Autor(es)

Govindaraju, Hariadi e Sidiq (2015).


Proposta

Os autores propõem avaliar as caracterísiticas dos líderes (alta gestão da organização) através da DOI - Diffusion Of Innovation (Difusão da Inovação), com o objetivo de examinar suas influências em sistemas ERP - Enterprise Resource Planning (Sistema Integrado de Gestão). A Fig. 1 ilustra o ciclo de vida dos sistemas ERP.


O foco da utiliação da DOI é na fases pós-implementação (Implementation).



Fig. 1 - O ciclo de vida de sistemas ERP (Govindaraju, Hariadi e Sidiq, 2015)



O trabalho busca entender se a falta de envolvimento e falta de capacidade de inovar dos líderes causam falhas nos projetos (principalmente em sistemas ERP) e, com o uso da DOI, foi possível fazer essa relação, pois esta técnica ajudou a entender o nível de aceitação dos líderes para se utilizar novas tecnologias (inovação).


Os autores exploram três principais caracterísiticas dos líderes para testarem suas hipóteses: Apoio, Capacidade de Inovar e Conhecimento. São três pilares para se conduzir a uma pós-implementação com menos falhas.


Exemplo prático dos autores

Os autores testaram o modelo proposto usando o método SEM (structural equation modeling) em comparação com dados coletados através de questionários aplicados a usuários de sistemas ERP de 73 empresas. Os resultados mostram que apoio da alta gestão, capacidade de inovar do CEO e conhecimento do CEO influenciam significativamente os sucesso dos projetos ERP.


Possível aplicação nos IFs

O uso da DOI permitiu concluir que as características dos líderes influenciam de forma direta no sucesso ou no fracasso de projetos de software, principalmente em sistemas ERP.


Desta forma, é importante para os projetos de software dos IFs que os líderes motivem as equipes a continuarem usando, mantendo e sugerindo melhorias nos sistemas ERP, provendo suporte, recursos e conhecimento.


Além disso, a capacidade e a vontade de inovar do líder motiva a equipe a buscar novas soluções frequentemente sem receio de discordância por parte da chefia.


Portanto,  pode-se salienter que o estudo mostrou que é importante ao ERP a busca por inovação tanto dos líderes (sejam eles diretores, coordenadores, chefias, gerentes de projetos, entre outros) quanto das equipes de desenvolvimento (programadores, analistas, técnicos em TIC).


Por fim, o estudo sugere que é necessário que as organizações ofereçam capacitação (BOA PRÁTICA #06 - OFERECER CAPACITAÇÃO À EQUIPE) aos líderes a fim de eles sejam mais suscetíveis a aceitar propostas de inovação, uma vez que têm conhecimento sobre os benefícios da mesma, além de poder distribuir seu conhecimento às equipes posteriormente.



Created with the Personal Edition of HelpNDoc: Easily create HTML Help documents