Introdução Processo Fases Atividades Definições        
Fases

Atividades da Transição:

>> Implantar

Fases > Prospecção do Negócio > Pré Engenharia > Engenharia > Transição > Suporte

A Transição caracteriza a migração do ambiente de desenvolvimento para o ambiente operacional. O marco desta fase é a entrega das features para o usuário final. O time de desenvolvimento disponibiliza as features que foram concluídas para a equipe de suporte e operações, que é responsável por colocar as novas features em produção para o usuário final. Esta fase requer atenção especial da equipe, principalmente quando o produto já estiver comercial no ambiente de produção. As migrações para o ambiente de produção devem ser cuidadosamente planejadas para evitar problemas que venham a quebrar o sistema.

Implantar
Implantar:

O objetivo deste fluxo é entregar as funcionalidades finalizadas para que o grupo de operações possa conduzir o processo de configuração do ambiente operacional. Para isso é preciso garantir que o grupo de operações tem em mãos todos os recursos necessários para manter a aplicação rodando no ambiente de produção. Cada implantação é caracterizada por pequenos releases de um grupo de funcionalidades do produto. Após algumas iterações as funcionalidades que fazem parte do release corrente devem ser entregues ao time de operações para serem disponibilizadas ao usuário final. O planejamento de releases é que determina o grupo de funcionalidades que deve ser entregue em cada release.

Top    >>

Atividades
Entregar para Operações e Suporte
Objetivo: Disponibilizar features concluídas para o time de operações. 
Passos: Definir que features serão entregues, Entregar features para a equipe de operações.
Artefatos: Release Notes
Configurar Ambiente Operacional
Objetivo: Realizar as configurações necessárias ao ambiente de operações para que as novas features possam ser implantadas.
Passos: Configurar Ambiente.

Copyright © 2004 CPS-Pro. Todos os direitos reservados.
Contato: hmm@cin.ufpe.br.