Introdução Processo Fases Atividades Definições        
Fases

Atividades da Pré Engenharia:

>> Fazer Explorações Iniciais
>> Definir e Revisar Requisitos
>> Preparar Ambiente

Fases > Prospecção do Negócio > Pré Engenharia > Engenharia > Transição > Suporte

A fase de Pré-Engenharia trata de planejamento e estimativas. O marco desta fase é a definição de uma linha de base do planejamento do projeto.
Esta fase inicial de exploração é conduzida por um pequeno grupo de pessoas que geralmente está em contato direto com o cliente. Este pequeno grupo deve ser formado pelo Gerente de Implantação, pelo líder do grupo de Engenharia e caso necessário deve ser envolvido um representante da equipe de suporte e operações.

Fazer Explorações Iniciais Definir Requisitos Preparar Ambiente
Fazer explorações iniciais:

O objetivo deste fluxo de trabalho é realizar as primeiras explorações e investigações sobre as customizações a serem implementadas. Os clientes são consultados para realizar a definição prévia dos requisitos necessários. Este fluxo é caracterizado pela análise inicial de requisitos. Caso seja necessário, devem ser realizados experimentos com a possível tecnologia e infra-estrutura a ser escolhida para verificar a viabilidade das soluções. Alguns requisitos iniciais devem ser descritos, mas o importante é levantar as informações necessárias para analisar o gap entre as expectativas do cliente e as funcionalidades padrão do produto. Está analise é conhecida como GAP Análise e tem como objetivo mapear as diferenças existentes entre os requisitos do cliente e o produto existente. Um documento com uma descrição alto nível dos requisitos deve ser produzido para ser revisado e aprovado pelo cliente.

Top    >>

Atividades
Definir Requisitos Iniciais
Objetivo: O foco desta atividade é definir de modo geral o escopo do trabalho a ser realizado na fase de engenharia e identificar requisitos iniciais necessários para adaptar o produto de forma a atender as necessidades do cliente. 
Passos: Realizar reunião com cliente com o objetivo de definir o escopo do trabalho a ser realizado, obter um melhor entendimento do domínio do problema e especificar um conjunto inicial de features. Preparar documento de requisitos de marketing com descrição alto nível dos requisitos em questão.
Artefatos: GAP Análise, Documento de Requisitos (MRD - Marketing Requirements Document)
Experimentar Infra-Estrutura (Opcional)
Objetivo: Realizar experimentos com a possível tecnologia. Algumas features podem demandar a implementação de protótipos que devem ser elaborados quando aplicável.
Passos: Identificar soluções e features passíveis de experimento, Realizar Experimentos.
Artefatos: Protótipo.
Definir e Revisar Requisitos:

O objetivo deste fluxo é definir e priorizar o conjunto de features que será utilizado como entrada para o planejamento das iterações. A lista das features produzida durante a análise inicial dos requisitos é revisada e priorizada permitindo aos stakeholders identificar os requisitos mais importantes do sistema e garantir que estes serão analisados e desenvolvidos em seguida. Esta análise do conjunto das features listadas anteriormente serve como base para construir as histórias com um nível de detalhamento suficiente para dar seguimento ao planejamento da iteração. Diferentemente de XP, as histórias são escritas pelo Gerente de Implantação ou Líder da Engenharia que estarão sempre em contato com o cliente. O resultado das atividades deste fluxo é o documento de definição de mudanças (CDD – Change Definition Document) com a descrição das histórias referentes a cada uma das mudanças.

Top    >>

Atividades
Priorizar Requisitos
Objetivo: Definir prioridades dos requisitos que entrarão no próximo release, de acordo com a escala de prioridades pré-definida. 
Passos: Realizar reunião com cliente para definir e priorizar requisitos.
Documentar Requisitos
Objetivo: Agrupar features de maior prioridade e escrever histórias referentes a estas features de maneira que possam ser analisadas e implementadas em um pequeno número de iterações.
Passos: Escrever histórias a partir da lista de features.
Artefatos: Documento de Definição de Mudanças (CDD - Change Definition Document).
Preparar Ambiente:

Neste fluxo acontece a preparação do ambiente para implantação do produto ou serviço com base no planejamento realizado anteriormente. A abordagem escolhida é revisada para em seguida se começar a estruturar a infra de máquinas, redes e outros componentes necessários à viabilização do negócio. Também deve ser preparada toda a infra-estrutura necessária ao time de desenvolvimento para implementação das customizações e integrações.

Top    >>

Atividades
Preparar Ambiente
Objetivo: Criar toda a infra-estrutura de apoio ao time de desenvolvimento e suporte. Adquirir recursos planejados anteriormente e realizar instalação de software e hardware necessários. 
Passos: Revisar Plano de Implantação, Executar ações definidas no plano de implantação. Este plano deve incluir ações como obtenção de máquinas, instalação, configuração de software.

Copyright © 2004 CPS-Pro. Todos os direitos reservados.
Contato: hmm@cin.ufpe.br.