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GERÊNCIA DO CUSTO DO PROJETO
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A Gerência do Custo do Projeto inclui os processos necessários para assegurar que o
projeto será concluído dentro do orçamento aprovado. A
Figura 7-1
fornece uma visão ampla dos principais processos:
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Planejamento dos Recursos
— determinar quais recursos (pessoas, equipamentos, materiais) e que
quantidade de cada deve ser usada para executar as atividades do projeto. |
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Estimativa dos Custos
— desenvolver uma estimativa dos custos dos recursos
necessários à implementação das atividades do projeto. |
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Orçamento dos Custos
— alocar as estimativas de custos globais aos atividades individuais
de trabalho. |
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Controle dos Custos
— controlar as mudanças no orçamento do projeto. |
Estes processos interagem-se mutuamente e com os processos de outras áreas de
conhecimento. Cada processo pode envolver o esforço de um ou mais indivíduos ou
grupos de indivíduos, dependendo das necessidades do projeto. Cada processo ocorre,
geralmente, pelo menos uma vez em cada fase do projeto.
Embora os processos sejam aqui apresentados como elementos discretos e com
interfaces bem definidas, na prática eles podem sobrepor-se e interagir de formas aqui
não especificadas. As interações entre os processos estão discutidas de forma detalhada no
Capítulo 3.
A gerência do custo do projeto consiste, fundamentalmente, nos custos dos recursos
necessários à implementação das atividades do projeto. Entretanto, a gerência do custo
do projeto deve, também, considerar os efeitos das decisões do projeto no custo de
utilização do produto do projeto. Por exemplo, limitar o número de revisões do projeto
pode reduzir os custos do projeto à custa de um aumento no custo de operação do
cliente. Esta visão mais ampla da gerência do custo do projeto é, freqüentemente,
chamada de custo do ciclo de vida (life-cycle costing). Técnicas de Engenharia de Valores
junto com o custeio do ciclo de vida são usadas para reduzir custo e tempo, melhorar a qualidade
e o desempenho e otimizar a tomada de decisão.
Em muitas áreas de aplicação, prever e analisar a perspectiva de desempenho
financeiro do produto do projeto é feita fora do ambiente do projeto. Em outras (por
exemplo, projetos de serviços financeiros), a gerência do custo do projeto, também,
inclui esse trabalho Quando essas previsões e análises estão incluídas, a gerência do
custo do projeto inclui processos adicionais e uma quantidade de técnicas de gerência
tais como retorno do investimento, fluxo de caixa, análise de pagamento, entre outras.
A gerência do custo do projeto deve considerar as necessidades de informações das
partes envolvidas do projeto – diferentes interessados podem avaliar os custos do
projeto de maneiras diferentes e em diferentes tempos. Por exemplo: o custo de
contratação de um item pode ser avaliado quando do comprometimento, da ordem de
compra, da entrega, do armazenamento ou do registro para fins contábeis.
Quando os custos do projeto são usados como componentes de premiação e de
sistemas de reconhecimento (discutidos na
Seção 9.3.2.3), os custos controláveis e não controláveis devem ser estimados e
orçados separadamente, para assegurar que os prêmios reflitam o desempenho real.
Em alguns projetos, especialmente nos menores, o planejamento dos recursos, a
estimativa dos custos e a orçamentação dos custos estão tão unidos que podem ser vistos
como um único processo (por exemplo, pode ser realizadas por um único indivíduo,
durante um certo intervalo de tempo). Esses processos são aqui apresentados como
processos distintos porque as ferramentas e técnicas são diferentes para cada um.
A habilidade de influenciar custo é maior nos estágios iniciais de um projeto, e isto é porque
a definição do escopo inicial é crítica, assim como completar a identificação dos requerimentos e
executar um plano completo.
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