9.1 Planejamento Organizacional | 9.2 Montagem da Equipe | 9.3 Desenvolvimento da Equipe |
Integração | Escopo | Tempo | Custo | Qualidade | Recursos | Comunicações | Risco | Aquisições |
A Gerência dos Recursos Humanos do Projeto inclui os processos requeridos para
possibilitar o uso mais efetivo das pessoas envolvidas com o projeto. Isto inclui todos os
interessados do projeto – patrocinadores, clientes, parceiros, contribuintes individuais e outros
descritos na
Seção 2.2. A
Figura 9-1
fornece uma visão geral dos seguintes processos principais:
Estes processos interagem uns com os outros e também com os processos das
demais áreas de conhecimento. Cada processo pode envolver esforço de um ou mais
indivíduos ou grupos de indivíduos dependendo das necessidades do projeto. Cada
processo geralmente ocorre pelo menos uma vez em cada fase do projeto. Embora os
processos sejam aqui apresentados como elementos discretos e interfaces bem definidas,
na prática eles podem se sobrepor e interagir de outras maneiras . As interações entre os
processos são discutidas no
Capítulo 3,
Os Processos da Gerência de Projetos.
Liderar, comunicar, negociar, e outros discutidos na
Seção 2.4, Principais
Habilidades da Administração Geral.
Delegar, motivar, treinar, monitorar e outros assuntos relacionados ao trato com
indivíduos.
Formação da equipe, tratamento de conflitos, e outros assuntos relacionados ao
trato com grupos.
Avaliação do desempenho, recrutamento, manutenção, relações de trabalho,
regulamentações de saúde e segurança e outros assuntos relacionados à
administração da função de recursos humanos.
A maior parte deste material é aplicada diretamente à direção e ao gerenciamento
das pessoas nos projetos, e o gerente do projeto e a equipe de gerência do projeto devem
estar familiarizados com isto. Entretanto, eles devem também ter sensibilidade quanto à
forma de aplicação deste conhecimento no projeto. Por exemplo:
A natureza temporária dos projetos faz com que as relações pessoais e
organizacionais sejam, geralmente, temporárias e novas. A equipe de gerência
do projeto deve tomar cuidado para selecionar técnicas que sejam apropriadas a
essas relações transitórias.
A natureza e o número de interessados no projeto freqüentemente se altera quando o
projeto percorre as fases do seu ciclo de vida. Portanto, as técnicas que são efetivas numa
fase, podem não o ser em outra. A equipe de gerência do projeto deve estar atenta e
utilizar as técnicas que são apropriadas para as necessidades presentes do projeto.
As atividades administrativas de recursos humanos raramente são uma responsabilidade
direta da equipe de gerência do projeto. Contudo, a equipe deve estar suficientemente
atenta aos requerimentos administrativos para assegurar conformidade.
Nota: Gerentes de projeto podem também ter responsabilidades pela recolocação dos
recursos humanos e liberação, dependendo da indústria ou organização da qual eles façam parte.
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