Após a abordagem do JavaScript no primeiro capítulo, falaremos agora sobre o DHTML e o DOM.
Ambos são utilizados em conjunto com o JavaScript e nos oferecem enormes possibilidades para desenvolvermos aplicativos mais eficientes e criativos para nossos projetos.
DHTML significa Dynamic HTML, ou seja, Dynamic Hyper Text Markup Language e é a possibilidade de tornar as páginas HTML mais dinâmicas e interativas através do trabalho em conjunto de três tecnologias: HTML, CSS e JavaScript.
O DOM, Document Object Model, é uma plataforma e uma interface de linguagem-neutra que possibilita aos programas e scritps acessarem e atualizarem dinâmicamente o conteúdo e o estilo de um documento.
O DOM é um padrão W3C, ou seja, é um padrão da Web (web standards) e todos os navegadores atuais vêm concedendo boa complacência a esses padrões. Dessa forma, ficamos mais seguros em trabalhar com o DOM do W3C pois garantimos o funcionamento dos nossos scripts na maioria dos browsers, evitando que somente o browser X ou Y o interprete e execute.
Esse padrão torna-se necessário uma vez que passamos da terrível era da guerra entre os browsers, Internet Explorer (Microsoft) e Netscape Navigator (Netscape).
Como haviam somentes esses dois browsers, éramos obrigados a desenvolver dois scripts, um para cada navegador, uma vez que cada um deles havia desenvolvido suas próprias versões de DOM, ou seja, suas versões do modelo de objetos para documentos HTML.
Durante todo este capítulo conheceremos o DHTML e o DOM e, tenho a certeza que tudo ficará mais claro e compreensível para você.
Vamos em frente!