O objeto Math é utilizado para realizar tarefas matemáticas fornecendo-nos diversos valores e funções.
Para se trabalhar com o objeto Math não é necessário definí-lo, ao contrário dos outros objetos que conhecemos.
Math | Nome | Valor |
---|---|---|
Math.E | E | 2.718281828459045 |
Math.PI | PI | 3.141592653589793 |
Math.SQRT2 | square root of 2 | 1.4142135623730951 |
Math.SQRT1_2 | square root of 1/2 | 0.7071067811865476 |
Math.LN2 | natural log of 2 | 0.6931471805599453 |
Math.LN10 | natural log of 10 | 2.302585092994046 |
Math.LOG2E | base-2 log of E | 1.4426950408889634 |
Math.LOG10E | base-10 log of E | 0.4342944819032518 |
Arredonda o valor informado para cima até o número inteiro mais próximo. Veja o exemplo:
var numero = 6.1;
alert(Math.ceil(numero));
// Exibirá o valor 7.
Arredonda o valor informado para baixo até número inteiro mais próximo. Veja o exemplo:
var numero = 6.1;
alert(Math.floor(numero));
// Exibirá o valor 6.
Retorna o número de maior valor entre dois números especificados.
var numero1 = 6.7;
var numero2 = 3.8;
alert(Math.max(numero1,numero2));
// Exibirá o valor 6.7
Retorna o número de menor valor entre dois números especificados.
var numero1 = 6.7;
var numero2 = 3.8;
alert(Math.min(numero1,numero2));
// Exibirá o valor 3.8
Retorna um número entre 0 e 1.
alert(Math.random());
// Exibirá números aleatórios entre 0 e 1 - Ex.: 0.8335737463859384
alert(Math.random()*59);
// Exibirá números aleatórios entre 0 e 59 - Ex.: 58.92792655560298
Arredonda o valor informado para o número inteiro mais próximo, seja positivo ou negativo.
var numero1 = 6.7;
alert(Math.round(numero1));
// Exibirá o valor 7
var numero2 = -3.8;
alert(Math.round(numero2));
// Exibirá o valor -4