12.1 Planejamento das Aquisições | 12.2 Preparação das Aquisições | 12.3 Obtenção de Propostas | 12.4 Seleção de Fornecedores | 12.5 Administração dos Contratos | 12.6 Encerramento do Contrato |
Integração | Escopo | Tempo | Custo | Qualidade | Recursos | Comunicações | Risco | Aquisições |
A Gerência de Aquisições do Projeto inclui os processos necessários à obtenção de bens
e serviços para realizar o escopo do projeto,
externos à organização executora. Para simplificação, os bens e serviços, seja
um ou vários, serão geralmente referidos como um produto. A
Figura 12–1
fornece uma visão geral dos seguintes processos principais:
Estes processos interagem uns com os outros e também com os processos das
demais áreas de conhecimento. Cada processo pode envolver esforço de um ou mais
indivíduos ou grupos de indivíduos dependendo das necessidades do projeto. Cada
processo geralmente ocorre pelo menos uma vez em cada fase do projeto. Embora os
processos sejam aqui apresentados como elementos discretos e interfaces bem definidas,
na prática eles podem se sobrepor e interagir de outras maneiras . As interações entre os
processos são discutidas no
Capítulo 3,
Processos da Gerência de Projetos.
O comprador torna-se o cliente e
é portanto um stakeholder chave para o
fornecedor.
A equipe de gerência de projetos do
fornecedor deve se preocupar com todos os
processos de gerência de projetos, e não somente com aqueles dessa área de conhecimento.
Os termos e condições do contrato
tornam-se uma entrada chave para muitos dos
processos do fornecedor. O contrato pode conter exatamente a entrada (p.e.,
principais subprodutos, marcos chaves, objetivos de custo) ou ele pode limitar as
opções da equipe do projeto (p.e., a aprovação do comprador sobre as decisões
de alocação de pessoal é freqüentemente exigida em projetos de design).
Este capítulo assume que o fornecedor é externo à organização executora. A maioria
da discussão, entretanto, é igualmente aplicável aos acordos formais negociados com
outras unidades da própria organização. Quando são envolvidos acordos informais, os
processos descritos na Gerência de Recursos Humanos do Projeto,
Capítulo 9,
e Gerência de Comunicação do Projeto,
Capítulo 10,
se aplicam melhor.
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