12.1 Planejamento  das Aquisições  12.2 Preparação  das Aquisições  12.3 Obtenção de  Propostas  12.4 Seleção de  Fornecedores  12.5 Administração  dos Contratos  12.6 Encerramento  do Contrato
 Integração  Escopo  Tempo  Custo  Qualidade  Recursos  Comunicações  Risco  Aquisições

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12.3 Obtenção de Propostas

A obtenção de propostas envolve a obtenção de informação (coletas de preços e propostas) dos fornecedores potenciais quanto ao atendimento das necessidades do projeto. A maioria do esforço real deste processo é despendido pelos potenciais fornecedores sem custo para o projeto.

Entradas
   .1 Editais
   .2 Lista de fornecedores
       qualificados
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Técnicas & Ferramentas
   .1 Reuniões de licitação
   .2 Anúncios
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Saídas
   .1 Propostas
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12.3.1 Entradas para a Obtenção de Propostas

.1 Documentos de aquisição. Os documentos de aquisição estão descritos na Seção 12.2.3.1.

.2 Lista de fornecedores qualificados.Algumas organizações mantêm listas ou arquivos com informação de fornecedores potenciais. Estas listas geralmente terão informação sobre a experiência passada relevante e outras características dos fornecedores.
  Se tais listas não estão prontamente disponíveis, a equipe terá que desenvolver suas próprias fontes. Existe informação geral disponível na Internet, em diretórios de bibliotecas, associações locais relevantes, catálogos de negócios e fontes similares. Informações detalhadas de fontes específicas podem exigir um esforço mais intenso, como visitas diretas ou contato com clientes anteriores.
  Os documentos de aquisição podem ser enviados para alguns ou para todos os fornecedores potenciais.

12.3.2 Técnicas e Ferramentas para a Obtenção de Propostas

.1 Reuniões de licitação (Bidder conferences). Reuniões de licitação (também chamadas reuniões de contratados, reuniões de vendedores, e reuniões pré-licitação), são reuniões com os fornecedores potenciais antes da preparação da proposta. Elas são usadas para assegurar que todos os fornecedores têm uma compreensão clara e comum do processo de compra (requerimentos técnicos, requerimentos contratuais, etc). As respostas às questões podem ser incorporadas aos documentos de aquisição como emendas. Todo vendedor potencial deve ter uma postura igual durante este processo.

.2 Anúncios. As listas existentes de fornecedores potenciais podem, freqüentemente, ser expandidas pela colocação de anúncios em publicações de circulação geral tais como jornais ou em publicações especializadas como jornais profissionais. Algumas instituições públicas requerem anúncio público de certos tipos de itens de compra; a maioria das jurisdições públicas americanas exigem anúncios públicos de subcontratos em contratos governamentais.

12.3.3 Saídas da Obtenção de Propostas

.1 Propostas. As propostas (veja também a discussão sobre coletas de preços, cotações e propostas na Seção 12.2.3.1) são documentos preparados pelos fornecedores que descrevem a sua capacidade e a possibilidade de fornecer o produto solicitado. Elas são preparadas de acordo com os requerimentos do edital e seus anexos. As propostas devem ser suplementadas com uma apresentação oral.

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