A Gerência da Qualidade do Projeto inclui os processos requeridos para garantir que o
projeto irá satisfazer as necessidades para as quais ele foi empreendido. Isto inclui
“todas as atividades da função de gerência geral que determinam as políticas de
qualidade, objetivos e responsabilidades e para a implementação destes, por meio de
planejamento da qualidade, controle da qualidade, garantia da qualidade e melhoria da
qualidade, dentro do sistema de qualidade” [1] . A
Figura 8-1
fornece uma visão dos principais processos de gerenciamento da qualidade do projeto:
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Planejamento da Qualidade
— identificar quais padrões de
qualidade são relevantes para o projeto e determinar a forma de satisfazê-los. |
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Garantia da Qualidade
— avaliar periodicamente o desempenho geral do projeto buscando
assegurar a satisfação dos padrões relevantes de qualidade. |
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Controle da Qualidade
— monitorar os resultados
específicos do projeto para determinar se eles estão de acordo com os padrões de qualidade
relevantes e identificar as formas para eliminar as causas de desempenhos insatisfatórios. |
Estes processos interagem mutuamente bem como com os processos de outras áreas
de conhecimento. Cada processo pode envolver o esforço de um ou mais indivíduos ou
grupos de indivíduos, dependendo das necessidades do projeto. Cada processo ocorre,
geralmente, pelo menos uma vez em cada fase do projeto.
Embora os processos sejam aqui apresentados como elementos discretos e com
interfaces bem definidas, na prática eles podem sobrepor-se e interagir de formas aqui
não especificadas. As interações entre os processos estão discutidas de forma detalhada no
Capítulo 3,
os Processos da Gerência de Projetos.
A abordagem básica da gerência da qualidade descrita nesta seção pretende ser
compatível com a Organização Internacional para a Padronização (International
Organization for Standardization – ISO), conforme detalhado nas séries de padrões e
guias ISO 9000 e 10.000. Essa abordagem generalizada deve também ser compatível
com (a) abordagens proprietárias da gerência da qualidade tais como aquelas
recomendadas por Deming, Juran, Crosby, etc, e (b) abordagens não proprietárias, tais
como a Gerência da Qualidade Total ( Total Quality Management – TQM ), Melhorias
Contínuas e outras.
A gerência da qualidade do projeto deve ser direcionada tanto para a gerência do
projeto quanto para o produto do projeto.
O termo genérico produto é ocasionalmente empregado na literatura da qualidade para
referenciar tanto a bens quanto a serviços.
O fracasso em se atingir os requisitos de
qualidade em qualquer das dimensões, pode trazer conseqüências negativas sérias para
uma ou até mesmo para todas as partes envolvidas do projeto. Por exemplo:
O atendimento aos requisitos dos
clientes, através de trabalho extra da equipe
do projeto, pode produzir conseqüências negativas na forma de aumento de
atritos entre funcionários.
O atendimento aos objetivos de
cronograma do projeto realizando-se as
inspeções planejadas de qualidade apressadamente, pode vir a gerar
conseqüências negativas caso algum erro não seja detetado.
Qualidade é “a totalidade de características de uma entidade que a torna capaz de
satisfazer necessidades declaradas ou implícitas” [2].
Um aspecto crítico da gerência da
qualidade, no contexto do projeto, é a necessidade de traduzir as necessidades implícitas
em requerimentos, através da gerência do escopo do projeto (descrita no
Capítulo 5).
A equipe de gerência do projeto deve tomar cuidado para não confundir qualidade
(quality) com graduação (grade). A graduação é “uma categoria ou ranque atribuídos à
entidades que possuam a mesma utilização funcional, mas diferentes características
técnicas” [3]. Uma qualidade baixa é sempre um problema; uma baixa graduação pode
não ser. Por exemplo, um software pode ser de alta qualidade (sem defeitos óbvios,
manual legível) e baixa graduação (um número limitado de características), ou de uma
baixa qualidade (muitos defeitos, documentação do usuário desorganizada) e uma alta
graduação (muitas características). Determinar e entregar os níveis requeridos de ambas,
qualidade e graduação, são as responsabilidades do gerente do projeto e da equipe da
gerência do projeto.
A equipe de gerência do projeto deve também estar atenta ao fato de que a gerência
moderna da qualidade complementa a gerência do projeto. Por exemplo, ambas
reconhecem a importância de:
Satisfação do cliente - entender,
gerenciar e influenciar necessidades de forma
que as expectativas do cliente sejam satisfeitas. Isto exige a
combinação de conformidade com requerimentos (o projeto deve produzir o que foi
dito que ele produziria) e conveniência para o uso (o produto ou serviço produzido
deve satisfazer as necessidades reais).
Prevenção ao invés de inspeção - o
custo da prevenção de erros é sempre muito
menor que o custo para corrigí-los, como demonstrado pela inspeção.
Responsabilidade da gerência - o
sucesso exige a participação de todos os
membros da equipe, mas permanece a responsabilidade da gerência em fornecer
os recursos necessários para se ter êxito.
Processos dentro de fases – o ciclo repetitivo de planejar, fazer, checar e agir
(plan-do-check-act - PDCA) descrito por Deming e outros é bastante similar à
combinação de fases e processos discutidos no
Capítulo 3,
Gerência dos Processos do Projeto.
Além do mais, as iniciativas de melhoria da qualidade desenvolvidas pela
organização executora (por exemplo, Gerência da Qualidade Total – TQM – Total
Quality Management, Melhorias Contínuas e outras) podem melhorar tanto o gerenciamento do
projeto quanto a qualidade do produto do projeto.
Entretanto, existe uma diferença importante que deve merecer particular atenção da
equipe de gerência do projeto - a natureza temporária do projeto faz com que os
investimentos na melhoria na qualidade do produto, especialmente a prevenção de
defeitos e avaliações, devem, freqüentemente, ficar a cargo da organização executora,
uma vez que o projeto pode não durar o suficiente para colher as recompensas.