Autor(es)

Jones (2004)


Proposta

O autor propõe o uso planejado do desenvolvimento iterativo com o objetivo principal de se adequar rapidamente às possíveis mudanças de requisitos do software.


Desenvolvimento iterativo trata-se de um método em que você desenvolve o sistema através de ciclos repetitivos (Fig. 1). No ciclo tradicional (Waterfall - Cascata) você só constata que ficou livre de algum risco ao final do ciclo.  No ciclo iterativo, em cada fase se produz um executável testável, possibilitando ver se os riscos diminuíram ou aumentaram.




Fig. 1 - Ilustração sobre ciclo iterativo (do autor)



Principais recomendações

Uso do desenvolvimento iterativo de software.


Exemplo prático do autor

Pode ser acessado aqui.


Possível aplicação nos IFs

A aplicação do método iterativo de desenvolvimento é uma das propostas do desenvolvimento ágil de software (BOA PRÁTICA #4 - USAR PRINCÍPIOS ÁGEIS).


Sua aplicação pode ser feita utilizando-se também outros princípios do Manifesto Agil e sugere-se que treinamentos ou workshops sejam aplicados às equipes para que estas entendam os principais conceitos envolvidos (BOA PRÁTICA #05 - OFERECER CAPACITAÇÃO À EQUIPE).


A aplicação de um desenvolvimento iterativo não tem custo financeiro à organização, visto que é apenas um modelo conceitual de trabalho. Desta forma se esquiva de burocracias inerentes ao setor público, facilitando sua aplicação.


Dica: iterativo é diferente de interativo!


Created with the Personal Edition of HelpNDoc: Free help authoring tool