Definir Procedimento(s) para Resolução de Problemas
O primeiro passo do desenvolvimento do Plano de Resolução de Problemas é definir o procedimento a ser seguido para
lidar com cada categoria de problema. No RUP (Rational Unified Process), os procedimentos de gerenciamento de problemas
são acionados:
As Avaliações de Status são criadas como uma preparação para as revisões programadas de status do projeto. Entretanto,
a Lista de Problemas, quando presente, pode ser atualizada de maneira
não planejada durante a Tarefa:
Monitorar o Status do Projeto, se forem identificados problemas que exijam resolução imediata.
Considere os seguintes itens:
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O(s) método(s) que os membros da equipe usarão para apontar o problema (p. ex., identificar defeito, especificar
Controle de Mudanças)
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Quem estará envolvido na avaliação do problema e decidirá a melhor abordagem para a resolução?
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Qual será o mecanismo para implementar a resolução escolhida (p. ex., enviar uma Controle de Mudanças, criar uma
Ordem de Trabalho)?
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Como as ações corretivas serão marcadas como concluídas?
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Selecionar Ferramentas e Técnicas de Rastreamento
É importante manter uma lista ou um log atual dos problemas identificados e dos status correspondentes. É possível usar
ferramentas distintas para cada categoria de problema (p. ex., um sistema de controle de defeitos pode ser usado para
gerenciar problemas de produto, enquanto uma simples planilha pode ser usada para rastrear problemas de projeto).
Nesta seção, identifique as ferramentas, os bancos de dados e os arquivos a serem usados para rastrear problemas no
projeto. Além disso, identifique todas as técnicas específicas a serem usadas. Elas podem incluir técnicas para:
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Identificação de problemas
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Análise do problema
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Atribuição de prioridades a problemas
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Verificação de ações corretivas
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Designar Equipe(s) de Gerenciamento de Problemas
Na maioria dos projetos, os problemas que surgem são revisados regularmente por uma equipe de "triagem", formada por
representantes de cada subequipe do projeto (ou seja, gerenciamento, desenvolvimento, teste, garantia de qualidade,
etc.). A equipe avalia cada problema e implementa um plano de ação para corrigi-lo.
No seu plano, identifique os indivíduos que participarão das atividades de triagem. Se equipes de triagem distintas
forem usadas para administrar diferentes categorias de problema, identifique cada grupo separadamente.
Identifique também os grupos ou indivíduos que serão responsáveis por verificar que as ações corretivas identificadas
para cada problema foram implementadas.
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Configurar o Planejamento para Atividades de Gerenciamento de Problemas
No seu plano, identifique um planejamento para as reuniões regulares de "triagem" de gerenciamento de problemas.
A definição de um planejamento para as atividades de gerenciamento de problemas é importante para o fluxo estável de um
projeto. Ela fornece à equipe do projeto um ambiente confiável e consistente para apontar e resolver problemas. Uma
prática recomendada do segmento de mercado é ter uma "sala de guerra" diária, logo de manhã, à qual qualquer membro da
equipe possa comparecer e identificar problemas para triagem.
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