12.1 Planejamento das Aquisições | 12.2 Preparação das Aquisições | 12.3 Obtenção de Propostas | 12.4 Seleção de Fornecedores | 12.5 Administração dos Contratos | 12.6 Encerramento do Contrato |
Integração | Escopo | Tempo | Custo | Qualidade | Recursos | Comunicações | Risco | Aquisições |
modelo
A obtenção de propostas envolve a obtenção de informação (coletas de
preços e propostas) dos fornecedores potenciais quanto ao atendimento das necessidades do
projeto. A maioria do esforço real deste processo é despendido pelos potenciais fornecedores
sem custo para o projeto.
12.3.1 Entradas para a Obtenção de Propostas .1 Documentos de aquisição. Os documentos de aquisição estão descritos na Seção 12.2.3.1.
.2 Lista de fornecedores qualificados.Algumas organizações mantêm listas ou arquivos com
informação de fornecedores potenciais. Estas listas geralmente terão informação sobre a
experiência passada relevante e outras características dos fornecedores. 12.3.2 Técnicas e Ferramentas para a Obtenção de Propostas .1 Reuniões de licitação (Bidder conferences). Reuniões de licitação (também chamadas reuniões de contratados, reuniões de vendedores, e reuniões pré-licitação), são reuniões com os fornecedores potenciais antes da preparação da proposta. Elas são usadas para assegurar que todos os fornecedores têm uma compreensão clara e comum do processo de compra (requerimentos técnicos, requerimentos contratuais, etc). As respostas às questões podem ser incorporadas aos documentos de aquisição como emendas. Todo vendedor potencial deve ter uma postura igual durante este processo. .2 Anúncios. As listas existentes de fornecedores potenciais podem, freqüentemente, ser expandidas pela colocação de anúncios em publicações de circulação geral tais como jornais ou em publicações especializadas como jornais profissionais. Algumas instituições públicas requerem anúncio público de certos tipos de itens de compra; a maioria das jurisdições públicas americanas exigem anúncios públicos de subcontratos em contratos governamentais. 12.3.3 Saídas da Obtenção de Propostas .1 Propostas. As propostas (veja também a discussão sobre coletas de preços, cotações e propostas na Seção 12.2.3.1) são documentos preparados pelos fornecedores que descrevem a sua capacidade e a possibilidade de fornecer o produto solicitado. Elas são preparadas de acordo com os requerimentos do edital e seus anexos. As propostas devem ser suplementadas com uma apresentação oral.
|