Framework para medir o potencial de inovação em projetos

Como interpretar os CCD

Os coeficientes críticos variam entre zero e quatro, incluindo os extremos. Quanto mais alto o valor, mais crítico é a dimensão, ou seja, mais prejudicial ele está sendo para o potencial de inovação do projeto. Quando um coeficiente crítico de uma dimensão é zero, significa que a dimensão tem atuação considerada ideal dentro do framework. Por outro lado, quando o valor do coeficiente é muito alto, significa que a dimensão tem grande influência para o potencial de inovação do projeto, no entanto, ela foi observada em baixos níveis pela equipe.

Assim como o PIP, os CCD também apresentam interpretações para os seus valores, como mostra a tabela abaixo. E, da mesma forma das interpretações anteriores, estas também devem ser feitas levando-se em consideração faixas contínuas para os valores.


CCD Interpretação
3 < CCD ≤ 4 Extremamente crítico
2 < CCD ≤ 3 Muito crítico
1 < CCD ≤ 2 Crítico
0 < CCD ≤ 1 Pouco crítico
CCD = 0 Ideal

Os primeiros coeficientes críticos que devem ser observados são os das dimensões, identificando quais delas necessitam de atenção. O gráfico abaixo apresenta um exemplo de resultado dos coeficientes críticos das dimensões da tríade de um projeto. No gráfico abaixo é possível observar que nenhuma das três apresenta o valor ideal, ou seja, zero. E, a dimensão que agrupa as variáveis do projeto em si apresenta o maior dos coeficientes, ou seja, é a mais crítica e, portanto, a que merece maior atenção. Sendo assim, o próximo passo seria analisar os coeficientes críticos de suas variáveis.