6.1 Definição das  Atividades  6.2 Seqüenciamento  das Atividades  6.3 Estimativa da  Duração das Atividades  6.4 Desenvolvimento  do Cronograma  6.5 Controle do  Cronograma
 Integração  Escopo  Tempo  Custo  Qualidade  Recursos  Comunicações  Risco  Aquisições

6 GERÊNCIA DO TEMPO DO PROJETO

modelo

A Gerência do Tempo do Projeto inclui os processos necessários para assegurar que o projeto será implementado no prazo previsto. A Figura 6-1 fornece uma visão geral dos seguintes processos principais:

        Definição das Atividades — identificar as atividades específicas que devem ser realizadas para produzir os diversos subprodutos do projeto.
        Seqüenciamento das Atividades — identificar e documentar as relações de dependência entre as atividades.
        Estimativa da Duração das Atividades — estimar a quantidade de períodos de trabalho que serão necessários para a implementação de cada atividade.
        Desenvolvimento do Cronograma — analisar a seqüência e as durações das atividades, e os requisitos de recursos para criar o cronograma do projeto.
        Controle do Cronograma — controlar as mudanças no cronograma do projeto.

  Estes processos interagem uns com os outros e também com os processos das demais áreas de conhecimento. Cada processo pode envolver esforço de um ou mais indivíduos ou grupos de indivíduos dependendo das necessidades do projeto. Cada processo geralmente ocorre pelo menos uma vez em cada fase do projeto.
  Embora os processos sejam aqui apresentados como elementos discretos e interfaces bem definidas, na prática eles podem se sobrepor e interagir de outras maneiras . As interações entre os processos são discutidas no Capítulo 3, Processos da Gerência de Projetos.
  Em alguns projetos, especialmente os menores, o seqüenciamento das atividades, a estimativa da duração das atividades e o desenvolvimento do cronograma estão tão unidos que podem ser vistos como um único processo ( por exemplo, podem ser realizados por um único indivíduo, durante um curto intervalo de tempo ). Esses processos são aqui apresentados como processos distintos porque as ferramentas e técnicas são diferentes para cada um.

modelo

  página anterior      próxima página