Framework para medir o potencial de inovação em projetos

Página principal

Resumo

A inovação é, hoje, considerada um forte fator de estímulo para a expansão de uma organização. Uma organização que não apresenta inovação em nenhum setor de sua área atuação cria um ambiente de produtividade estagnando. Por isso a administração da inovação é algo considerado cada vez mais importante e para que algo possa ser administrado com qualidade, deve ser possível medi-lo. Assim surgem os esforços para medir inovação.

Os indicadores mais usados para mensurar níveis de inovação são o número de patentes acumulados por um projeto ou organização e o nível de recursos investidos em Pesquisa e Desenvolvimento. No entanto, a análise isolada destes indicadores pode levar a falsas conclusões. Por este motivo, existem muitos estudos que visam criar maneiras mais elaboradas para mensurar inovação. Existe um número razoável de esforços para realizar essas atividades em contextos amplos como para regiões ou empresas, no entanto, pouco se encontra sobre contextos mais diminutos, como em projetos.

O presente projeto aborda a elaboração de um framework para medir o potencial de inovação de projetos genéricos baseando-se em uma revisão da literatura, estudo de outros métodos de funções similares e em entrevistas com especialistas. O estudo é conduzido de forma a gerar uma solução flexível a projetos de contextos variados. O resultado é um framework que pode ser aplicado em projetos com base nas informações fornecidas pela própria equipe envolvida no projeto a fim de avaliar seu potencial de gerar inovação.

Palavras-chave: Inovação; Framework para medir inovação; Gerenciamento de inovação; Inovação em projetos.