8.1 Planejamento da Qualidade | 8.2 Garantia da Qualidade | 8.3 Controle da Qualidade |
Integração | Escopo | Tempo | Custo | Qualidade | Recursos | Comunicações | Risco | Aquisições |
A Gerência da Qualidade do Projeto inclui os processos requeridos para garantir que o
projeto irá satisfazer as necessidades para as quais ele foi empreendido. Isto inclui
“todas as atividades da função de gerência geral que determinam as políticas de
qualidade, objetivos e responsabilidades e para a implementação destes, por meio de
planejamento da qualidade, controle da qualidade, garantia da qualidade e melhoria da
qualidade, dentro do sistema de qualidade” [1] . A
Figura 8-1
fornece uma visão dos principais processos de gerenciamento da qualidade do projeto:
Estes processos interagem mutuamente bem como com os processos de outras áreas
de conhecimento. Cada processo pode envolver o esforço de um ou mais indivíduos ou
grupos de indivíduos, dependendo das necessidades do projeto. Cada processo ocorre,
geralmente, pelo menos uma vez em cada fase do projeto.
O atendimento aos requisitos dos
clientes, através de trabalho extra da equipe
do projeto, pode produzir conseqüências negativas na forma de aumento de
atritos entre funcionários.
O atendimento aos objetivos de
cronograma do projeto realizando-se as
inspeções planejadas de qualidade apressadamente, pode vir a gerar
conseqüências negativas caso algum erro não seja detetado.
Qualidade é “a totalidade de características de uma entidade que a torna capaz de
satisfazer necessidades declaradas ou implícitas” [2].
Um aspecto crítico da gerência da
qualidade, no contexto do projeto, é a necessidade de traduzir as necessidades implícitas
em requerimentos, através da gerência do escopo do projeto (descrita no
Capítulo 5).
Satisfação do cliente - entender,
gerenciar e influenciar necessidades de forma
que as expectativas do cliente sejam satisfeitas. Isto exige a
combinação de conformidade com requerimentos (o projeto deve produzir o que foi
dito que ele produziria) e conveniência para o uso (o produto ou serviço produzido
deve satisfazer as necessidades reais).
Prevenção ao invés de inspeção - o
custo da prevenção de erros é sempre muito
menor que o custo para corrigí-los, como demonstrado pela inspeção.
Responsabilidade da gerência - o
sucesso exige a participação de todos os
membros da equipe, mas permanece a responsabilidade da gerência em fornecer
os recursos necessários para se ter êxito.
Processos dentro de fases – o ciclo repetitivo de planejar, fazer, checar e agir
(plan-do-check-act - PDCA) descrito por Deming e outros é bastante similar à
combinação de fases e processos discutidos no
Capítulo 3,
Gerência dos Processos do Projeto.
Além do mais, as iniciativas de melhoria da qualidade desenvolvidas pela
organização executora (por exemplo, Gerência da Qualidade Total – TQM – Total
Quality Management, Melhorias Contínuas e outras) podem melhorar tanto o gerenciamento do
projeto quanto a qualidade do produto do projeto.
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