Integração | Escopo | Tempo | Custo | Qualidade | Recursos | Comunicações | Risco | Aquisições |
modelo
A administração geral é um tema amplo que trata de vários aspectos da gerência de
processos continuados de uma empresa. Dentre outros tópicos, inclui:
Contabilidade e finanças, marketing e vendas, pesquisa e desenvolvimento,
fabricação e distribuição.
Planejamento estratégico, planejamento tático e planejamento operacional.
Estruturas organizacionais, comportamento organizacional, administração de pessoal,
compensação, benefícios, e planos de carreira.
Gerência das relações de trabalho através de motivação, delegação, supervisão,
desenvolvimento de equipes, gerência de conflitos e outras técnicas.
Auto gerenciamento através da gerência do tempo pessoal, gerência de stress e
outras técnicas
As habilidades da gerência de projetos se fundamentam em muitos dos conceitos da
administração geral. Estas habilidades gerais são freqüentemente essenciais para o gerente
de projeto. Em um dado projeto, ter habilidades em algumas áreas da administração geral
pode ser um pré-requisito. Esta seção descreve as principais habilidades da administração
geral que tendem a influenciar fortemente a maioria dos projetos,
e que não serão tratadas em outra parte do PMBOK. Estas habilidades estão bem documentadas na
literatura sobre administração geral e sua aplicação é fundamentalmente a mesma em um
projeto.
2.4.1 Liderança
Estabelecer direção - desenvolver ao mesmo tempo uma visão de futuro e as
estratégias de mudanças para atingir esta visão.
Alinhar pessoas - comunicar esta visão, através de palavras e ações, às pessoas
cuja cooperação possa ser necessária para atingir a visão.
Motivação e inspiração - ajudar as pessoas a adquirirem energia para superar
resistências a mudanças que podem ser de caráter político, burocrático e
relacionadas a recursos.
Em um projeto, especialmente em um grande projeto, espera-se do gerente do
projeto que ele seja também o líder. A liderança, contudo, não é limitada ao gerente do
projeto: ela pode ser manifestada por diferentes indivíduos, em diferentes situações do
projeto. A liderança necessita ser demonstrada em todos os níveis do projeto (liderança
do projeto, liderança técnica, liderança de equipe).
2.4.2 Comunicação
Oral e escrita, falada e ouvida.
Interna (dentro do projeto) e externa (ao cliente, à mídia, ao público, etc).
Formal (relatórios, resumos, etc) e informal (memorandos, conversas diretas, etc).
Vertical (para cima e para baixo na organização) e horizontal (entre pares e
organizações parceiras).
A habilidade de comunicação, descrita na administração geral, está relacionada com a
Gerência de Comunicações do Projeto (descrita no Capítulo 10), mas não é
exatamente o mesmo. A comunicação é um tema abrangente e requer um corpo de
conhecimento substancial não exclusivo ao contexto de projeto, por exemplo:
Modelos emissor-receptor – ciclos de feedback, barreiras à comunicação, etc.
Escolha de meio - quando comunicar por escrito, quando comunicar de forma oral,
quando escrever um memorando informal, quando escrever um relatório formal, etc.
Estilos de redação - voz passiva ou voz ativa, estrutura da frase, escolha das
palavras, etc.
Técnicas de apresentação – linguagem da corporação, desenho dos visuais de
suporte, etc.
Técnicas de reuniões - preparação de agenda, tratamento de conflitos, etc.
A Gerência de Comunicações do Projeto é a aplicação destes conceitos abrangentes
às necessidades específicas do projeto; por exemplo, decidir como, quando, de que
forma e a quem reportar o desempenho do projeto.
2.4.3 Negociação
Objetivos de escopo, custo e cronograma.
Mudanças de escopo, custo e cronograma.
Termos e condições contratuais.
Designações.
Recursos.
2.4.4 Solução de Problemas
2.4.5 Influência na Organização
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