10.1 Planejamento das Comunicações | 10.2 Distribuição das Informações | 10.3 Relato de Desempenho | 10.4 Encerramento Administrativo |
Integração | Escopo | Tempo | Custo | Qualidade | Recursos | Comunicações | Risco | Aquisições |
A Gerência das Comunicações do Projeto inclui os processos requeridos para garantir a
geração apropriada e oportuna, a coleta, a distribuição, o armazenamento e o controle
básico das informações do projeto. Fornece ligações críticas entre pessoas, idéias e
informações que são necessárias para o sucesso. Todos os envolvidos no projeto devem
estar preparados para enviar e receber comunicações, e
devem entender como as comunicações, que eles estão individualmente envolvidos
afetam o projeto como um todo. A
Figura 10–1
fornece uma visão geral dos seguintes processos principais:
Estes processos interagem uns com os outros e também com os processos das
demais áreas de conhecimento. Cada processo pode envolver esforço de um ou mais
indivíduos ou grupos de indivíduos dependendo das necessidades do projeto. Cada
processo geralmente ocorre pelo menos uma vez em cada fase do projeto.
Modelos emissor-receptor – ciclos de feedback, barreiras à comunicação, etc.
Escolha de meio de comunicação - quando comunicar por escrito, quando
comunicar de forma oral, quando escrever um memorando informal, quando
escrever um relatório formal, etc.
Estilo de redação: voz ativa ou voz passiva, estrutura da frase, escolha das
palavras, etc.
Técnicas de apresentação: linguagem corporal, desenho dos visuais de suporte,
etc.
Técnicas de gerência de reuniões: preparação de agenda, tratamento de conflitos,
etc.
|