Conceito: Análise de Área Funcional
A Análise de Área Funcional utiliza um particionamento do negócio, como um Modelo de Componente da CBM e uma representação gráfica, como uma entrada ou um ponto inicial. Os domínios de negócios são identificados (por exemplo, a partir das competências da CBM) e adicionalmente decompostos em subdomínios e, em última instância, em áreas funcionais (por exemplo, utilizando Componentes da CBM como entrada).
Relacionamentos
Descrição Principal

Introdução

A Análise de Área Funcional utiliza um particionamento do negócio, como um Modelo de Componente da CBM e uma representação gráfica, como uma entrada ou um ponto inicial. Os domínios de negócios são identificados (por exemplo, a partir das competências da CBM) e adicionalmente decompostos em subdomínios e, em última instância, em áreas funcionais (por exemplo, utilizando Componentes da CBM como entrada). As áreas funcionais também sugerem limites de subsistemas potenciais utilizados para identificação do componente de serviço.

A Análise de Área Funcional começa criando descrições resumidas que identificam as principais responsabilidades funcionais de alto nível de cada domínio. Em seguida, cada domínio é decomposto em áreas funcionais menores e mais discretas. Cada área funcional é descrita nos termos das funções específicas pelas quais ela é responsável, bem como funções das quais ela depende durante colaborações com outras área funcionais.

O diagrama está descrito em texto associado

Entrada da CBM mapeada para elementos da Descrição da Área Funcional

A entrada de uma atividade de análise de negócios pode economizar tempo e deve ser utilizada se estiver disponível. Se a análise de área funcional estiver sendo desempenhada utilizando-se entrada da CBM (Component Business Modeling), um Domínio normalmente será mapeado para uma Competência da CBM, os componentes de negócios da CBM serão um bom ponto inicial para a identificação de áreas funcionais e as Atividades e Serviços de Componentes da CBM serão uma boa maneira de identificar funções. Os componentes da CBM normalmente são mapeados um para um com as áreas funcionais, embora em alguns casos um componente da CBM também possa ser granulado muito grosseiramente, abrangendo tipos de funções em excesso. Nesse caso, ele precisaria ser decomposto adicionalmente em várias áreas funcionais.

A Análise de Área Funcional começa pela localização e o resumo das descrições dos domínios e das atividades dentro dos domínios, relevantes à iniciativa de modelagem de negócios.  Cada um desses domínios é decomposto em áreas funcionais menores e mais discretas. Cada área funcional é descrita concisamente nos termos das funções pelas quais ela é responsável, bem como das funções das quais ela depende a partir de outras áreas funcionais.

Onde a entrada da CBM é utilizada, as Competências da CBM identificadas no Mapa de Componentes da CBM poderão ser tratadas como domínios e os Componentes da CBM poderão ser considerados como áreas funcionais. Uma representação gráfica da CBM pode ser utilizada para determinar quais Competências e Componentes devem ser o foco dessa análise.

Exemplo

Começamos com um Modelo de Componente da CBM que está descrito no Mapa de Componentes a seguir. Esta figura mostra as competências da CBM para o exemplo Alugar um carro na linha superior da tabela Mapa de Componentes.

O diagrama está descrito em texto associado

Competências da CBM Alugar um carro

As descrições de cada competência no Modelo de Componente da CBM são mostradas na tabela 6. Essas descrições economizarão tempo quando descrevermos os domínios que são o foco da Análise de Área Funcional.

O diagrama está descrito em texto associado

Representação gráfica da CBM Alugar um carro

Os componentes principais na representação gráfica da CBM indicam competências que serão o foco da Análise de Área Funcional. A figura acima mostra quatro componentes principais -- os principais componentes para a iniciativa SOA atual em nosso exemplo em execução.  As competências associadas a esses componentes principais se tornam as áreas de domínio principais para a Análise de Área Funcional:

  • Gerenciamento de Marketing e do Cliente (Atendimento ao Cliente é um componente principal)
  • Produtos (Gerenciamento de Promoções é um componente principal)
  • Gerenciamento de Aluguéis (Aluguéis e Reservas é um componente principal)
  • Logística da Frota de Aluguel (Gerenciamento da Frota é um componente principal)

As descrições de cada componente da CBM são mostradas na tabela 6. As descrições de componentes fornecem perspicácia nas responsabilidades funcionais de áreas de foco do domínio e facilitam a decomposição de domínios em áreas funcionais.

Cada domínio é analisado para identificar as maiores funções pelas quais ele é responsável. Os resultados da análise podem ser capturados em um modelo visual que agrupa áreas funcionais por domínio, como mostrado a seguir.

