Padrão de Recurso: Explorar a Automação do Processo
Essa atividade abrange a solução alternativa que explora as oportunidades de automação dos processos de negócios considerados.
DescriçãoEstrutura de Divisão de TrabalhoAlocação de EquipeUso de Produto de Trabalho
Objetivo
A finalidade dessa atividade é explorar as partes dos processos de negócios que podem e devem ser automatizadas.
Relacionamentos
Descrição

A finalidade dessa  atividade  é:

  • Explorar as partes dos processos de negócios que podem e devem ser automatizadas.
  • Compreender como os sistemas de software que precisam ser adquiridos, desenvolvidos ou implementados se ajustarão à organização. 
  • Obter os requisitos de software para os sistemas de software a ser adquiridos, desenvolvidos ou implementados.  

[JAC94] descreve três categorias de automação de processo:

  • Suporte para aprimorar os tempos de preparação dos casos de uso de negócios.  Essa categoria aprimora a eficiência da forma de trabalhar existente mas não altera essa forma de trabalhar.
  • Suporte para reorganizar ou dar seqüência nas atividades de um processo de negócios. Essa categoria aprimora os casos de uso de negócios de forma inovadora e em geral resulta em alterações na forma de trabalhar existente.
  • Suporte para monitorar, controlar e aprimorar a forma de trabalhar.

Isso começa com uma reconsideração dos objetivos definidos para o esforço de modelagem de negócio. Com base na percepção e na experiência que a equipe de modelagem de negócio obteve, os objetivos e expectativas precisam ser ajustados. Quando as possibilidades e as restrições para automatizar e aprimorar o negócio estiverem de acordo, o tratamento de expectativas não realistas ou um projeto ambicioso superior será reduzido.

Os Casos de Uso de Negócios são analisados para determinar o que oferece o maior aprimoramento potencial ao menor custo. Essa é uma troca entre os benefícios menores de curto prazo para o esforço relativamente pequeno e os benefícios potencialmente grandes de longo prazo a um custo maior. Depois que os casos de uso de negócios que beneficiariam a maioria da automação tiverem sido determinados, as Realizações de Caso de Uso de Negócios serão analisados. Os requisitos do sistema de software são derivados dessas realizações, fornecendo entrada para um Modelo de Caso de Uso do Sistema, Modelo de Análise e Especificações Suplementares. Para obter mais informações sobre esse processo, consulte a Diretriz: Ir do Modelo de Negócio para os Sistemas.

Poderá ser necessário ajustar e refinar um pouco os Trabalhador de Negócio e as Realizações de Casos de Uso de Negócio para delimitar a função do sistema de software nas realizações de caso de uso de negócio. Por exemplo, as responsabilidades dos trabalhadores de negócio humanos podem ser delegadas aos trabalhadores de negócio automatizados (sistemas de software). Essas alterações devem ser revistas para assegurar que o Modelo de Análise de Negócio permaneça consistente.

Propriedades
Orientado por Evento
Múltiplas Ocorrências
Em Andamento
Opcional
PlanejadoYes
Repetível
Criação da Equipe

Uma pessoa que atua como um designer de negócios precisa ter boas habilidades em escrita. Embora o conhecimento do negócio seja útil, ele pode ser obtido envolvendo especialistas em domínio como revisores. Para executar essa atividade efetivamente, você também precisa de pessoas que estejam familiarizadas com o conjunto atual de sistemas de software utilizados na organização, dos pontos de vista funcional e de suporte. Se você for considerar como os processos de negócios podem ser automatizados, serão necessárias pessoas que sejam bem informadas sobre as implicações de qualquer nova tecnologia em consideração (por exemplo, um arquiteto de software).

Considerações de Teclas

Recomendado para esforços de modelagem de negócio obtidos no aprimoramento dos processos de negócios por meio da automação.

O trabalho está voltado para as realizações de caso de uso de negócio. Discuta a automação considerando as implicações de tempo, custo e qualidade da automação de um trabalhador de negócio (ou parte de um trabalhador de negócio). Quando apenas algumas das responsabilidades de um trabalhador de negócio forem automatizadas, divida o trabalhador de negócio em uma parte automatizada e uma não automatizada. Não considere apenas a eficiência ao explorar a automação do processo; há uma vantagem mais estratégica em descobrir as novas possibilidades radicais fornecidas pelo suporte ao software.