12.1 Planejamento  das Aquisições  12.2 Preparação  das Aquisições  12.3 Obtenção de  Propostas  12.4 Seleção de  Fornecedores  12.5 Administração  dos Contratos  12.6 Encerramento  do Contrato
 Integração  Escopo  Tempo  Custo  Qualidade  Recursos  Comunicações  Risco  Aquisições

12 GERÊNCIA DAS AQUISIÇÕES DO PROJETO

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A Gerência de Aquisições do Projeto inclui os processos necessários à obtenção de bens e serviços para realizar o escopo do projeto, externos à organização executora. Para simplificação, os bens e serviços, seja um ou vários, serão geralmente referidos como um produto. A Figura 12–1 fornece uma visão geral dos seguintes processos principais:

        Planejamento das Aquisições — determinar o que contratar e quando.
        Preparação das Aquisições — documentar os requerimentos do produto e identificar os fornecedores potenciais.
        Obtenção de Propostas — obter propostas de fornecimento conforme apropriado a cada caso (cotações de preço, cartas-convite, licitação).
        Seleção de Fornecedores — escolher entre os possíveis fornecedores.
        Administração dos Contratos — gerenciar os relacionamento com os fornecedores.
        Encerramento do Contrato — completar e liquidar o contrato incluindo a resolução de qualquer item pendente.

  Estes processos interagem uns com os outros e também com os processos das demais áreas de conhecimento. Cada processo pode envolver esforço de um ou mais indivíduos ou grupos de indivíduos dependendo das necessidades do projeto. Cada processo geralmente ocorre pelo menos uma vez em cada fase do projeto. Embora os processos sejam aqui apresentados como elementos discretos e interfaces bem definidas, na prática eles podem se sobrepor e interagir de outras maneiras . As interações entre os processos são discutidas no Capítulo 3, Processos da Gerência de Projetos.
  A Gerência de Aquisições do Projeto é discutida do ponto de vista do comprador na relação comprador-fornecedor. A relação comprador-fornecedor pode existir em muitos níveis do projeto. Dependendo da área de aplicação, o fornecedor pode ser chamado de contratado, subcontratado, terceirizado, recurso externo.
  O fornecedor tipicamente irá gerenciar o seu trabalho como um projeto. Nestes casos:

   O comprador torna-se o cliente e é portanto um stakeholder chave para o fornecedor.

   A equipe de gerência de projetos do fornecedor deve se preocupar com todos os processos de gerência de projetos, e não somente com aqueles dessa área de conhecimento.

   Os termos e condições do contrato tornam-se uma entrada chave para muitos dos processos do fornecedor. O contrato pode conter exatamente a entrada (p.e., principais subprodutos, marcos chaves, objetivos de custo) ou ele pode limitar as opções da equipe do projeto (p.e., a aprovação do comprador sobre as decisões de alocação de pessoal é freqüentemente exigida em projetos de design).

  Este capítulo assume que o fornecedor é externo à organização executora. A maioria da discussão, entretanto, é igualmente aplicável aos acordos formais negociados com outras unidades da própria organização. Quando são envolvidos acordos informais, os processos descritos na Gerência de Recursos Humanos do Projeto, Capítulo 9, e Gerência de Comunicação do Projeto, Capítulo 10, se aplicam melhor.

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