O diagrama está descrito em texto associado

Decomposição da análise de área funcional de Alugar um carro

Para Alugar um carro, dividimos os domínios em áreas funcionais identificando as principais responsabilidades funcionais para cada domínio em foco: Gerenciamento de Marketing e do Cliente, Produtos, Logística da Frota de Aluguel e Gerenciamento de Aluguéis. Os componentes da CBM desses domínios fornecem o ponto inicial para essa análise:

  • Uma principal área funcional do domínio Gerenciamento de Marketing e do Cliente é o Atendimento ao Cliente. Como o Atendimento ao Cliente pertence diretamente ao exemplo em execução (ele desempenha uma função direta nas atividades relacionadas ao aluguel), ele será analisado adicionalmente. Outras áreas funcionais desse domínio podem ser de interesse para uma iniciativa diferente, mas como elas não desempenham funções diretas neste exemplo específico, elas não serão analisadas detalhadamente neste momento.
  • Para o domínio Produtos, o Gerenciamento de Promoções é uma principal área funcional identificada para análise adicional, pois as promoções afetam o estabelecimento de preços do aluguel. Mais uma vez, embora haja outras áreas funcionais que se encaixem nesse domínio, a área de foco para a Análise de Área Funcional estará nas áreas funcionais que sejam diretamente relevantes para essa iniciativa SOA.
  • O Gerenciamento da Frota é uma principal área funcional para o domínio Logística da Frota de Aluguel, que desempenha uma função no processo de reserva, por exemplo, quando as informações sobre disponibilidade de veículos for importante.
  • O Gerenciamento de Aluguéis foi decomposto em três áreas funcionais principais: Aluguel, Reservas e Estabelecimento de Preços.  Nesse caso, o componente principal Aluguéis e Reservas não é mapeado de um para um para áreas funcionais como era o caso dos outros domínios. As áreas funcionais Reserva e Aluguel fornecem os aspectos mais visíveis ao cliente da experiência de aluguel de carro. O Estabelecimento de Preços é uma função principal para concluir uma reserva, bem como para a conclusão do aluguel do veículo no momento do registro de entrada (note que a função que está sendo referenciada aqui não é a mesma que o Gerenciamento de Estabelecimento de Preços -- o Estabelecimento de Preços nesse domínio envolve a definição de um preço para uma reserva ou aluguel específico com base em diversos fatores, como tipo do veículo, tipo do cliente, etc.). 

Essas serão as áreas funcionais principais para as próximas etapas neste exemplo.

A decisão em designar três áreas funcionais em vez de uma é um resultado da antecipação de que essas áreas funcionais serão utilizadas em outras etapas da SOMA, como categorias na hierarquia de serviços e limites do subsistema para agrupar componentes funcionalmente relacionados. Nesse estágio inicial do processo da SOMA, os Aluguéis e as Reservas são semelhantes a uma grande área funcional (isto é, abrangendo muitas funções) que poderia se tornar difícil de manejar em etapas posteriores. Como é o caso de outras técnicas de modelagem, poderemos descobrir posteriormente no processo, quando mais for conhecido, que a representação dessas três como um único subsistema funcionará bem (isso de fato será o caso que veremos posteriormente no papel).

Na realidade, há uma sobreposição entre vários domínios com relação ao estabelecimento de preços, mas optamos por enfatizar apenas o aspecto do estabelecimento de preços do Gerenciamento de Aluguéis, pois esse é o aspecto do estabelecimento de preços que está mais relacionado ao exemplo. O domínio Produtos estabelece as diretrizes de linha de base do estabelecimento de preços que explica as políticas de custo padrão e lucro. As informações de Gerenciamento de Marketing e do Cliente combinadas com as informações da Logística da Frota de Aluguel e outros critérios relacionados ao mercado suportam o estabelecimento de preços promocionais especiais pelo domínio Produtos.  O Gerenciamento de Marketing e do Cliente influencia os critérios pelos quais os planejamentos de estabelecimento de preços são aplicados a diversos tipos de clientes.

No entanto, independentemente do que levou ao planejamento de estabelecimento de preços, neste exemplo específico em execução, é no Gerenciamento de Aluguéis que os preços são na realidade utilizados durante a reserva e o aluguel.  Em um cenário diferente, outros aspectos do estabelecimento de preços poderia ser a área de foco. Esse é o tipo de perspicácia que a CBM e a SOMA podem trazer ao cliente, potencialmente levando a futuras iniciativas e a maior valor de negócio.

Uma análise adicional considerará as interdependências que começam a emergir à medida que a análise pesquisa mais profundamente nessas funções. Por exemplo, como parte das Reservas, poderia ser vantajoso ajustar o estabelecimento de preços devido ao excesso de oferta de veículos de uma determinada classe em um local específico e que o Gerenciamento da Frota esteja ciente.

