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2.2 As Partes Envolvidas do Projeto (Stakeholders)
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Project stakeholders, ou seja as partes envolvidas são indivíduos e organizações
diretamente envolvidos no projeto,
ou aqueles cujos interesses podem ser afetados, de forma positiva ou negativa, no
decorrer do projeto ou mesmo após sua conclusão, eles podem também exercer influencia sobre
o projeto e seus resultados. A equipe de gerência do projeto deve
identificar as partes envolvidas, conhecer suas necessidades, e então,
gerenciar e influenciar estas expectativas de forma a garantir o sucesso do projeto. A
identificação das partes envolvidas geralmente é tarefa difícil. Por exemplo, um
trabalhador da linha de montagem, cujo emprego depende do resultado de um projeto de
design de um novo produto, seria uma parte envolvida?
Em todo projeto existem alguns partes envolvidas principais:
Gerente do projeto - indivíduo responsável pela gerência do projeto.
Cliente - indivíduo ou organização que fará uso do produto do projeto. Podem
existir múltiplas camadas de clientes. Por exemplo, os clientes de um novo produto
farmacêutico incluem os médicos que o prescrevem, os pacientes que o tomam e
as companhias de seguro que pagam por ele. Em algumas áreas de aplicação, clientes e
usuário são sinônimos, enquanto em outros o cliente se refere a entidade que compra
os resultados deste projeto e usuário são aqueles que usam diretamente o produto do
projeto.
Organização executora - empresa cujos funcionários estão mais diretamente
envolvidos na execução do projeto.
Patrocinador - indivíduo ou grupo, dentro ou fora da organização executora, que provê os
recursos financeiros, em dinheiro ou espécie, para o projeto.
Existem diferentes nomes e categorias de partes envolvidas do projeto - interno e
externo, proprietários e acionistas, fornecedores e empreiteiros, membros da equipe do
projeto e seus familiares, agências do governo, agências de publicidade, cidadãos,
intermediadores permanentes ou temporários e a sociedade em geral.
O ato de se dar nome, ou de se agrupar os partes envolvidas, é um excelente auxílio para
se identificar que tipo de indivíduos ou organizações se auto-definem como partes
envolvidas. Os papéis e responsabilidades dos partes envolvidas podem se sobrepor
como no caso de uma firma de engenharia que financia, ao mesmo tempo que
desenvolve o projeto de uma fábrica.
Gerenciar as expectativas dos partes envolvidas pode ser uma tarefa difícil porque,
freqüentemente, os partes envolvidas possuem objetivos diferentes que podem entrar em
conflito. Por exemplo:
O gerente de um departamento que solicitou o desenvolvimento de um novo
sistema de informação gerencial, pode desejar um custo baixo, o projetista de
sistema pode dar ênfase à excelência técnica, enquanto a empresa de programação
contratada pode estar mais interessada na maximização de lucros.
O vice-presidente de pesquisa de uma empresa de eletrônica pode definir o sucesso
de um novo produto em relação à tecnologia moderna, o vice-presidente de
manufatura pode defini-lo em razão de práticas universais e o vice-presidente de
marketing pode estar inicialmente preocupado com a quantidade de novas
funcionalidades.
O proprietário de um projeto de desenvolvimento de um imóvel pode estar
interessado no controle do prazo, o governo local pode desejar maiores receitas em
taxas, uma organização de proteção do meio ambiente pode estar interessada na
redução de impactos ambientais adversos, enquanto a vizinhança pode Ter a
expectativa de transferência do local do projeto.
Em geral, divergências entre os partes envolvidas devem ser resolvidas em favor do
cliente. Isto, entretanto, não significa que as necessidades e expectativas dos demais
partes envolvidas devam ou possam ser desconsideradas. Encontrar soluções
apropriadas para tais divergências pode tornar-se um dos principais desafios do gerente
de projetos.
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