9.1 Planejamento Organizacional  9.2 Montagem da Equipe  9.3 Desenvolvimento da Equipe
 Integração  Escopo  Tempo  Custo  Qualidade  Recursos  Comunicações  Risco  Aquisições

9 GERÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS DO PROJETO

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A Gerência dos Recursos Humanos do Projeto inclui os processos requeridos para possibilitar o uso mais efetivo das pessoas envolvidas com o projeto. Isto inclui todos os interessados do projeto – patrocinadores, clientes, parceiros, contribuintes individuais e outros descritos na Seção 2.2. A Figura 9-1 fornece uma visão geral dos seguintes processos principais:

        Planejamento Organizacional — identificar, documentar e designar as funções, responsabilidades e relacionamentos de reporte dentro do projeto.
        Montagem da Equipe — conseguir que os recursos humanos necessários sejam designados e alocados ao projeto
        Desenvolvimento da Equipe — desenvolver habilidades individuais e do grupo para aumentar o desempenho do projeto.

  Estes processos interagem uns com os outros e também com os processos das demais áreas de conhecimento. Cada processo pode envolver esforço de um ou mais indivíduos ou grupos de indivíduos dependendo das necessidades do projeto. Cada processo geralmente ocorre pelo menos uma vez em cada fase do projeto. Embora os processos sejam aqui apresentados como elementos discretos e interfaces bem definidas, na prática eles podem se sobrepor e interagir de outras maneiras . As interações entre os processos são discutidas no Capítulo 3, Os Processos da Gerência de Projetos.
  Existe um substancial corpo de literatura sobre como lidar com pessoas no contexto produtivo e operacional. Alguns dos principais tópicos incluem:

   Liderar, comunicar, negociar, e outros discutidos na Seção 2.4, Principais Habilidades da Administração Geral.

   Delegar, motivar, treinar, monitorar e outros assuntos relacionados ao trato com indivíduos.

   Formação da equipe, tratamento de conflitos, e outros assuntos relacionados ao trato com grupos.

   Avaliação do desempenho, recrutamento, manutenção, relações de trabalho, regulamentações de saúde e segurança e outros assuntos relacionados à administração da função de recursos humanos.

  A maior parte deste material é aplicada diretamente à direção e ao gerenciamento das pessoas nos projetos, e o gerente do projeto e a equipe de gerência do projeto devem estar familiarizados com isto. Entretanto, eles devem também ter sensibilidade quanto à forma de aplicação deste conhecimento no projeto. Por exemplo:

   A natureza temporária dos projetos faz com que as relações pessoais e organizacionais sejam, geralmente, temporárias e novas. A equipe de gerência do projeto deve tomar cuidado para selecionar técnicas que sejam apropriadas a essas relações transitórias.

   A natureza e o número de interessados no projeto freqüentemente se altera quando o projeto percorre as fases do seu ciclo de vida. Portanto, as técnicas que são efetivas numa fase, podem não o ser em outra. A equipe de gerência do projeto deve estar atenta e utilizar as técnicas que são apropriadas para as necessidades presentes do projeto.

   As atividades administrativas de recursos humanos raramente são uma responsabilidade direta da equipe de gerência do projeto. Contudo, a equipe deve estar suficientemente atenta aos requerimentos administrativos para assegurar conformidade.

  Nota: Gerentes de projeto podem também ter responsabilidades pela recolocação dos recursos humanos e liberação, dependendo da indústria ou organização da qual eles façam parte.

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