Cada área funcional está descrita com uma explicação textual concisa, conforme mostrado no exemplo de Tabela de Descrição da Área Funcional Alugar um Carro. A entrada de uma técnica de análise de negócios, como a CBM, pode economizar tempo: As descrições do Componente da CBM que ajudaram a identificar áreas funcionais também fornecem detalhes que podem ser utilizados para descrever cada área funcional e suas funções associadas.

Interações e Dependências da Área Funcional

À medida que cada área funcional for analisada e descrita nos termos de suas funções, ela também é analisada no contexto maior de seus relacionamentos para outras áreas funcionais (isto é, as interações e colaborações entre áreas funcionais são identificadas). Essas informações serão utilizadas posteriormente como uma entrada para a análise do subsistema, que considera, entre outras coisas, as interações entre subsistemas (quais Áreas Funcionais são utilizadas para identificar) e Componentes de Serviço dentro dos subsistemas.

O particionamento do domínio de negócios resulta em um conjunto de áreas funcionais.  Essas áreas funcionais conterão agregações de funcionalidade coesiva, denominadas subsistemas. Cada subsistema é um mecanismo conceitual pelo qual são definidos limites do conjunto potencialmente coeso de componentes de serviço.

A identificação de subsistemas como um resultado da análise de área funcional permite a transição transparente da identificação de negócios de áreas funcionais para a determinação de quais subsistemas estão realmente envolvidos na implementação de uma determinada área funcional.  Os subsistemas se tornam um projeto para reutilização. Ele fornece um comportamento resumido não apenas do funcionamento interno dos subsistemas, mas também dos contratos pelos quais os subsistemas colaboram e dependem uns dos outros.

Os subsistemas ligam o intervalo entre negócios (conforme definido por áreas funcionais) e TI (conforme realizado pelos componentes de serviço).

Uma etapa final é identificar um subsistema candidato para cada área funcional.  Em muitos casos, haverá um relacionamento de um para um entre áreas funcionais e subsistemas. Se parecer que vários subsistemas podem ser necessários, isso é uma indicação de que a área funcional pode precisar ser reavaliada, dividida em uma ou mais áreas funcionais adicionais, cada uma obtendo um subconjunto de funções da área funcional original.

Áreas Funcionais

As áreas funcionais formam a base para a definição dos limites dos subsistemas de TI e fornecem um meio para a classificação de serviços candidatos. As áreas funcionais são utilizadas como um ponto inicial para a identificação de subsistemas e do Componente de Serviço. As áreas funcionais são o nível mais baixo de granularidade para o qual um domínio é decomposto. Neste produto de trabalho, cada área funcional é descrita concisamente nos termos das funções pelas quais ela é responsável, bem como das funções das quais ela depende a partir de outras áreas funcionais. As áreas funcionais fornecem conjuntos de funções de negócios coesas para o domínio (isto é, são subconjuntos da funcionalidade geral do domínio). A identificação de áreas funcionais claramente definidas é importante para o êxito das iniciativas de modelagem de negócios porque as áreas funcionais são uma chave para o estabelecimento de grupos de serviços coesos alinhados ao negócio e os subsistemas que serão utilizados para realizar esses serviços.

Os subsistemas candidatos identificados nesse produto de trabalho serão adicionalmente analisados, levando à identificação dos Componentes de Serviço que serão utilizados para realizar (implementar) os serviços associados ao subsistema.

Um componente de serviço é uma realização de um subsistema, um agrupamento lógico de serviços funcionalmente coesos alinhados ao negócio, que é importante o suficiente para a corporação de forma a ser gerenciado e regido como um ativo da corporação. Esses serviços alinhados ao negócio podem ser expostos em diversos limites, incluindo a periferia da corporação ou uma unidade de negócios.

Qualquer negócio é composto de domínios de negócios, um agrupamento lógico de recursos de negócios (funcionalidades) que fornece funções de negócios relacionadas e que requer experiências e conhecimentos similares. Para explicar o conceito de domínio de negócio, considere o seguinte exemplo simplificado:

  • O que o Negócio está vendendo? -- Domínio dos Produtos
  • Para quem o Negócio está vendendo e como melhorá-lo? -- Gerenciamento de Relação com o Cliente e Domínio de Marketing
  • Quando e como vender? -- Domínio de Gerenciamento de Vendas
  • Como Gerenciar o Negócio? -- Domínio de Administração do Negócio

Os domínios podem ser divididos (decompostos) em Áreas Funcionais.  As áreas funcionais fornecem um conjunto de funções de negócios coesas para o domínio.  Por exemplo, uma área funcional no Domínio de Produtos poderia ser Desenvolvimento de Produtos, cuja função principal é desenvolver e melhorar os produtos.