Art & Design

Detailed Program | Call for Papers

Papers | Posters (Short Papers)

Author Instructions for Presentations:
Each Full-Paper author has 20 minutes for their presentation, with approximately 16 minutes given for the presentation followed by 4 minutes for questions and answers.

  Papers AD1: Concepção de Games
  (Quarta-Feira - 08/10 - SECTMA)
  Chair:Dinara Moura

10:30 - Levantamento de características referentes à análise de redes sociais nas comunidades virtuais brasileiras de jogos on-line
Lia Rodrigues, Pollyana Mustaro (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
10:50 - Matriz e Rede de Restrição: uma proposta inicial de aplicação na fase de concepção de jogos eletrônicos
Eliana Melo, Henrique Pimentel, Eduardo Moura, André Neves, Fábio Campos (UFPE)
11:10 - Experiências no Ensino de Projeto de Jogos Digitais
Luciano Silva, Luis Naito, Carlos Fernando Araújo Jr., Thiago Kuma, Ismar Silveira (Universidade Cruzeiro do Sul)
11:30 - Narrativa e Jogos Digitais: Lições do RPG de Mesa
Raony Araújo (UFPE)


  Papers AD2: Uso de Games
  (Quinta-Feira - 09/10 - SECTMA)
  Chair:Jacques Brancher

10:30 - Estabelecendo Relações entre Critérios de Avaliação Ergonômica em HCI e Recomendações de Game Design
Dayvisson Alves (UFPE), Stephania Padovani (UFPR)
10:50 - A Importância de Avaliar a Usabilidade dos Jogos: A Experiência do Virtual Team
Ivannoska Gurgel, Nicole Sultanum, Eduardo Almeida, Roberta Arcoverde, Patrícia Tedesco (UFPE)
11:10 - Arquiteturas Históricas no Ambiente de um Jogo de RPG Educacional Computadorizado
Michele Tobaldini, Michelli Martinelli, Jacques Brancher
11:30 - A Turma do Claudinho: Um Jogo Eletrônico Educacional Voltado para os Cursos de Aprendizagem Industrial Básico do SENAI
Gustavo Gadelha (SENAI-BA)


  Papers AD3: Produção de Games
  (Sexta-Feira - 10/10 - SECTMA)
  Chair:Jacques Brancher

08:00 - Planejamento gráfico de Interface para um jogo RPG Educacional para computadores
André Luiz Brandão, Jacques Brancher, Daniel Menin Tortelli, Denise Bandeira, Lucas Santos Meneghini, Michelle Aguiar, Norberto Mizukawa, Cristiano Padilha
08:20 - Concepção visual de personagens para jogos em ambientes virtuais: Um paralelo entre o psicológico e o visual
Zózimo Pinto Neto, Soares Felipe (UFPE)
08:40 - Adaptabilidade de imagens pra jogos móveis
Allyson Silva, André Neves, Diego Credidio (UFPE)
09:00 - Direção de fotografia aplicada ao Games-art
Mauricy Filho, André Neves, Diego Rocha, Leo Falcão, Dinara Moura, Guilherme Reinaldo (UFPE)
09:20 - Avaliação Estética de Games
Diego Rocha, André R. Melo, Ewerton Souto, André Neves (UFPE / Faculdade Marista Recife)
09:40 - Percepção de mundos simultâneos nos Location Based Mobile Games
Edson Pfutzenreuter (SENAC-SP)

Posters (Short Papers) | Papers

Author Instructions for Presentations:
Each Poster author has 10 minutes for their presentation (with no questions from the audience, unless free time is available). Authors should meet the Chair of their session 15 minutes before the presentation.

  Posters AD
  (Segunda-Feira - 08/10 - SECTMA)
  Chair:Dinara Moura

09:00h - Alerta Verde : Um adventure educacional
Rodrigo Silva, Laércio Ferracioli, Felipe Silveira Camargo (UFES)
09:10h - Avaliação de Usabilidade no Processo de Desenvolvimento de Jogos: Definição de métodos de acompanhamento de qualidade para Game Design
Felipe Breyer, Dinara Moura, Stephania Padovani, André Neves (UFPE)
09:20h - Impacto da mobilidade no game design de 3MOGs
Andrea Menezes, Carlos Eduardo Silva, Fernando Brayner (UFPE), Daniel Arraes , Davi Pedrosa, Isabel Silveira, Marcus Machado, Rafael Borges (Meantime Mobile Creations)
09:30h - Processo de Criação de Personagens: Um Estudo de Caso no Jogo Sério SimGP
Ivannoska Gurgel, Stephania Padovani (UFPE)
09:40h - Teorias da arquitetura convencional e suas implicações para o design
Dinara Moura, Felipe Breyer, André Neves (UFPE)