.org para conhecer a ferramenta.


Created with the Personal Edition of HelpNDoc: iPhone web sites made easy