10
GERÊNCIA DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO
|
modelo
A Gerência das Comunicações do Projeto inclui os processos requeridos para garantir a
geração apropriada e oportuna, a coleta, a distribuição, o armazenamento e o controle
básico das informações do projeto. Fornece ligações críticas entre pessoas, idéias e
informações que são necessárias para o sucesso. Todos os envolvidos no projeto devem
estar preparados para enviar e receber comunicações, e
devem entender como as comunicações, que eles estão individualmente envolvidos
afetam o projeto como um todo. A
Figura 10–1
fornece uma visão geral dos seguintes processos principais:
 |
Planejamento das Comunicações
— determinar as informações e comunicações necessárias para os
interessados: quem necessita de
qual informação, quando necessitarão dela e como isso será fornecido. |
 |
Distribuição das Informações
— disponibilizar a informações necessárias para os interessados do
projeto da maneira conveniente. |
 |
Relato de Desempenho
— coletar e disseminar as informações de desempenho.
Inclui relatórios de situação, medição de progresso e previsões. |
 |
Encerramento Administrativo
— gerar, reunir e dis seminar informações
para formalizar a conclusão de uma fase ou de todo o projeto. |
Estes processos interagem uns com os outros e também com os processos das
demais áreas de conhecimento. Cada processo pode envolver esforço de um ou mais
indivíduos ou grupos de indivíduos dependendo das necessidades do projeto. Cada
processo geralmente ocorre pelo menos uma vez em cada fase do projeto.
Embora os processos sejam aqui apresentados como elementos discretos e interfaces
bem definidas, na prática eles podem se sobrepor e interagir de outras maneiras não
detalhadas aqui. As interações entre os processos são discutidas no
Capítulo 3.
As habilidades de comunicação da administração geral (discutida na
Seção 2.4.2) estão
relacionadas com a gerência das comunicações do projeto, mas não são
exatamente o mesmo. A comunicação é um contexto mais amplo e envolve um corpo
de conhecimento substancial que não é único para o contexto de projeto. Por exemplo:
Modelos emissor-receptor – ciclos de feedback, barreiras à comunicação, etc.
Escolha de meio de comunicação - quando comunicar por escrito, quando
comunicar de forma oral, quando escrever um memorando informal, quando
escrever um relatório formal, etc.
Estilo de redação: voz ativa ou voz passiva, estrutura da frase, escolha das
palavras, etc.
Técnicas de apresentação: linguagem corporal, desenho dos visuais de suporte,
etc.
Técnicas de gerência de reuniões: preparação de agenda, tratamento de conflitos,
etc.
modelo
|