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Math

O objeto Math é utilizado para realizar tarefas matemáticas fornecendo-nos diversos valores e funções.

Para se trabalhar com o objeto Math não é necessário definí-lo, ao contrário dos outros objetos que conhecemos.

Valores matemáticos

Relação dos valores matemáticos que podem ser acessados pelo objeto Math.
Math Nome Valor
Math.E E 2.718281828459045
Math.PI PI 3.141592653589793
Math.SQRT2 square root of 2 1.4142135623730951
Math.SQRT1_2 square root of 1/2 0.7071067811865476
Math.LN2 natural log of 2 0.6931471805599453
Math.LN10 natural log of 10 2.302585092994046
Math.LOG2E base-2 log of E 1.4426950408889634
Math.LOG10E base-10 log of E 0.4342944819032518

Métodos (funções) matemáticos

ceil()

Arredonda o valor informado para cima até o número inteiro mais próximo. Veja o exemplo:

var numero = 6.1;
alert(Math.ceil(numero));
// Exibirá o valor 7.

floor()

Arredonda o valor informado para baixo até número inteiro mais próximo. Veja o exemplo:

var numero = 6.1;
alert(Math.floor(numero));
// Exibirá o valor 6.

max()

Retorna o número de maior valor entre dois números especificados.

var numero1 = 6.7;
var numero2 = 3.8;
alert(Math.max(numero1,numero2));
// Exibirá o valor 6.7

min()

Retorna o número de menor valor entre dois números especificados.

var numero1 = 6.7;
var numero2 = 3.8;
alert(Math.min(numero1,numero2));
// Exibirá o valor 3.8

random()

Retorna um número entre 0 e 1.

alert(Math.random());
// Exibirá números aleatórios entre 0 e 1 - Ex.: 0.8335737463859384

alert(Math.random()*59);
// Exibirá números aleatórios entre 0 e 59 - Ex.: 58.92792655560298

round()

Arredonda o valor informado para o número inteiro mais próximo, seja positivo ou negativo.

var numero1 = 6.7;
alert(Math.round(numero1));
// Exibirá o valor 7

var numero2 = -3.8;
alert(Math.round(numero2));
// Exibirá o valor -4