Atividade: Analisar o Problema
Essa atividade estabelece acordo sobre o problema a ser resolvido e propõe uma solução de alto nível.
DescriçãoEstrutura de Divisão de TrabalhoAlocação de EquipeUso de Produto de Trabalho
Objetivo
A finalidade dessa atividade é chegar a um acordo sobre o problema sendo resolvido. A análise do problema envolve a identificação de envolvidos, a definição de limites e a identificação das restrições impostas ao sistema.
Relacionamentos
Atividades Pai
Descrição

O primeiro passo em qualquer análise de problema é verificar se todas as partes envolvidas estão de acordo com a definição do problema que precisamos resolver—ou oportunidade que será resolvida—pelo sistema.   Para evitar mal-entendidos, é importante concordar com uma terminologia comum que será utilizada durante todo o projeto. Bem no início do ciclo de vida do projeto, você deve definir os termos do projeto em um Glossário que será mantido no decorrer de todo o projeto (consulte Capturar um Vocabulário Comum).

A fim de compreender completamente o(s) problema(s) que serão tratados, é muito importante saber quem são os envolvidos na visão conceptual do projeto. Os principais envolvidos devem estar envolvidos na obtenção do conjunto de recursos a serem considerados, que devem ser reunidos em um Seminário de Requisitos. Os recursos podem receber atributos como racional, valor relativo ou prioridade, fonte de pedido e assim por diante, para que as dependências e os planos de trabalho possam começar a ser gerenciados.

O primeiro artefato no qual documentamos as informações obtidas na análise do problema é a Visão, que identifica a visualização do usuário ou do cliente de alto nível sobre o sistema a ser construído (consulte Desenvolver Visão). Na visão, os requisitos iniciais de alto nível identificam os principais recursos que se deseja que a solução apropriada forneça. Eles são normalmente referidos como um conjunto de recursos de alto nível que o sistema deve ter para resolver os problemas mais críticos.  

Para determinar o escopo inicial do projeto, é necessário haver um acordo sobre os limites do sistema.   O Analista do Sistema identifica os usuários e os sistemas que vão interagir com o sistema sendo desenvolvido.   Os usuários do sistema podem ser representados pelos Agentes no Modelo de Caso de Uso (consulte Localizar Agentes e Casos de Uso).

O Plano de Gerenciamento de Requisitos é utilizado para fornecer orientação para os artefatos de requisitos que você deve desenvolver, os tipos de requisitos que devem ser gerenciados para o projeto, os Atributos de Requisitos que devem ser coletados e a abordagem à rastreabilidade dos requisitos que serão utilizados no gerenciamento dos requisitos do produto.  É importante desenvolver esse plano antecipadamente (consulte Desenvolver Plano de Gerenciamento de Requisitos).

Propriedades
Orientado por Evento
Múltiplas Ocorrências
Em Andamento
Opcional
Planejado
Repetível
Criação da Equipe

Os membros do projeto envolvidos na análise do problema devem ser facilitadores eficientes e devem ter experiência em técnicas para encontrar o problema por trás do problema. É claro que a familiaridade com a tecnologia almejada é desejável, mas não é essencial. É necessário o envolvimento ativo dos vários envolvidos no projeto.

Uso
Orientação de Uso

Esta atividade é executada principalmente no começo das iterações do projeto, momento em que o problema tratado deve ser compreendido.  Esse detalhe deve ser consultado várias vezes durante a iniciação e a elaboração inicial. 

Em seguida, ao longo do ciclo de vida do projeto, ele deve ser consultado, conforme for necessário, ao gerenciar as alterações inevitáveis que ocorrerão no projeto, a fim de assegurar que os problemas corretos sejam tratados.