Framework para medir o potencial de inovação em projetos

Processos internos do framework

A seguir segue o detalhamento dos passos executados pela planilha do framework para calcular os resultados. Todas operações e atributos usados estão livres para modificação para facilitar trabalhos futuros com o intuito de otimizar o framework.


Para acompanhar os passos, baixar a Planilha-do-framework.xls


1.   A primeira pasta, de nome Entrada Eq., é onde os dados levantados do questionário devem ser inseridos. Observe que eles devem ser organizados a partir da linha 4 e alinhados com as colunas correspondentes.




2.   Na pasta gabarito, encontram as informações utilizadas para transformar as respostas textuais do questionário em valores de um a cinco. Caso futuras adaptações usem quantidades de níveis diferentes de 5, modifique as respostas do questionário, ou os valores correspondentes a cada resposta, as informações desta pasta devem ser modificadas.




3.   Na pasta Pesos, encontram-se as influências de cada uma das variáveis do framework. Para quaisquer adaptações nestes valores, esta pasta deve ser adaptada.




4.   Aplicar os questionários, de preferência, pondo em prática os itens da lista de boas práticas.




5.   Preencher a pasta Entrada Eq. do arquivo Planilha-do-framework.xls com as respostas coletadas. Cada linha representa um respondente e cada coluna uma resposta, como mostra a figura:




6.   Analisar as saídas do framework, apresentadas na pasta Resultados, como mostra a figura: