Lista de ferramentas
Autor(es)
Jones (2004)
Proposta
Ao invés de focar em uma ferramenta somente, Jones cita sucintamente várias delas, a saber:
- Ferramentas de gerenciamento de projetos
Termo aplicado para uma ampla família de ferramentas onde o objetivo é organizar e planejar as inúmeras tarefas dos projetos. Tais ferramentas são capazes de se expandir em inúmeras tarefas menores com alto nível de detalhe, por exemplo. O autor frisa que as ferramentas são importantes, mas não essenciais, pois desenvolver software requer outras capacidades.
Exemplos: Artemos Views, Microsoft Project, Primavera, Project Manager's Workbench.
- Ferramentas de métricas
Algumas tarefas não são especialidades das ferramentas de gerenciamento de projetos. É o caso de ferramentas de métricas e estimativas (esse assunto também pode ser visto na BOA PRÁTICA #06 - USAR TÉCNICAS DE ESTIMATIVAS).
Exemplos: Before you Leap, CHECKPOINT, Constructive Cost Model (COCOMO) II, CostXpert, KnowledgePlan, PRICE-S, SEER-SEM e SLIM.
O autor destaca que projetos de sucesso usam ao menos uma ferramenta, enquanto o uso de duas ou mais não é incomum. Em contraste, a maioria dos projetos que falham não usam nenhuma ferramenta.
Exemplo prático do autor
Possível aplicação nos IFs
Fica claro que existem diversas ferramentas para as mais diversas funcionalidades. É possível, inclusive, encontrar ferramentas gratuitas. Desta forma sua utilização e aplicação é facilitada, visto que se esquiva de passar pela burocracia da máquina pública (licitação, processo de liberação de pagamento, entre outras).
Portanto, frisa-se novamente a importância do uso de ferramentas especializadas em Gestão de Software, a fim de otimizar o planejamento, economizar recursos, entregar software no prazo e cumprir os objetivos organizacionais.
Created with the Personal Edition of HelpNDoc: Qt Help documentation made easy