Uma sigla, diversas novidades e inúmeras possibilidades que podem ser realizadas com essa metodologia de desenvolvimento para a web.
Como havia dito anteriormente Ajax ou Asynchronous JavaScript And XML não é uma tecnologia, e sim um metodologia, a qual utiliza-se de vários recursos/tecnologias que listaremos abaixo:
Jesse James Garrett diretor do departamento de estratégia de experiência do usuário e sócio-fundador da Adaptive Path foi o criador da sigla Ajax e ninguém mais do que o Google foi uma das empresas responsáveis em mostrar ao mundo e aos desenvolvedores as inúmeras possibilidades que essa metodologia pode oferecer aos aplicativos e ao usuário quando interagem com tais aplicativos. Essas demonstrações vieram em produtos como: Gmail, Google Suggest, Google Maps, dentre outros.
Quando interagimos com aplicativos baseados no Ajax, não precisamos esperar que a página se recarregue a cada interação que fazemos com ela. À medida que vamos utilizando seus recursos, a interface vai se moldando às nossas necessidades, baseando-se em nossas ações e requisições perante a ela.
Nas unidades seguintes deste capítulo falaremos de forma mais prática para que você compreenda e reconheça o Ajax.